Notícias

por cok — publicado 24/11/2015 08h45, última modificação 21/06/2022 13h30

Câmara Explica: como acessar Leis, Projetos e outros dados do Legislativo?

por adm publicado 10/01/2023 11h54, última modificação 10/01/2023 11h54
Qualquer pessoa pode visualizar e fazer download de arquivos na página da Câmara Municipal, conforme determina a Lei de Acesso à Informação

Desde 2011, quando foi promulgada a Lei de Acesso à Informação, é garantido a qualquer cidadão acesso a dados detalhados sobre a Administração Pública Municipal, Estadual e Federal. Em Cotia, o site da Câmara Municipal reúne todos os arquivos relacionados ao Orçamento e ao Processo Legislativo.

Para acessar qualquer Propositura que tramita na Câmara, basta acessar o link Processos e Tramitação, no menu ao lado esquerdo da tela. Na janela de busca, é possível filtrar os resultados e ver a íntegra de todos os documentos lidos durante as Sessões, como Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos.

Pautas, Resumos e Atas das Sessões também estão disponíveis no menu lateral da página, assim como as atividades dos vereadores. Neste campo, é possível verificar quantas Proposituras cada vereador apresentou no ano e, de forma simples, acompanhar o trabalho dos parlamentares.

Todo o conteúdo do site da Câmara Municipal é de acesso livre, gratuito e sem necessidade de realizar qualquer cadastro. Caso alguma informação não esteja disponível na página, é possível solicitá-la pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) neste link, conforme determina a Lei de Acesso à Informação.

Legislativo Municipal apreciou 139 proposituras em 2022

por adm publicado 16/12/2022 16h30, última modificação 16/12/2022 16h30
Relatório das Atividades do Biênio 2021/2022 foi apresentado na 42ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Cotia apresentou, durante a 42ª Sessão Ordinária, o seu relatório de atividades referente ao biênio 2021/2022. Ao longo de 2022, tramitaram no Poder Legislativo 139 proposituras, além de 346 Indicações. Entre fevereiro e dezembro deste ano, foram realizadas 42 Sessões Ordinárias e uma Sessão Solene.

Em 2022, foram apreciados 57 Projetos de Lei, sendo 23 do Executivo e 34 do Legislativo. Destes, apenas dois não foram votados. Além disso, 29 Projetos de Decreto Legislativo foram apresentados, sendo que quatro seguem em tramitação, representando um aumento de 60% com relação ao ano passado.

Vinte Projetos de Lei Complementar foram votados pelos parlamentares, 54% a mais que em 2021. O ano de 2022 teve ainda 31 Requerimentos e 32 Moções aprovados.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki (PSD), agradeceu servidores, vereadores e população em geral pela colaboração ao longo do período em que esteve à frente do Legislativo. "Foram dois anos sensacionais, de muito trabalho. Nos deixa muito honrados termos ajudado na evolução desta Câmara". Entre as melhorias realizadas, Itiki destacou o novo sistema de acesso implantado na Câmara Municipal, trazendo mais segurança a todos que circulam pela Casa, e estudos para melhoria da estrutura física do prédio.

Presidente eleito para o biênio 2023/2024, o vereador Marcinho Prates (SD) usou a Tribuna para agradecer a confiança dos demais vereadores e da população. "Vou precisar muito da sua experiência, Presidente Celso Itiki, como dos demais vereadores, para seguirmos o trabalho juntos, em benefício da nossa cidade, da nossa população. Juntos somos mais fortes".

A Câmara Municipal de Cotia está em recesso até o dia 31 de janeiro. Durante o período, não serão realizadas Sessões Ordinárias, mas os demais serviços da Casa continuam funcionando normalmente. A Câmara Municipal está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento nos Gabinetes dos vereadores inicia às 9h. Também é possível entrar em contato com o Poder Legislativo por e-mail ou telefone (confira neste link).

