Na prevenção ao suicídio, falar é o melhor remédio

Tema foi abordado durante palestra na Câmara Municipal de Cotia, como parte da programação do Setembro Amarelo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Considerando que falar sobre o assunto é uma das melhores formas de prevenção, a Câmara Municipal de Cotia recebeu, na manhã desta terça-feira (26), a palestra “Setembro Amarelo, Prevenção ao Suicídio”, promovida pelo gabinete do vereador Edson Silva (PRB). Veja fotos do evento aqui.

Para a psicóloga Bárbara Sebastião, é importante observar sinais como isolamento, falta de apetite e desânimo para realizar inclusive atividades antes consideradas prazerosas. “Mesmo estando rodeada de amigos, a pessoa pode se sentir só. Uma das maiores consequências da depressão, que é o mal do século, é o suicídio. A pessoa não quer eliminar a vida, quer eliminar a dor, e muitas vezes por receio ela não fala sobre isso”. Por isso, de acordo com as profissionais, é importante oferecer a quem apresenta sinais de depressão a oportunidade de falar a respeito.O tema foi abordado pelas psicólogas Bárbara da Silva Sebastião e Paula Pessoa, com a participação de autoridades locais e da população cotiana. “Isso é um problema social que precisamos desmistificar. É um problema cultural”, afirmou Paula. De acordo com a profissional, o problema tem crescido muito, afetando inclusive crianças e adolescentes: hoje é grande o número de jovens que sofrem com depressão, uma das principais causas de suicídio.

O Secretário Municipal de Saúde, Magno Sauter Júnior, lembrou que o suicídio é um problema de saúde pública que representa a quarta maior taxa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos. Já a Secretária Adjunta da Saúde, Angela Maluf, ressaltou a importância do Centro de Valorização da Vida (CVV) e seu atendimento gratuito 24 horas pelo telefone 141. O Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Lenha (PSB), parabenizou os presentes e disse ser necessário incentivar ações preventivas.

A palestra faz parte do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio realizada no Brasil desde 2015 pelo CVV e Associação Brasileira de Psicologia (ABP). Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas aqui.