Banco de Ideias Legislativas

por cok — publicado 21/05/2018 09h25, última modificação 23/11/2022 12h17
Criado pela Lei nº 2.018/2018, o Banco de Ideias Legislativas é uma ferramenta que traz o cidadão para mais perto do Legislativo. Nesta página você acompanha as ideias apresentadas pela população aos vereadores.

 

Data:18/11/2022
Área: Educação
Descrição:
Implementar ou sugerir uma ação social nas escolas de apadrinhamento de crianças carentes. Algumas escolas, ajudo como no morro do Macaco em apadrinhar uma criança no Natal e dar de presente uma roupa, brinquedo ou calçado. Afim de tornar o Natal melhor para crianças carentes. Sabemos como difícil estar para as famílias com alta dos preço. Seria interessante toda a cidade ter nas escolas. Tornar o Natal mais feliz e mais solidário para essas crianças carentes 
Primeiro Nome do Autor: Mailson

  

 

Data:27/10/2022
Área: Outros
Descrição:
Sugere criação de lei que dispõe sobre os animais comunitários e seus tutores no âmbito do municipio de Cotia e dá outras providências. 
Primeiro Nome do Autor: Álvaro

  

 

Data:26/10/2022
Área: Assistência Social
Descrição:
Assistência às crianças e jovens com má formações congênitas
Primeiro Nome do Autor: Tatyane

  

Data:20/09/2022
Área: Saúde
Descrição:
A Câmara Municipal de COTIA PODERIA aprovar projeto de lei que institui a Campanha de Incentivo à Doação de Cabelo para Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer no Município de COTIA. “O intuito é suavizar a dor de quem sofre com o câncer.”
A queda dos fios de cabelo é comum em tratamentos oncológicos, afetando a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes, que muitas vezes ficam parcialmente, ou mesmo totalmente carecas. Uma solução para amenizar o problema é o uso de perucas.
O texto sugere que todo o cabelo arrecadado em postos de coleta seja destinado à confecção de perucas para pessoas em condições de vulnerabilidade social, vedada qualquer utilização comercial.
Art. 1º Fica instituída a Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Cabelo para Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer, a ser realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é celebrado em 27 de novembro.
§ 1º A campanha será promovida e divulgada pela sociedade civil organizada, com o objetivo de sensibilizar e estimular potenciais doadores, mediante a realização de mutirões e disponibilização de postos de coleta.
§ 2º Todos os cabelos arrecadados serão destinados à confecção gratuita de perucas para pessoas em condição de vulnerabilidade social, vedada qualquer utilização comercial.
§ 3º Inserir no calendário oficial do município, o dia 27 de novembro como "o Dia da doação de cabelo".

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Se aprovada, a campanha deverá ser realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro.
Primeiro Nome do Autor: Álvaro

 

 

Data:19/09/2022
Área: Serviços Públicos
Descrição:
Caminhada pela Paz no Trânsito. Criação de Lei em homenagem à Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 23 de setembro.
Primeiro Nome do Autor: Álvaro

 

 

Data:15/09/2022
Área: Funcionalismo Público
Descrição:
Sugestão da criação do manual de escrita, podendo solicitar o mesmo via PDF.
Primeiro Nome do Autor: Álvaro

 

 

Data:13/09/2022
Área: Serviços Públicos
Descrição:
Um estudo divulgado em outubro de 2019 pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revelou que a oferta de transporte público coletivo gratuito ou com tarifas reduzidas é viável na maior parte das cidades do Brasil. O estudo mostra que hoje são os usuários que arcam com quase 90% da receita do sistema de transporte público urbano no Brasil e demonstra como é possível criar fontes de recursos diferentes para subsidiar os gastos da população com ônibus, trem e metrô.

“O transporte é um direito assim como a saúde e a educação. E assim como a saúde e a educação, ele tem que ser bancado por impostos. Além disso, o transporte é aquele que faz com que as pessoas acessem os outros direitos, porque em um país tão desigual quanto o nosso, se as pessoas não tem condição de pagar a tarifa, elas não acessam hospital, não acessam escola pública, não acessam o centro da cidade para procurar emprego”, disse Cleo Manhas, assessora política do Inesc. O trabalho está publicado em https://www.inesc.org.br/wp-content/uploads/2019/10/ResumoExecutivo_V5.pdf

Tarifa Zero está presente em 30 cidades brasileiras

Fonte: https://technibus.com.br/2022/04/26/tarifa-zero-ja-esta-presente-em-mais-de-30-cidades-brasileiras/

Segundo levantamento da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), 38 cidades brasileiras possuem algum nível de tarifa zero.

Cidades com Tarifa Zero: Agudos – SP, Anicuns – GO, Artur Nogueira – SP, Caeté – MG, Campo Belo-MG, Caucaia-CE, Cerquilho-SP, Cláudio – MG, Eusébio – CE, Formosa – GO, Holambra – SP, Ibaiti – PR, Itapeva – SP, Itatiaiuçu – MG, Ivaiporã-PR, Lagoa da Prata-MG, Macatuba-SP, Mariana-MG – (prazo de 180 dias, em caráter experimental), Maricá – RJ, Matinhos-PR, Monte Carmelo-MG, Muzambinho-MG, Paranaguá-PR, Parobé-RS – (pelo prazo de seis meses), Pirapora do Bom Jesus-SP, Pitanga-PR, Porto Real-RJ, Potirendaba-SP, Presidente Bernardes-SP, Quatro Barras-PR, São Joaquim das Bicas-MG, São Lourenço da Serra-SP, São Luís-MA, Silva Jardim-RJ, Vargem Grande-SP, Wenceslau Braz-PR
Primeiro Nome do Autor: Álvaro

 

 

Data:05/09/2022
Área: Serviços Públicos
Descrição:
Com aprovação de projeto, área azul deve ter seguro para veículos no próximo contrato, seria de grande valia para o munícipe cotiano. O Projeto pode ser aprovado na Câmara Municipal prevendo cobertura de até R$ 50 mil; sancionando a medida, mas implantá-la após o final do contrato atual, que já existente, porem a lei pode ser apravada agora, já aplicada em muitas outras cidades do Estado de São Paulo

Primeiro Nome do Autor: Álvaro

 

 

Data:02/07/2022
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Proibir empresas que prestaram serviços ao poder público, em que seu orçamento inicial de licitação for ultrapassado em 50% por novas medições e emendas. Também proibir aquelas em que as obras que precisem ser refeitas de contratar novamente com o poder público. Medida esta que visa diminuir o desvio de verbas de erário.
Primeiro Nome do Autor: Patrick

 

Data:25/05/2022
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Venho solicitar o empenho dos vereadores para que seja oficializada (feita a nomenclatura) de uma rua localizada ao final da Rua Eliza Rodrigues Pereira, Nhambuca, Caucaia do Alto. Quando foi feito o parcelamento em lotes foram abertas duas ruas, A antiga Rua A foi oficializada em 2012, no entanto, a Rua B não foi. Hoje, os moradores, proprietários e transeuntes em geral sofrem para conseguir reivindicar alguma benfeitoria, normalmente só conseguem através de ação judicial após exaustiva lide. Hoje, sofremos com o fato de não haver postes de concreto de energia elétrica e a maioria dos moradores dependerem de ligações irregulares, o que põe em risco várias famílias.
Primeiro Nome do Autor: Edvaldo