 

20212022
Sessões 47 43
Sessões Ordinárias 42 42
Sessões Solenes 1 1
Sessões Extraordinárias 4 0
Projetos de Lei 78 57
Do Executivo 34 23
Do Legislativo 44 34
Projetos de Decreto Legislativo 18 29
Projetos de Lei Complementar 14 20
Do Executivo 13 20
Do Legislativo 1 0
Proposta de Emenda à Lei Orgânica 0

Decretos Legislativos 17

29

Requerimentos 31

31

Indicações 555

346

Moções 37

32

Câmara Municipal de Cotia entra em período de recesso

por adm publicado 15/12/2022 10h05, última modificação 16/12/2022 12h32
Em conformidade com a Lei Orgânica, Sessões Ordinárias retornam em fevereiro. Demais serviços seguem funcionando normalmente

A partir desta sexta-feira, dia 16 de dezembro, a Câmara Municipal de Cotia entra em recesso até 31 de janeiro. Durante o período, não haverá Sessões Ordinárias, mas os demais serviços da Casa continuam funcionando normalmente. 

O recesso é estabelecido no Artigo 60 da Lei Orgânica Municipal. Conforme a legislação, o período ordinário ocorrerá anualmente, independentemente de convocação, de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. As Sessões Ordinárias retornam em fevereiro.

A Câmara Municipal de Cotia está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento nos Gabinetes dos vereadores inicia às 9h. Também é possível entrar em contato com o Poder Legislativo por e-mail ou telefone (confira neste link).

Três matérias são aprovadas na 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

por adm publicado 14/12/2022 12h35, última modificação 14/12/2022 12h35
Um Projeto de Lei, um Projeto de Resolução e um Veto foram votados na reunião dessa terça-feira

A Câmara Municipal de Cotia realizou nessa terça-feira, dia 13 de dezembro, a 42ª Sessão Ordinária do ano. A última reunião ordinária de 2022 teve a aprovação de três proposituras e leitura de cinco matérias. Foram apresentados também 13 ofícios e nove Indicações, bem como o relatório de atividades do Poder Legislativo em 2022.

A Sessão contou com a presença do Prefeito Rogério Franco (PSD). Na Tribuna, o chefe do Executivo destacou a importância da parceria entre Município e Polícia Civil e anunciou ações da Prefeitura em diferentes áreas, como a entrega de 12 fuzis à Guarda Civil Municipal (GCM) prevista para o próximo ano, o projeto de instalação de totens de monitoramento próximos às escolas, o fim da fila para vagas em creches e a inauguração do Pronto Socorro Infantil.

"Temos avançado em muitos segmentos e vamos avançar ainda mais. Compartilho este sucesso com a Câmara Municipal porque nada seria possível se não tivéssemos um Poder Legislativo parceiro, que entende os problemas da cidade e ajuda o Executivo a avançar. Nossa cidade hoje é uma das que mais cresce na região oeste de São Paulo porque nós temos a competência de identificar as principais demandas da população", afirmou Franco, destacando a importância da parceria entre Prefeitura e Polícia Civil para a segurança pública de Cotia.

O delegado titular da Delegacia de Polícia (DP) de Cotia, Gilson Leite Campinas, realizou a entrega de placas homenageando autoridades do Município por sua colaboração com a Polícia Civil. Receberam a honraria o Prefeito Rogério Franco (PSD); o secretário de Governo, José Lopes Filho; secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Rodrigo Tavares Dantas; secretário de Trânsito e Mobilidade, Joaquim Brechó; secretário de Saúde, Magno Sauter Jr; secretário da Indústria, Comércio e Empreendedorismo, Fernando Jão; Presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki (PSD); e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Julio César Rocha Silva.

