“O importante é planejar”, diz economista sobre controle financeiro pessoal

Manoel Vidal Castro Melo ministrou palestra na Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira

Dezenas de pessoas participaram da palestra “Educação Financeira: planejamento e controle financeiro pessoal”, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 26, na Câmara Municipal de Cotia. A formação foi ministrada pelo economista Manoel Vidal Castro Melo a servidores do Legislativo e público em geral.

Melo tratou sobre finanças pessoais, cenário atual da economia brasileira, planejamento financeiro e orçamento doméstico. “O importante é planejar. Não quer dizer que se o planejamento não contemplar 100% da movimentação financeira ele está errado, porque à medida que vai caminhando, esse planejamento vai melhorando”, disse o palestrante.

Entre as dicas apresentadas pelo economista está anotar todos os gastos, organizando-os por tipos de despesa. Para que o orçamento doméstico funcione, é essencial um planejamento coerente com o padrão de vida que a família pode ter, sempre manter uma reserva para imprevistos, nunca gastar mais do que recebe e evitar os grandes vilões da saúde financeira: rotativo do cartão de crédito, cheque-especial, financiamento sem planejamento, falta de controle das despesas e pequenos gastos diários desnecessários.

A palestra foi uma promoção da Escola do Parlamento, órgão vinculado à mesa diretora da Câmara, responsável por promover a capacitação de servidores e população em geral voltada à promoção da cidadania. Mais informações sobre a Escola do Parlamento estão disponíveis neste link. Outras fotos da palestra podem ser acessadas aqui.