 

 

Data:28/10/2021
Área: Saúde
Descrição:
Aos Excelentíssimos Senhores Vereadores do Município de Cotia, venho por meio desta pedir a Vossas Excelências, um olhar mais atencioso com nossas crianças Autistas e pessoas com deficiências ocultas, colocando em pauta a lei do Cordão de Girassol, que já está aprovada em outros municípios do nosso Estado e também do Brasil,  Também fazer valer a lei de vagas nas escolas municipais para Autistas com o devido acompanhamento e inclusão, capacitar profissionais de pedagogia para saber como lidar e agir com crianças e jovens no Espectro. Fazer parcerias com equipes multidisciplinar e ou instituições como a FADA, que já tem ampla experiência com ensino e atendimento a crianças e jovens dentro do TEA. No aguardo de boas notícias,
Primeiro Nome do Autor: Mirian

 

 

Data:16/09/2021
Área: Saúde
Descrição:
Farmácia popular de doação de remédios para animais de rua e um canal de doação e animais perdidos em site oficial da prefeitura, pois hoje vemos grande número de animais abandonados, doentes precisando de primeiros socorros. Fazer o cadastramento de todos os protetores do município de Cotia.
Primeiro Nome do Autor: Roseli

  

Data:08/07/2021
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Idéias para facilitar a vida dos moradores de Cotia: 1) Ciclovia na Raposo Tavares;  2) Bicicletário no terminal metropolitano de Cotia; 3) Bicicletário na Raposo Tavares sentindo SP.
Primeiro Nome do Autor: Luana

 

Data:09/06/2021
Área: Funcionalismo Público
Descrição:
Um plano de Carreira para Cargos de Nível Operacional da Prefeitura (fundamental e médio). É preciso atrativos para essas categorias para melhoria e desenvolvimento social e do funcionalismo.Assim, o servidor se sentirá mais valorizado pelo município e seus governantes e o serviço público será realizado muito mais empenhado e engajado.
Primeiro Nome do Autor: Mailson

 

Data:01/06/2021
Área: Educação
Descrição:
Gostaria de propor a implantação do ensino de libras nas escolas, de forma simples usando uma escola como plano motor e fazer dela um modelo de inclusão. Intérpretes de libras na TV da Câmara assim como nas entrevistas do nosso prefeito. A Comunidade surda precisa ser respeitada como cidadãos, é só acontecerá quando nossa cidade for acessível de verdade.
Primeiro Nome do Autor: Claudineia

 

Data:29/05/2021
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Incluir lombadas ao longo da Rua Dr aparecida Fernandes de Jesus Domingues desde cond Vida Plena até Av Brasil. Também sugiro a instalação de Toten de segurança.
Primeiro Nome do Autor: Fernando

 

 

Data:23/05/2021
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Gostaria de sugerir a instalação de uma ciclofaixa na rua Dra. Aparecida Fernandes Jesus Domingues para lazer.
Primeiro Nome do Autor: Danilo

 

 

Data:29/03/2019
Área: Funcionalismo Público
Descrição:
Proibir a comercialização de cães e gatos nos Pet Shops da Cidade, a medida visa combater os maus tratos que esses animais sofrem em criadouros clandestinos, onde são forçados a se reproduzir constantemente para a venda de filhotes, e também incentivar a adoção desses animais. Levando o caso da Rede de Pet Shops PETZ que baniu a comercialização de filhotes em todas as suas unidades nacionais, visando acabar com os maus tratos a esse animais em criadouros.
Primeiro Nome do Autor: Gustavo

 

 

Data:29/03/2019
Área: Funcionalismo Público
Descriçao:
Proibir a administração pública de comemorar e celebrar o golpe militar de 1964 que deu origem a uma ditadura que durou até 1985, que foi responsáveis por diversos casos de tortura e assassinatos. É um período escuro da história brasileira e que não deve ser comemorado em respeito as vítimas e a todas as pessoas envolvidas, ditaduras não devem ser defendidas e sim combatidas não importando a sua origem no espectro ideológico. Vocês como representantes eleitos democraticamente devem banalizar esse tipo de comemoração.
Primeiro nome da Autora: Julia

 

 

Data:27/03/2019
Área: Funcionalismo Público
Descrição: Proibir que pessoas condenadas por agressão a mulher e condenados em casos de corrupção possam assumir cargos públicos, seja comissionado ou não, essa ideia visa combater a violência a mulher e casos de corrupção, se a pessoa já foi condenada por corrupção, não faz sentido ela trabalhar na esfera pública, se aprovado essa ideia, será um grande progresso para a cidade
Primeiro Nome do Autor:
Benjamin

 

 

Data:25/03/2019
Área: Serviços Públicos
Descrição: A câmara criou essa ferramenta com o objetivo de ouvir a população e aproxima-la do poder político dizendo que melhoraria a democracia, aumentaria a participação dos munícipes da administração da cidade, porém não é bem isso que acontece, pois se escrevemos sobre um problema que precisa ser solucionado, você é censurado,se criticar algo é censurado, que democracia é essa? há 50 anos a mesma empresa opera o transporte público da cidade, o que resultou em passagens caras, e nenhum melhoramento nos ônibus, um exemplo são os ônibus de Osasco, que possuem passagem menor que os de Cotia, e os ônibus possuem ar-condicionado e carregador de celular, isso é um absurdo, não há um único centavo de investimento na frota de Cotia, por que não abrem licitação para 2 empresas administrarem o transporte público, chega de monopólio.
Primeiro Nome da Autora: Raffaela

 

 

Data:27/02/2019
Área: Economia (Indústria, Comércio, Emprego)
Descrição: Atualmente existem algumas Leis Municipais que deveriam ter um olhar com mais atenção, pois afetam diretamente os cidadãos da nossa Cidade. 

LEI Nº 2038 DE 20 DE SETEMBRO, DE 2018. 
Institui a "Lei Lucas" que dispõe sobre obrigatoriedade de cursos de primeiros socorros aos funcionários e professores de instituições de ensino do Município de Cotia, institui o "Selo Lucas Begalli Zamora de Souza" de capacitação em primeiros socorros, e dá outras providências. 

Observação: Não foi enviado nenhum comunicado aos proprietários informando sobre a Lei. Também na Lei não cita qual secretaria responsável pela fiscalização.
Primeiro Nome do Autor: Luis

 

 

Data:02/01/2019
Área: Obras e infraestrutura 
Descrição:

venho através deste canal, interpela-los a respeito da falta de infraestrutura do bairro altos de Caucaia ( caucaia do alto) cotia. Sou contribuinte a anos, a cada gestão prometem melhora no bairro, mas nada. As ruas de acesso da parte alta são estreitas ( parecem vielas ). A maioria não estão asfaltadas. Quando chove os moradores da parte alta ficam ilhados, pois não tem outra saia. A sugestão feita seria a ligação da rua Marques de Pascais com a Rua Katogi Sagabe atravessando a linha férrea. O esgoto esta a seu aberto, não ha asfalto começaram um parte e pararam. Queremos fazer calcadas, mas de que jeito? Se ligarem o bairro dos pereiras ajudara, muito o desenvolvimento urbano desta região que ficou esquecida de da prefeitura de Cotia.