"A prefeitura tem sido decisiva na manutenção da unidade policial através do fornecimento de recursos imprescindíveis para que a Delegacia mantenha o nível de atendimento adequado. É um serviço prestado pelo Município que tem nos sido altamente precioso e necessário. A Câmara também sempre tem nos apoiado e auxiliado o máximo possível. Realizamos um trabalho integrado com todos os órgãos da Prefeitura, algo que não vi nos outros municípios em que trabalhei ao longo de 30 anos", elogiou o delegado.

Todos os vereadores estiveram presentes na Sessão, sendo que o vereador Sandrinho Santos (SD) participou de forma online. O Resumo da reunião pode ser acessado abaixo ou neste link. As matérias na íntegra são disponibilizadas no Sistema Siscam e as fotos, na Galeria de Imagens.

 

PROJETOS LIDOS:

  • Projeto de Lei nº 55/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Dr. Castor Andrade – “Dispõe sobre o laudo médico pericial que atesta deficiências irreversíveis ou incuráveis de qualquer natureza”.
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 26/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Edson Silva e Iran Soares – “Concede o Diploma de Honra ao Mérito à Sra. Ana Cristina Batista da Silva.”
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 27/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Edson Silva e Iran Soares – “Concede o Diploma de Honra ao Mérito à Sra. Samira Mohamad Sati Aloise.”
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 28/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Edson Silva e Iran Soares – “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Adalberto Bastos Neto.”
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 29/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Edson Silva e Iran Soares – “Concede o Diploma de Honra ao Mérito à Sra. Fabiana Custódio da Silva.”

 

PROJETO VOTADO:

  • Veto Total ao Projeto de Lei nº 39/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Serginho – “Autoriza o Poder Executivo a criar espaço para a prática de esportes radicais do wheeling e demais modalidades relacionadas, no âmbito do Município de Cotia, e dá outras providências.” VETO MANTIDO POR 12 VOTOS COM UMA ABSTENÇÃO

 

PROJETOS LIDOS E VOTADOS:

  • Projeto de Lei nº 56/2022 – do Executivo – Altera a Lei nº 1.706, de 7 de março de 2012, que dispõe sobre medidas a serem adotadas pelo município na hipótese de declaração de estado de emergência, calamidade pública ou de ocorrência de desastres naturais e dá outras providências. APROVADO POR 13 VOTOS
  • Projeto de Resolução nº 7/2022 – do Legislativo – de autoria da Mesa Diretora – “Dispõe sobre a utilização de certificado digital para aplicação de assinatura eletrônica no âmbito da Câmara Municipal de Cotia e dá outras providências.” APROVADO POR 13 VOTOS

 

OFÍCIO TRIBUNAL DE CONTAS LIDO:

  • TC – 004961.989.19 - Contas da prefeitura municipal de cotia referente ao exercício de 2019.

 

OFÍCIOS DA CÂMARA LIDOS:

  • Balancete da Receita e da Despesa da Câmara – Referente ao mês de novembro/2022.
  • Relatório das Atividades da Câmara Municipal de Cotia durante o Biênio 2021/2022.

 

REQUERIMENTO LIDO:

  • Requerimento nº 31/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Requer dispensa das formalidades regimentais, para apreciação na presente Sessão, em regime de urgência especial, das seguintes matérias: PROJETOS DE LEI Nº 56/2022 E PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 7/2022. APROVADO POR UNANIMIDADE

 

INDICAÇÕES LIDAS:

