Câmara Explica: Qual é a função dos vereadores?

Além de legislar e fiscalizar o trabalho do Prefeito, representantes eleitos para o Legislativo atuam como porta-vozes da população, representando-a perante outras esferas do Poder Público

Todas as terças-feiras, às 17h, os vereadores de Cotia se reúnem no Plenário da Câmara Municipal para debater e votar diferentes assuntos relacionados ao Município. Qualquer pessoa pode assistir às Sessões e, sempre que tiver interesse, falar com os parlamentares ou seus assessores pessoalmente na sede do Legislativo ou pelos contatos disponíveis aqui. Mas além dos debates e votações durante as Sessões, o que mais fazem os vereadores?

O vereadores são como deputados e senadores, pois compõem o Legislativo, mas atuam no Município, ou seja, têm o poder de legislar apenas sobre assuntos da cidade em que foram eleitos. Eles são considerados os porta-vozes da população, pois representam as pessoas perante outras esferas do Poder Público, pedindo providências para melhorar o dia-a-dia da cidade.

A principal função dos vereadores é legislar: debater, criar e alterar as Leis que regem as ações do Poder Público a nível municipal. Cabe também ao Legislativo fiscalizar o Poder Executivo, ou seja, zelar para que o Prefeito sempre respeite a Legislação e o interesse público.

Todos os vereadores possuem Gabinetes na Câmara Municipal, onde eles ou seus assessores recebem a população diariamente. Esse contato direto é importante para garantir que os cidadãos apresentem suas demandas e, assim, os eleitos para o Poder Legislativo possam tomar as providências necessárias para atendê-las.

Você pode acompanhar o trabalho dos Vereadores de Cotia aqui. Mais conteúdo gratuito sobre as funções dos vereadores você encontra no site Politize e no portal do Senado.

Fonte: Senado Federal