 
Primeiro Nome da Autora: Aparecida

 

 

Data:20/11/2018
Área: Segurança Pública
Descrição:
Peço por favor a instalação de um totem de segurança próximo a passarela do mercado Extra, onde há vários registros de roubos, principalmente a noite, a medida ajudará a reduzir as ocorrências e ajudará a trazer mais segurança para a população. 
Primeiro Nome da Autora: Ingrid

 

 

Data:25/10/2018
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Boa tarde! Moro aqui nas chácaras tropicais bem em frente da obra de alargamento da Bunjiro. Peço com muita esperança,que só façam uma avaliação na Alexandria e do bairro, para que observem a situação precária das ruas que já deveriam estar asfaltadas a muitos anos; podem nos ajudar? As máquinas estão bem aí, tudo tão perto de nós! Já não temos esgoto, gás de rua, mas pelo me is o asfaltamento seria uma benção!! Agradeço a atenção dos senhores representantes de Cotia!
Primeiro Nome da Autora: Maria

 

 

Data:8/10/2018
Área: Habitação
Descrição:
Adquiri um terreno em Caucaia do Alto e construí uma casa porém tenho apenas uma escritura de posse e contrato de compra e venda. Já tentei entrar com uma ação de usucapião extraordinário para obter um mandado e assim cadastrar o imóvel no cartório de imóveis e regularizar a situação mas a burocracia é enorme e os custos são absurdos, incluindo advogado, custas e peritos. 

Sei que a maioria dos imóveis em Caucaia estão mesma mesma condição então sugiro uma ação coletiva encabeçada pela prefeitura para regularizar todos estes imóveis e assim garantir inclusive arrecadação de IPTU para os cofres públicos.
Primeiro Nome do Autor: Osmar

 

 

Data:1º/10/2018
Área: Serviços Públicos
Descrição:
Abertura de uma Comissão Especial de Inquérito, para investigar o por que a Danúbio Azul está há 5 décadas (50 anos) na cidade, sem nenhuma concorrência, e por que não é aberto novas licitações para abrir espaço para outras empresas que queiram operar o sistema de transporte, acabando assim com o monopólio, que gera altas gradativas no preço das passagens ano após ano, vai chegar um momento que vai ser insustentável isso. O preço está pesando muito no bolso das pessoas e empresas, Inclusive os próprios perueiros acusam a Danúbio Azul de pressionar e influenciar autoridades para tentar retira-los do transporte, ou seja, garantindo seu monopólio. Como uma empresa consegue influenciar e pressionar agentes públicos em prol de seus interesses privados?
Primeiro Nome do Autor: Lucas

 

 

Data:1º/10/2018
Área: Outros
Descrição:
Rejeição da concessão do título de cidadão cotiano ao senador Alvaro Dias, por que ele deve receber tal título se nunca pisou na cidade e nunca fez nada por ela? Mais bom senso, apresentem e votem coisas mais importantes e relevantes por favor.
Primeiro Nome da Autora: Kamilla

 

 

Data:23/08/2018
Área: Segurança Pública
Descrição:
Como vocês sabem a violência na cidade de Cotia que antigamente era bem tranquila, aumentou, e isso está deixando muita gente com medo e insatisfeita, principalmente na região da Granja Vianna, está na hora de vocês tomarem uma atitude, qual a dificuldade de fazer uma reunião com especialistas em segurança e debater medidas que possam ser tomadas? vocês estão a tanto tempo no poder que simplesmente se acomodaram, por que sabem que vão conseguir se reeleger facilmente (devido a parcela ignorante e menos politizada da população), vocês deveriam se envergonhar e renunciar, já que não conseguem tomar nenhuma atitude a respeito, vocês estão esperando o que? as pessoas se reunirem e começarem a protestar em frente a câmara pra tomarem alguma ação? eu dei uma excelente ideia no começo do texto, podem começar por aí. Provavelmente esse meu texto nem será publicado por conter críticas, bom de qualquer forma eu sendo censurado ou não, os problemas estão aí e precisam ser resolvidos.
Primeiro nome do autor: Kayque

 

 

Data:21/08/2018
Área: Outros
Descrição: PROIBIÇÃO DE USO DE LOGOMARCAS, SLOGANS, SÍMBOLOS, LETRAS E CORES NA ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVA E NO LEGISLATIVO. 

Justificativa: 

Diante da polémica que é de conhecimento de todos com relação ao uso de uma logomarca da atual administração, a qual foi pauta na Rádio OnLine Toque da Cidade em redes sociais, mídias locais e regionais, chegando até a imprensa televisiva em rede nacional, ocasionando prejuízo do erário público, tanto na questão dos Uniformes Escolares, Impressos, Adesivos de Veículos, Pinturas em Bens Públicos, a propositura do projeto de lei visa a economia para os cofres públicos, além de manter a identidade do município de Cotia, valorizando nosso brasão e nossa bandeira. 

Uma administração é temporária, mas a cidade fica, e é da população, dos munícipes e não de uma administração passageira. 

O projeto visa a manter uma padronização com o uso exclusivo do brasão da cidade, e suas respectivas cores em todos os bens, impressos e uniformes... 

Proposta da Rádio OnLine Toque da Cidade 
Gilberto Silva & Ana Paula Granjeiro
Primeiro Nome do Autor: Gilberto

 

 

Data:20/08/2018
Área: Outros
Descrição:
Criação de um dia na câmara pode ser final de semana por exemplo, onde fosse debatido ideias, temas, entre outros com a população (poderia até ser convidado um especialista na área), a ideia é estimular o senso crítico, a informação, aproximar as pessoas da política, encontrar soluções, ideias que ajudem a cidade a se desenvolver. Por exemplo próximo sábado será discutido sobre segurança pública, as pessoas vão se reunir para debater sobre o tema, apresentar propostas e tal, poderia até ser convidado um especialista na área, por exemplo um delegado. Pode parecer algo simples, mas é algo que realmente vai ajudar essa cidade a se desenvolver, há pessoas incríveis, inteligentes, que tem talento, mas não podem ou não conseguem ser políticos para fazer a diferença, mostrar as suas ideias, seus projetos e isso seria uma forma de dar voz e chance a essas pessoas de fazerem a diferença.
Primeiro Nome do Autor: Guilherme

 

 

 

Data:16/08/2018
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Retomada do velho, mas necessário projeto do monotrilho ligando Cotia a cidade de São Paulo, é uma coisa que a população pede a anos, mas nunca saiu do papel. O que falta aos governantes de Cotia é começar a enxergar as coisas a longo prazo, pensar nas próximas gerações, procurar evitar problemas antes que eles aconteçam, a cidade está crescendo, há cada vez mais carros em decorrência de um transporte público caro e deficiente, e a Rodovia Raposo Tavares não está dando conta desse aumento, o que gera congestionamentos, faz as pessoas perderem muito tempo para ir e voltar do trabalho, stress, sem falar dos prejuízos que as empresas tem em decorrência disso. E um monotrilho ajudaria a desafogar a Raposo, já que seria um transporte mais barato e rápido, com capacidade para levar mais gente. A construção do monotrilho vai se tornar inevitável e mais necessário a medida que a cidade vai se desenvolvendo, então por que não se antecipem a isso? a construção não acontece da noite para o dia, ficar adiando esse projeto não é nada inteligente.
Primeiro Nome do Autor: Guilherme