  • Indicação nº 338/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Manutenção e reforma geral da Escola Vitor Gonçalves de Souza, bairro Jardim Monte Verde.
  • Indicação nº 339/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Lâmpadas de LED nas Ruas Rute, Sara, Débora, Raquel, Ester e Rebeca, bairro Pastoreiro, Caucaia do Alto.
  • Indicação nº 340/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Pavimentação asfáltica em toda extensão da Rua Catuipe, bairro Jardim Monte Verde.
  • Indicação nº 341/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Pavimentação asfáltica por toda extensão do bairro Parque Rizzo.
  • Indicação nº 342/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Pavimentação asfáltica por toda extensão do bairro dos Mendes.
  • Indicação nº 343/2022 – de autoria do Vereador Dr. Castor Andrade – Implantação de bicicletários em praças públicas, Centros Comerciais e Shoppings de Cotia.
  • Indicação nº 344/2022 – de autoria do Vereador Dr. Castor Andrade – Implantação curso técnico em edificações no Município de Cotia.
  • Indicação nº 345/2022 – de autoria do Vereador Dr. Castor Andrade – Construir uma Creche em terreno localizado da Rua Barbosa, bairro Lajeado.
  • Indicação nº 346/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Implantação de academia ao ar livre no bairro Portal da Primavera.


OFÍCIOS DIVERSOS LIDOS:

  • Ofício nº 158/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa rescisão do contrato de repasse nº 903029/2020.
  • Ofício nº 159/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa rescisão do contrato de repasse nº 903870/2020.
  • Ofício nº 160/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa rescisão do contrato de repasse nº 907862/2020.
  • Ofício nº 161/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa rescisão do contrato de repasse nº 907859/2020.
  • Ofício nº 162/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa rescisão do contrato de repasse nº 908756/2020.
  • Ofício nº 163/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa rescisão do contrato de repasse nº 908989/2020.
  • Ofício nº 164/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa repasse de recursos financeiro oriundos do Orçamento Geral da União.
  • Ofício nº 166/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa liberação de recursos financeiro no âmbito do programa FINISA.
  • Ofício nº 169/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa repasse de recursos financeiro oriundos do Orçamento Geral da União.
  • Comunicados do Fundo Nacional da Saúde – Informa Repasse de Verbas Federais ao Fundo Municipal de Saúde referente ao mês de novembro de 2022.

 

 

 

Legislativo Municipal realiza 42ª Sessão Ordinária nesta terça-feira

por adm publicado 12/12/2022 11h31, última modificação 12/12/2022 11h31
Reunião inicia às 10 horas, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim, com transmissão ao vivo pela internet

A partir das 10 horas desta terça-feira, dia 13 de dezembro, a Câmara Municipal de Cotia realiza a 42ª Sessão Ordinária. A reunião ocorre na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim (rua Batista Cepelos, nº 91), com transmissão ao vivo pela internet, na TV Câmara.

Na Pauta da Sessão está o Veto ao Projeto de Lei nº 39/2022. De autoria do vereador Serginho (PSB), a matéria propunha ao Poder Executivo a criação de espaço para a prática de wheeling, conhecido popularmente como "grau de moto".

 

Pratique Cidadania. Participe!

Câmara Municipal recebe campanha de doação de sangue dias 13 e 14 de dezembro

por adm publicado 09/12/2022 10h45, última modificação 09/12/2022 10h42
Ação é promovida pelo gabinete do vereador Edson Silva (Repub) em parceria com o projeto Amor se Doa

Na próxima terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de dezembro, a Câmara Municipal de Cotia sediará mais uma campanha de doação de sangue. O evento é promovido pelo gabinete do vereador Edson Silva (Repub) em parceria com o projeto Amor se Doa.

Para ser um doador, é necessário realizar inscrição e agendamento online, neste link. A coleta acontece na sede do Poder Legislativo Municipal (rua Batista Cepelos, número 91), das 9h às 15h na terça e das 9h às 13h na quarta-feira.

 

REQUISITOS PARA DOAR SANGUE
Portar documento oficial de identidade com foto
Beber bastante água e se alimentar bem, evitando apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação
Pesar mais de 52 kg
Não estar em jejum
Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização)
Estar descansado
Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses

Parlamentares cobram melhoria nos serviços da Enel e Sabesp

por adm publicado 08/12/2022 16h13, última modificação 08/12/2022 16h13
Vereadores usaram a Tribuna para pedir explicações das concessionárias sobre a qualidade e a agilidade nos atendimentos

Durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia, realizada na última terça-feira, dia 6 de dezembro, os parlamentares utilizaram a Tribuna para solicitar nova reunião com as concessionárias Sabesp e Enel. As empresas, responsáveis pela rede de água e esgoto e pelo fornecimento de energia elétrica, devem prestar esclarecimentos sobre a demora e a qualidade dos serviços realizados no Município.