 

 

Data:13/08/2018
Área: Educação
Descrição: Transferência da Fatec de Cotia do bairro do lageado, para uma localização melhor, que possibilite um melhor acesso para os alunos, o atual lugar é um pouco longe (meio afastado do centro) e de difícil acesso, sem falar que não há segurança alguma, a rua é deserta e escura, lugar apropriado para assaltos, só passa um ônibus especifico no lugar. Poderiam fazer igual fizeram com a Etec, transferir para um lugar melhor. E também poderiam disponibilizar mais cursos, só é oferecido 2 cursos, o que faz a população de Cotia ter que recorrer as Etec de Osasco, Barueri... Seria ótimo tanto para a população que poderia ganhar mais especialização e conseguir emprego, visto a quantidade de desempregados e para as empresas, que ganhariam melhores profissionais.
Primeiro Nome da Autora: Aline

 

 

Data:13/08/2018
Área: Outros
Descrição: Como foi disponibilizado no site da câmara como apresentar um projeto de lei (parabéns pela iniciativa), gostaria de que fosse disponibilizado no site também, como um cidadão pode apresentar um pedido de impeachment no caso de ser constatado alguma ação/atitude inconstitucional ou que fugir as atribuições do cargo, como por exemplo por crimes de responsabilidade, por parte das autoridades públicas representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. O acesso a informação e como participar dos processos políticos é um direito dos cidadãos, e fundamental para a democracia.
Primeiro Nome do Autor: Yuri

 

 

Data:10/08/2018
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Na rua engenheiro Leon Psanquevich, no centro de Cotia há uma pracinha onde foi construído um chafariz na gestão do ex-prefeito Carlão Camargo, ficou pouco tempo ativado e depois foi desativado, devido a crise hídrica no estado de São Paulo, após a prefeitura receber críticas de pessoas desinformadas que criticaram o gasto de água no chafariz, porém é um sistema fechado, a bomba fica bombeando a mesma água sempre, então não há gasto. Solicito aos senhores a reativação do chafariz, por que do jeito que ele está (abandonado) praticamente foi dinheiro público jogado no lixo, sem falar que é uma das poucas coisa que melhoravam a paisagem do centro da cidade, que nunca recebeu muita atenção.
Primeiro Nome do Autor: Joaquim

 

 

Data:09/08/2018
Área: Educação
Descrição:
Nobres vereadores, proponho que as crianças que estão na 4° série só passem para a 5° série (ou mesmo da 3° a 4°) se souberem ler e escrever, caso contrário que ela fique retida até ser alfabetizada. O objetivo é acabar com a taxa de pessoas que continuam passando de série sem nem ao mesmo saber uma coisa básica que é ler e escrever, essas pessoas chegam com uma educação extremamente defasada no mercado de trabalho, o que obriga a empresa a investir em cursos e professores a essas pessoas, e isso era uma obrigação do Estado, vocês devem acabar com essa política nas escolas de ficar empurrando alunos a passarem de série sem nem apresentarem resultados satisfatórios de desenvolvimento e conhecimento que aquela série exigiu, se a pessoa tiver que reprovar, que reprove, pode parecer algo simples porém é uma ação que melhorará o índice de educação das pessoas e da cidade. Obrigado.
Primeiro Nome do Autor: César

 

 

Data:09/08/2018
Área: Serviços Públicos
Descrição: Por que Cotia ainda não está começando a modernizar a sua frota de ônibus? a cidade de São Paulo por exemplo já inseriu ônibus elétricos e movidos a biocombustíveis nas suas frotas, apesar do número ser ainda pequeno está aumenta, os benefícios ao meio ambiente são vários, além de melhorar a qualidade do ar, diminui a poluição sonora no caso dos elétricos, e também ajuda a diminuir o custo das passagens já que esses dois são mais baratos. A passagem está cada vez mais cara, pesa muito tanto no bolso do cidadão como para as empresas, que preferem cada vez mais contratar pessoas que moram perto da sua sede. O transporte é uma área estratégica, que influencia a economia, não deveria ser pensada somente no lucro
Primeiro Nome da Autora: Amanda

 

 

 

Data:08/08/2018
Área: Segurança Pública
Descrição: Solicito aos senhores vereadores uma atenção maior na segurança pública da cidade de cotia, hoje moro R. Dra. Aparecida Fernandes de Jesus Domingues, 640 - Jardim Petrópolis, Cotia - SP, e percebo que a violência em nosso bairro esta cada dia mais aumentando, está acontecendo vário furtos, roubos e violências!! precisamos evitar esta crescente violência investindo em um policiamento preventivo, sugiro que: 
aprove um projeto onde fosse instalado câmera de vigilância remota, afim de coibir, identificar e prender com mais rapidez os marginais... tornando nosso bairro menos violento
Primeiro Nome do Autor: Donisete

 

 

 

Data:08/08/2018
Área: Outros
Descrição:
Que a câmara de Cotia disponibilize no site, uma enquete para votação se uma pessoa merece ou não receber um título de cidadão cotiano, já ouve várias vezes a concepção de títulos de cidadão cotiano a pessoas que nunca fizeram nada e nunca estiveram na cidade como o senador Alvaro Dias por exemplo, que foi indicado por vereadores a receber o título. Como cidadão cotiano considero isso absurdo,ridículo e perda de tempo. Deixem a população votar e decidir se realmente a pessoa merece ou não o título.
Primeiro Nome do Autor: Mirio

 

Data:08/08/2018
Área: Outros
Descrição:
Aumentar a multa para pessoas que dirigem usando o celular, como vocês sabem o celular tira a atenção do motorista ao trânsito e o faz perder o tempo de reação, o que pode causar acidentes, inclusive a morte de pessoas. Todo mundo sabe que usar celular e dirigir ao mesmo tempo é proibido, mas mesmo assim usam e colocam a vida de outras pessoas em risco. Sugiro aos nossos parlamentares que elevem a multa para essa infração na cidade, por que as pessoas só aprendem e respeitam quando dói no próprio bolso, e o dinheiro arrecadado ainda pode ser usado para melhorar as sinalizações, compra e manutenção de faróis, melhorias no Samu entre outros.
Primeiro Nome do Autor: Henrique

 

 

Data:06/08/2018
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Criação de uma praça ou até mesmo a recriação da praça japonesa, num terreno próximo a escola estadual Pedro Casemiro, no bairro do portão, que tem acesso fácil por contar com passarela ao lado e ter acesso direto a rodovia Raposo Tavares, o lugar já está abandonado a anos, só resta parte de uma estrutura caindo aos pedaços e vegetação cada vez mais alta, serve apenas para usuários de drogas e ladrões se esconderem ( as vezes acontecem alguns assaltos), além de devolver ao bairro um lugar de lazer que foi perdido com o fim da praça japonesa, ajuda a diminuir a (sensação) insegurança, e deixar o lugar mais bonito.
Primeiro Nome do Autor: Caio 

 

 

Data:06/08/2018
Área: Assistência Social
Descrição:
Substituição/atualização/melhoria das atuais passarelas por passarelas ecológicas, como as que existem na cidade de São Paulo, onde além de melhorar a paisagem, ajuda a combater a poluição, melhorando assim a qualidade do ar e de vida. São colocados painéis com plantas, entre outras estruturas dando um ar mais moderno e ecológico.
Primeiro Nome do Autor: Karina

 

 

Data:01/08/2018
Área: Outros
Descrição:

Fim do quociente eleitoral na cidade, o quociente eleitoral permite que candidatos se elejam mesmo com poucos votos, por que o partido atingiu um determinado número de votos e por isso ganha direito a um número de cadeiras, isso permite que pessoas corruptas e que a sociedade quer fora da vida pública de retornar a ela, por que apesar de não receber tantos votos, o quociente eleitoral o ajuda a se eleger, impedindo também a renovação política. Isso impede que corruptos sejam eliminados da vida pública, e não vejo nada de democrático nesse quociente, por que uma pessoa recebeu uma quantidade mínima de votos e consegue ser eleito, enquanto outros que mesmo recebendo mais votos não é eleita

Primeiro Nome do Autor: Gustavo

 

 

Data:01/08/2018
Área: Serviços Públicos
Descrição:

proponho a mudança do horário das sessões na câmara para os sábados, atualmente está acontecendo na semana, no período da manhã, o que impede a participação da população devido ao horário de trabalho. A medida contribui para aumentar a participação da população nos debates das propostas de leis e no processo político, e um melhor acompanhamento dos seus representantes.

Primeiro Nome do Autor: Alessandra

  

 

Data:31/07/2018
Área: Outros
Descrição:
Ser colocado no site da câmara os benefícios que cada vereador recebe e os seus gastos mensais, a iniciativa visa permitir um melhor acompanhamento dos cidadãos de seus representantes, e checar possíveis absurdos, erros entre outros. A transparência também ajuda a evitar casos de corrupção e é um direito do cidadão ter acesso a estas informações.
Primeiro Nome do Autor: Pedro

  

 

Data:31/07/2018
Área: Educação
Descrição:
O ensino nas escolas sobre o que é e a importância dos direitos humanos, que seja trabalhada essas questões em projetos, aulas interdisciplinares e aplicada ao cotidiano, já há projetos sobre o tema em várias escolas como as de São Paulo por exemplo. Somente a vivência dos Direitos Humanos na escola abrirá espaços para o diálogo, a crítica, a tolerância, a compreensão e o respeito ao outro, enfim, para a democratização da escola. A afinidade dos Direitos Humanos com a educação oportuniza a formação de sujeitos autônomos, considerando que serão educados para a cidadania. Visto também que a maioria dos jovens no Brasil não sabem o que são os direitos humanos e tem aversão a tal, mesmo sem saber nada a respeito.
Primeiro Nome do Autor: Priscila

  

 

Data:30/07/2018
Área: Serviços Públicos
Descrição:
Senhores, sugiro aos nobres vereadores analisarem a possibilidade da implantação de um posto de doação de sangue em nosso município e também um aviso (sms) para o doador toda vez que a sua doação for utilizada para salvar uma vida, incentivando assim,a continuidade na boa ação e uma forma de agradecimento.
Primeiro Nome do Autor: João

 

 

Data:30/07/2018
Área: Outros
Descrição:
Proibição da leitura da bíblia, orações e qualquer outra prática religiosa antes, durante e após as sessões da câmara,bem como a proibição de símbolos religiosos na mesma, sendo uma instituição pública ela deve ser laica. Aos vereadores que insistem nas práticas religiosas, sugiro que largue a vida pública, a política e vire um pastor ou padre. Um cidadão foi expulso da câmara de Piracicaba apenas por se recusar a se levantar para a leitura da bíblia, foi expulso de uma instituição pública que não deveria representar qualquer religião, e que é hostil a quem não pertence a religião dos vereadores.
Primeiro Nome do Autor: Rafaella

 

 

Data:27/07/2018
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição: A prefeitura instituiu a „ESTRDA DAS MULATAS" como alternativa para o distrito de Caucaia do alto em caso de interrupção no seu acesso comum pela Rodovia Raposo Tavares. 
Ocorre que esta via alternativa, na sua maioria em existe em condições caótica Passivel de asfaltamento e iluminação uma vez que alem de via declarada alternativa a mesma e utilizada por moradores da sua adjacência e aida e ladeada por condominios. Solicito uma atenção especial dos Senhores parlamentares no sentido da melhoria da referida via. 
Primeiro Nome do Autor: José

 

 

Data:20/07/2018
Área: Serviços Públicos
Descrição:
Criação de um projeto para agilizar e desburocratizar a abertura de micro e pequenas empresas na cidade, o empreendedor perde em torno de 3 meses apenas para abrir uma pequena empresa devido a burocracia. É um tempo em que ele está deixando de lucrar e a prefeitura deixando de obter imposto. Seria interessante a unificação do processo para abertura, evitando ter que ir em diferentes órgãos para obter os documentos.
Primeiro Nome do Autor: Rodolfo

 

 

Data:18/07/2018
Área: Educação
Descrição:
Proibir a comemoração do dia dos bandeirantes nas escolas da cidade, que geralmente fantasiam as crianças de bandeirantes e índios para comemorar o dia. Os bandeirantes foram pessoas que escravizaram e assassinaram milhares de índios e negros e exterminavam quilombos, não vejo razão para fazer uma comemoração e incentivar crianças a se vestirem de assassinos e escravocratas.
Primeiro Nome do Autor: Marcelo

 

 

 

Data:16/07/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição:
Como uma forma de combater a corrução, proponho um projeto de lei que proíba vereadores e prefeitos, bem como outros funcionários públicos de indicar e empregar parentes em cargos públicos.
Primeiro Nome da Autora: Marcela

 

 

Data:16/07/2018
Área: Outros
Descrição:
Criação de uma lei que obrigue igrejas e templos de Cotia a apresentarem sua contabilidade a receita federal, mesmo que estejam livres do Imposto de renda e IPTU, a iniciativa serve para impedir que sejam utilizadas para lavagem de dinheiro (por exemplo,ninguém vai doar 50 mil para a igreja do nada,sem ter nenhum interesse no meio), para mais informação a respeito de onde são gastos os recursos adquiridos e impedir que responsáveis pela igreja ou templo, adquiram bens para eles mesmos em nome da igreja/templo apenas para não pagar imposto, como é o caso de algumas igrejas que adquirem carros de luxo, uma igreja não tem necessidade de um carro de luxo, é uma prática apenas para evitar que as pessoas físicas donas do carro paguem imposto, por que está no nome da igreja, não delas.
Primeiro Nome do Autor: Joaquim

 

 