"Estamos em época de chuvas e tem sido muito difícil em alguns bairros das cidade, que ficam muitas horas sem luz. Tem sido um caos e não temos tido apoio da Enel", afirmou o vereador Luis Gustavo Napolitano (PSD). Segundo o parlamentar, a baixa qualidade das obras da Sabesp também têm prejudicado os munícipes.

O vereador Edson Silva (Repub) exemplificou a insatisfação dos cotianos com as concessionárias citando os problemas ocorridos nos últimos dias devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. "Repudio a desatenção e a falta de compromisso com a população de Cotia. Tivemos vários pontos com árvores caídas e há bairros que ficaram vários dias sem luz. Os galhos caem na rede elétrica e isso é responsabilidade da Enel, que demora muito para atender. A empresa precisa ter uma resposta mais rápida para a população de Cotia".

Diante das solicitações de vereadores e munícipes, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki (PSD), informou que o Poder Legislativo convocará as concessionárias para prestarem esclarecimentos e apontarem soluções para a baixa qualidade do serviço oferecido. "No bairro Agreste, divisa com Vargem Grande Paulista, ainda estamos com problemas devido à retirada de postes para colocação da passarela que envolve diretamente a travessia de uma escola ao bairro. Vemos o descaso desta terceirizada e tamanha indignação se estende a todos os vereadores. Todos temos problemas com esta empresa", exemplificou Itiki.

Há pouco mais de um ano, em outubro de 2021, representantes da Enel se reuniram com vereadores e o Poder Executivo para tratar sobre as demandas do Município, como demora nas podas de árvores, mau atendimento e cobranças de valores excessivos. 

Vereadores aprovam dez matérias na 41ª Sessão Ordinária

por adm publicado 07/12/2022 15h55, última modificação 08/12/2022 11h02
Reunião dessa terça-feira teve também a leitura de duas Indicações, um Requerimento e três Ofícios

Quatro Projetos de Lei, quatro Moções, um Projeto de Lei Complementar e um Projeto de Decreto Legislativo foram votados durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia. Realizada na manhã da última terça-feira, dia 6 de dezembro, a reunião foi marcada pela entrega de homenagens.

Por unanimidade, os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2022, de autoria do vereador Luis Gustavo Napolitano (PSD), que concede o Título de Cidadão Cotiano ao senhor Aparecido Formis. Ex-servidor da Prefeitura de Cotia, o homenageado atuou por 24 anos no serviço público municipal.

Também com todos os votos favoráveis, os parlamentares aprovaram três Moções de Aplausos. De autoria do vereador Iran Soares (PSC), a Moção nº 29/2022 homenageia os professores Samira Mohamad Sati Aloise, Ana Cristina Batista da Silva, Adalberto Bastos Neto, Fabiana Custódio da Silva, o assessor técnico educacional Leandro Marques Yoshizumi e o secretário municipal de Educação, Luciano Corrêa.

Os educadores venceram o Prêmio Ação em Destaque por projetos educacionais realizados em Cotia. "É uma honra muito grande ter a oportunidade de apresentar nosso trabalho e ter este reconhecimento. A gente sempre pensou na aprendizagem dos alunos e ficamos muito felizes por este momento, por esta conquista para a educação", declarou na Tribuna o professor Adalberto Bastos Neto.

Já as Moções nº 27/2022 e nº 28/2022, do vereador Felipe Variedade (Pros), prestam homenagem aos atletas Francisco Pereira e Flores Neide de Souza Campos respectivamente. Aprovadas por unanimidade, as proposituras prestam reconhecimento aos fisiculturistas por suas diversas vitórias em competições nacionais e internacionais.