Data:11/07/2018
Àrea: Assistência Social
Descrição:
A criação de um albergue para pessoas em situação de rua, onde muitas em dias de frio acabam morrendo por hipotermia, muitas vezes passam um dia inteiro sem comer qualquer alimento, e não tem oportunidade de sair da situação em que se encontra. A criação de um albergue eliminaria esses problemas, pois seria um lugar para essas pessoas se refugiarem, onde poderia ser servido um café e almoço a preços simbólicos, e também poderia ser oferecido trabalho, em parcerias com empresas, ou mesmo trabalhos relacionados a prefeitura, como gari entre outros. Falta propostas da câmara e prefeitura em torno desse assunto.
Primeiro Nome do Autor: Matheus

 

 

Data:11/07/2018
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Na Avenida professor Manoel José Pedroso, ao lado do IML, há um terreno que possue um bom espaço, há anos só serve para crescer mato, pode ser feito uma praça no lugar, inclusive com pista de skate, além de dar uma melhora na paisagem do lugar, melhorará a iluminação, dará um lugar para as pessoas terem um pouco de lazer, e o melhor é que não é um projeto de grande custo. Sempre vemos os vereadores e prefeito inaugurando obras em Caucaia, melhorias em determinadas regiões de lá, porém essa região aonde está localizada a prefeitura nunca recebeu muita atenção.
Primeiro Nome do Autor: Marcelo

 

 

Data:11/07/2018
Área: Educação
Descrição:
Bom dia, Eu quero propor a criação de uma escola militar aqui em Cotia, é interessante pois o ensino oferecido é de ótima qualidade, as práticas didático-pedagógicas nos Colégios Militares subordinam-se às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército, ou seja, vai desenvolvendo um caráter, moral, disciplina na pessoa, é completamente o oposto do sistema público, mas que realmente desenvolve as pessoas, e o melhor de tudo é que é gratuito, se entra por concurso. Além de dar uma base para quem quiser seguir carreira militar, também interessa a pessoas que querem ensino de qualidade. Não faz sentido uma cidade do tamanho de Cotia, que se desenvolve cada vez mais não possuir uma, há cidades até do interior de do estado de São Paulo que possuem. O ensino de qualidade é uma das ferramentas de combate a violência, por isso, seria interessante para a cidade também como um todo. O interessante seria a construção em um lugar onde o estado não é tão presente, por que além de criar uma certa presença, ajuda a melhorar o local, dar oportunidades e incentivar crianças a não entrar no mundo do crime, diminuir a violência, por exemplo no popular morro do macaco.
Primeiro Nome do Autor: Caio

 

Data:06/07/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição:
proponho um projeto de lei que obrigue que todas as pessoas que sejam indicadas para ocupar pastas e secretárias, como por exemplo secretária da educação por exemplo (entre outras), só possa assumir se ela tiver capacidade técnica para tal (Diploma de algum curso referente a área), isso evita que sejam colocadas pessoas sem capacidade técnica alguma para assumir secretárias, mas que assumem e são indicadas apenas por ter amizade com altos funcionários públicos, por troca de favores, entre outros motivos nada republicanos, ajudando a evitar casos de corrupção e de sobra contribuindo para um melhor desenvolvimento das áreas, por que serão administradas por pessoas formadas na área.
Primeiro Nome da Autora: Aline

 

 

Data:04/07/2018
Área: Segurança Pública
Descrição: Quero propor a todos Vereadores de Cotia para coibir Furos,Roubos, Latrocínio etc que vem ocorrendo em toda cidade de Cotia, Instalação de Câmera de vigilância Com central de Monitoramento em toda Cidade,pois inibir os Furtos, e tem um custo benefício excelente para o município exemplo: 
Moro na Rua Rua Doutora Aparecida Fernandes de Jesus aqui os bandidos roubam em todos horários:de Manhã, tarde e noite e não acontecem nada e não há nenhuma prevenção precisamos que os Vereadores tomem providências afim de resolver o mais breve possível! Não só aqui mais em todo município Cotia está muito perigosa !
Primeiro Nome do Autor: Donisete

 

 

Data:03/07/2018
Área: Educação
Descrição: A criação de um novo modelo de ensino nas escolas municipais, que de um foco maior a formação do caráter, moral e valores. No Japão as escolas primárias dão uma atenção a formação dos valores da criança, claro que ensinar a ler, escrever, fazer contas é importante, mas também é importante desde cedo a formação como cidadão, ensinar a criança a valorizar bens públicos, a respeitar o próximo, respeitar as diferenças,não jogar lixo no chão, entre outros, isso contribui para a formação de uma sociedade melhor, por que desde cedo você já está moldando isso, como a criança ainda está moldando a sua visão de mundo, seria interessante aproveitar essa fase e criar cidadãos melhores. No japão por causa desse modelo, as pessoas respeitam bens públicos, não jogam lixo no chão, respeitam o próximo, o índice de violência é extremamente baixo, sem falar que isso também ajudaria a combater o racismo, homofobia entre outros preconceitos.
Primeiro Nome da Autora: Bruna

 

 

Data:29/06/2018
Área: Economia (Indústria, Comércio, Emprego)
Descrição: LEI DE INCENTIVO E FOMENTO DO COOPERATIVISMO MUNICIPAL 

• Implantação de uma incubadora de empreendimentos solidários; 

 Formação em economia solidária; (doutrina cooperativista; princípios) 
 Parceria – extensão universitária cursos de: Administração de empresas; 
Logística; 
Finanças; 
Direito; 
Pedagogia (alfabetização) 
 Elaboração de plano estratégico; 
 Elaboração de plano de negócio; 

• Regulamentação do tratamento jurídico e tributário dos empreendimentos; 

• Possíveis ações:

 Grupos de mulheres: 

Costura (uniformes escolares; uniformes dos trabalhadores da secretaria de obras; uniformes dos profissionais da saúde) 
Cozinha – profissionais e auxiliares (escolas; restaurante popular municipal; parques e sítios ligados ao turismo) 
Conservação e limpeza (órgãos públicos) 
Estamparia de camisetas; 

 Grupos de Homens: 

Controle de acesso (órgãos públicos; parques e sítios ligados ao turismo) 
Serviços de manutenção civil; 
Serviços de manutenção de mobiliário do patrimônio publico; 

 Padaria comunitária: Instaladas: Sacolão municipal; 
Terminal de Caucaia; 
Próximas aos CRAS; 

 Agricultura familiar: Produção local de verduras, legumes, frutas, flores, mel, pescados, leite. (Utilização no restaurante popular municipal e merenda escolar)

 Fomento turístico: Guias de turismo; 
Contadores de histórias e causos; 
Monitores de trilhas; 
Recreadores; 
Atendentes; 
Monitores culturais; 

 Ceuc (Ceic) e Apae: Oficinas de artesanato; 
Produção de souvenires para os pontos turísticos; 
Pinturas em camisetas e sacolas de panos (conferencias; turismo) 
Arranjos de flores para eventos;
Primeiro Nome do Autor: João

 

 

Data:29/06/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição:
No site da câmara só é disponibilizado informações sobre os salários dos vereadores, gostaria que fosse disponibilizado os benefícios que cada um recebe, além dos seus gastos, entre outros. A total transparência sobre seus representantes é um direito dos cidadãos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, ética, responsável para que os cidadãos possam ter um melhor acompanhamento dos seus representantes.
Primeiro Nome da Autora: Micaela

 

 

 

Data:26/06/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição
Fica proibido funcionários públicos e comissionados receberem acima do teto constitucional, mesmo que acumulem funções, cargos entre outros. O projeto de lei visa aliviar as contas públicas, respeitar a constituição que coloca um limite ao salário do funcionalismo público e evitar que pessoas se aproveitem para enriquecer as custas do estado.
Primeiro Nome do Autor:
Vladimir

 

  

Data:26/06/2018
Área: Outros
Descrição: Proponho a criação de uma lei que obriga a fiscalização e auditoria nas contas de todas as obras públicas do município de Cotia após o seu término, buscando encontrar possíveis fraudes, superfaturamentos ou outros, a medida visa combater e prevenir corrupção. Em caso de comprovadas fraudes e superfaturamentos as empresas e agentes públicos envolvidos devem ser penalizados, devolvendo aos cofres públicos o dinheiro desviado, as empresas envolvidas impedidas de prestar novamente serviços ao município, e agentes públicos expulsos da vida pública
Primeiro Nome da Autora: Yasmin

 

 

Data:25/06/2018
Área: Outros
Descrição: Por conta do crescimento de pessoas com acesso a internet, em especial nas redes sociais como o Facebook sugiro a casa que as sessões sejam transmitidas por meio do Facebook, além do site. Com isso uma maior parcela da população conseguirá acompanhar as ações feitas pelos parlamentares. Outra justificativa é que não teria necessidade de gasto com nenhum outro sistema ou hardware para transmissão, já que é possível realizar a transmissão em ambos os locais. 
Primeiro nome do Autor: Rudney

 

 

Data:25/06/2018
Área: Segurança Pública
Descrição Olá. Venho através desta propor a criação do projeto de lei que torna crime a utilização, comercialização e fabricação de materiais cortantes cujo objetivo seja adicioná-los a outra substância ou objeto como recurso que torna o objeto com atributos de corte (vide cerol). Também fica proíbida a utilização e comercialização para menores de idade de linhas com características cortantes e seu uso por qualquer pessoa quando o objetivo seja utilizar este material em pipas, papagaios e atividades que ponham em risco a integridade fisica das pessoas
Primeiro Nome do Autor: Henrique

 

 

Data:25/06/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição: Filhos de vereadores e prefeitos sejam obrigados a estudar em escolas públicas. Se colocam seus filhos em escolas privadas é por que consideram as escolas públicas ruins,e a grande ironia na questão é que são justamente os responsáveis pela qualidade do ensino público. Precisamos acabar com essa cultura e mentalidade de privilegiados, dar o exemplo de que todos são iguais. Essa proposta também ajuda a população a ganhar uma nova visão sobre políticos e política, principalmente nesse momento em que a repulsa pela tal está enorme. É um passo inteligente e certeiro a se dar
Primeiro Nome da Autora: Raquel

 

 

Data:24/06/2018
Área: Meio Ambiente
Descrição:
Implantar uma política de logística reversa municipal.Oferecendo apoio às empresas locais para criar canais de distribuição reversos, principalmente,de lixo eletrônico
Primeiro Nome
do Autor:
Ewandro

 

 

Data:23/06/2018
Área: Habitação
Descrição:
Instituir o IPTU Verde, descontos no imposto de acordo com as tecnologias verdes implantadas na residência, captação e reuso da água da chuva, energia solar ou outra alternativa sustentável, produção de alimentos, mais de 50% de permeabilidade do solo do lote, biodigestor, produção de alimentos agroecológicos, entre outros. Podendo obter até recebimento por captação de carbono gerando esses créditos que podem cobrir a arrecadação atual e ainda gerar créditos fiscais ao proprietário do imóvel, seja residencial, comercial ou industrial.
Primeiro Nome do Autor (a): Tiago

 

Data:21/06/2018
Área: Saúde Animal
Descrição:
Implementar um hospital veterinário municipal.

Primeiro Nome
do Autor:

Ewandro

 

 

Data:21/06/2018
Área: Meio-Ambiente
Descrição: A proibição de distribuição de sacolas plásticas nos supermercados e comércios da cidade de cotia, que sejam distribuídas opções como sacolas biodegradáveis e recicláveis. Visto a quantidade de sacolas plásticas que são jogadas na rua e demoram muito tempo para se decompor, a quantidade de plástico que se acumula nos oceanos e rios, a quantidade de plástico que são confundidos como alimento por diversos animais, essa lei ajudará na preservação do meio ambiente, especialmente Cotia que conta com uma área de preservação ambiental. esta proposta visa complementar a lei aprovada na câmara de Cotia que proíbe a distribuição de canudinhos pelo mesmo motivo.
Primeiro Nome  da Autora: Amanda 

 

 

 

Data:21/06/2018
Área: Segurança
Descrição:
A obrigação de iluminação em passarelas e viadutos, essa proposta visa diminuir o número de roubos em passarelas e viadutos, especialmente a noite onde devido a falta ou a má iluminação contribui para aumentar o índice de roubos.
Primeiro Nome do Autor: Moacir

 

  

Data:20/06/2018
Área: Outros
Descrição: Proibição de símbolos religiosos em repartições públicas, o estado brasileiro é laico, o que significa que a administração pública deve ser neutra com relação a religião. Portanto, os locais de acesso público das repartições públicas, como escolas, salas de audiência, câmaras legislativas entre outros, não podem ostentar símbolos de qualquer grupo religioso
Primeiro nome do Autor: João

 

  

Data:

20/06/2018
Área: Outros
Descrição: Proibir que candidatos a prefeito e vereadores utilizem a palavra "pastor/padre" no seu nome de candidato (ex.Pastor Fulano, Padre Ciclano). O Estado brasileiro é laico, autoridades públicas não devem representar qualquer religião, incluindo candidatos a tal. O Tribunal Superior Eleitoral já proibiu campanhas eleitorais em igrejas e templos, então por que ainda utilizam religião para fins eleitorais? o simples fato do candidato utilizar "pastor/padre" no nome, se refere a utilizar a religião como meio de conseguir votos,(gerando até desvantagem para outros candidatos),ou seja, usando-a para manipular eleitores, que não votarão por projetos, por candidatos honestos e competentes, mas pela religião.
Primeiro Nome da Autora: Manuella

 

 

Data:20/06/2018
Área: Serviços Públicos
Descrição: Renovação da frota de ônibus de Cotia, a gradual substituição dos ônibus movidos a Gasolina e/ou Diesel por ônibus movidos a Combustíveis renováveis e/ou elétricos com uma data limite para a total renovação da frota. Essa proposta contribui para diminuir a poluição do ar, melhorando a qualidade de vida, ajudará a reduzir os custos, logo o preço das passagens, e no caso dos elétricos diminui a poluição sonora, já que são silenciosos
Primeiro Nome do Autor: Carlos

  

 

Data:

19/06/2018
Área: Economia (Indústria, Comércio, Emprego)
Descrição: Sugiro criar uma lei que transforme Caucaia do Alto em um polo de ecoturismo, com o objetivo de atrair investimentos, gerar empregos e incentivar o desenvolvimento da região
Primeiro nome do Autor: Osmar

  

 

Data:19/06/2018
Área: Outros
Descrição Proponho a elaboração de um projeto para a criação de um zoológico municipal, esta iniciativa aumentaria o turismo na cidade de cotia, geraria a criação de empregos, daria mais uma opção de lazer ao povo cotiano, contribuiria para a educação e conscientização a respeito da preservação do meio ambiente e impulsionaria a economia local, gerando até mais receitas para a prefeitura
Primeiro Nome da Autora: Suellen

 

 

Data:

19/06/2018
Área: Educação
Descrição: Redução do número máximo de alunos em cada sala de aula de 40 para 30, isso ajudará a aumentar a qualidade do ensino, visto que terá menos alunos para receber atenção do professor, menos bagunça, será mais fácil controlar a sala, dará para acompanhar melhor cada aluno, entre outros. Na Europa e EUA o número de alunos por sala chega a 20, máximo 25 em alguns casos, o que contribui para um ensino melhor. É extremamente difícil 1 professor controlar uma sala com 40 alunos
Primeiro Nome do Autor: Otávio

 

 

Data:18/06/2018
Área: Obras e infraestrutura
Descrição: Complementaçao do asfalto na Estrada dos Pereiras ligando assim o bairro da Água Espraiada e dos Pereiras.
Primeiro
Nome do Autor:
Artur

 

 

Data:18/06/2018
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição: Proponho a elaboração de um projeto para a criação de um monotrilho ligando a cidade de Cotia a cidade de São Paulo, a população da cidade não para de crescer, a rodovia Raposo Tavares está cada vez mais congestionada, levando pessoas e mercadorias a gastarem mais tempo para chegar aos seus destinos, o monotrilho ajudaria a diminuir a circulação de carros, melhorando o fluxo na rodovia,reduzindo a poluição do ar, e contribuindo para baratear a passagem, já que o monotrilho não gastaria com gasolina, não estando suscetível a variação do preço. A cidade de Cotia está crescendo e não está investindo em infraestrutura para amenizar os futuros problemas, o monotrilho é um ótimo investimento a curto, médio e longo prazo.
Primeiro Nome do Autor: Tadeu

 

 

Data:18/06/2018
Área: Outros
Descrição: Combate a corrupção, devido a pouco tempo atrás a prefeitura de cotia ter feito um contrato com a empresa AGRO, em relação a compra de cestas básicas, onde foi realizado uma denúncia ao ministério público sobre o superfaturamento do contrato, onde foi divulgado em matéria pela Rede Globo, proponho que empresas que estiverem sendo investigadas ou condenadas por casos de corrupção, fiquem proibidas de fazer contratos e prestar serviços a órgãos públicos do município de Cotia, contribuindo assim no combate a corrupção.
Primeiro Nome do Autor: Pedro

  

Data:15/06/2018
Área Outros
Descrição
Proibir a fabricação e o comércio de fogos de artifício com ruído, pois eles causam muito incômodo aos animais, crianças, autistas e idosos.
Primeiro
Nome do Autor:
Ewandro

 

  

Data: 15/06/2018
Área: Meio Ambiente
Descrição:
Proponho a elaboração de um programa para criação de um abrigo municipal para reintegração de cães e gatos em situação de rua, melhorando assim a saúde pública evitando a proliferação de doenças. Tendo como visão conscientizar as pessoas sobre maus tratos, abandono, cuidados com cães e gatos e incentivar a adoção. A criação de um abrigo municipal se faz necessária devido a grande quantidade de cães e gatos abandonados, perambulando pelas ruas, sem quaisquer cuidados veterinários. Tal abrigo proporcionará alimentação, moradia, cuidados físicos e psicológicos aos animais, aumentando as chances de encontrarem um novo lar. Enfim um programa que estabeleça ações e atividades visando o controle da população de cães e gatos no município.
Primeiro Nome da Autora:
Rosana

 

  

Data15/06/2018
Área Educação
Descrição A proibição de práticas religiosas (orações,rezas entre outros) e ensino religioso nas escolas da cidade de Cotia. O Brasil é um estado laico como consta na constituição federal de 1988, o estado não é representado e não adota qualquer religião. Sendo assim, não faz sentido algumas escolas municipais (senão todas) estarem incentivando e promovendo orações e rezas (como o pai nosso, por exemplo) antes do início de cada aula, a religião cristã não representa toda a população da cidade, essas práticas desrespeita e exclui outras pessoas que possuem outras religiões ou não segue nenhuma, além de incentivar a conversão de crianças a religião cristã.
Primeiro Nome da Autora:  Jussara 

 

Um estudo divulgado em outubro de 2019 pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revelou que a oferta de transporte público coletivo gratuito ou com tarifas reduzidas é viável na maior parte das cidades do Brasil. O estudo mostra que hoje são os usuários que arcam com quase 90% da receita do sistema de transporte público urbano no Brasil e demonstra como é possível criar fontes de recursos diferentes para subsidiar os gastos da população com ônibus, trem e metrô.

“O transporte é um direito assim como a saúde e a educação. E assim como a saúde e a educação, ele tem que ser bancado por impostos. Além disso, o transporte é aquele que faz com que as pessoas acessem os outros direitos, porque em um país tão desigual quanto o nosso, se as pessoas não tem condição de pagar a tarifa, elas não acessam hospital, não acessam escola pública, não acessam o centro da cidade para procurar emprego”, disse Cleo Manhas, assessora política do Inesc. O trabalho está publicado em https://www.inesc.org.br/wp-content/uploads/2019/10/ResumoExecutivo_V5.pdf

Tarifa Zero está presente em 30 cidades brasileiras

Fonte: https://technibus.com.br/2022/04/26/tarifa-zero-ja-esta-presente-em-mais-de-30-cidades-brasileiras/

Segundo levantamento da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), 38 cidades brasileiras possuem algum nível de tarifa zero.

Cidades com Tarifa Zero:

• Agudos – SP

• Anicuns – GO

• Artur Nogueira – SP

• Caeté – MG

• Campo Belo-MG

• Caucaia-CE

• Cerquilho-SP

• Cláudio – MG

• Eusébio – CE

• Formosa – GO

• Holambra – SP

• Ibaiti – PR

• Itapeva – SP

• Itatiaiuçu – MG

• Ivaiporã-PR

• Lagoa da Prata-MG

• Macatuba-SP

• Mariana-MG – (prazo de 180 dias, em caráter experimental)

• Maricá – RJ

• Matinhos-PR

• Monte Carmelo-MG

• Muzambinho-MG

• Paranaguá-PR

• Parobé-RS – (pelo prazo de seis meses)

• Pirapora do Bom Jesus-SP

• Pitanga-PR

• Porto Real-RJ

• Potirendaba-SP

• Presidente Bernardes-SP

• Quatro Barras-PR

• São Joaquim das Bicas-MG

• São Lourenço da Serra-SP

• São Luís-MA

• Silva Jardim-RJ

• Vargem Grande-SP

• Wenceslau Braz-PR