Atleta profissional de fisiculturismo, Francisco Pereira venceu a competição Master Brasil da Musclecontest Internacional no último dia 27. Além deste título, o atleta já foi Campeão Paulista e Brasileiro de Fisiculturismo, Overal Mister Santos e Mister Olympia Brasil, entre outros.

Já a fisiculturista Flores Neide de Souza Campos sagrou-se Campeã Overal Sorocada Muscle Contest, Campeã The Future Champion da SPFF e Campeã Overal Campinas Muscle Contest em novembro. A atleta já conquistou títulos nacionais e internacionais, como Campeã Paulista, Brasileira, Sul-Americana e Mundial de fisiculturismo.

Todos os parlamentares estiveram presentes na Sessão, sendo que o vereador Sandrinho Santos (SD) participou de forma remota. As fotos da reunião estão disponíveis na Galeria de Imagens e as matérias na íntegra, no Sistema Siscam. O Resumo pode ser acessado abaixo e neste link.

  

ENTREGA DE TÍTULOS - Durante a 41ª Sessão Ordinária, também foram entregues dois títulos de Cidadão Cotiano. Por meio do Decreto Legislativo nº 13/2022, de autoria do vereador Paulinho Lenha (MDB), foi homenageado o policial civil Lucas André Pedroso Bonifácio. Residente em Cotia há quase 40 anos, Bonifácio é bacharel em Direito e atua há três anos na Delegacia do Município.

O Título de Cidadão Cotiano foi entregue também ao delegado Adair Marques Correa Júnior, através do Decreto Legislativo nº 14/2022, dos vereadores Celso Itiki (PSD) e Luis Gustavo Napolitano (PSD). Natural do Mato Grosso do Sul, o homenageado é formado em Direito e atua como delegado no Município desde fevereiro de 2021.

"Agradeço a toda a população de Cotia, que confia no trabalho da Polícia Civil. Estou aqui para agradecer a cada um de vocês. Foi uma escolha minha vir pra Cotia, porque me pareceu ser uma cidade bonita e receptiva. E eu não me enganei. Estou muito feliz pela recepção dos senhores e pela confiança", afirmou na Tribuna o delegado Adair Marques Correa Júnior.

 

PROJETO VOTADO:

  • Projeto de Lei nº 47/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Sérgio Luiz de Freitas – Institui e inclui no calendário oficial de eventos e de programações do Município a ‘Semana Municipal de Conscientização do Uso da Internet por Crianças e Adolescentes’, no âmbito do município de Cotia, e dá outras providências. APROVADO POR 14 VOTOS

 

PROJETOS LIDOS E VOTADOS:

  • Projeto de Lei Complementar nº 20/2022 – do Executivo – Altera a Lei Complementar nº 334, de 11 de agosto de 2022, que dispõe sobre o Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo do Município de Cotia. APROVADO POR 15 VOTOS
  • Projeto de Lei nº 52/2022 – do Executivo – Dispõe sobre os venefícios eventuais no âmbito da política pública de assistência social no Município, e dá outras providências. APROVADA POR 14 VOTOS
  • Projeto de Lei nº 53/2022 – do Legislativo - de autoria dos Vereadores Luis Gustavo Napolitano e Celso Itiki – “Institui e inclui no calendário oficial de eventos e de programações do Município, o ‘Dia do Guarda Civil de Cotia’ e dá outras providências correlatas”. APROVADO POR 14 VOTOS
  • Projeto de Lei nº 54/2022 – do Executivo – Confere nova redação ao inciso III do § 5º do artigo 3º da Lei nº 1.553, de 18 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o serviço de transporte coletivo de escolares e dá outras providências. APROVADO POR 14 VOTOS
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2022 – de autoria do Vereador Luis Gustavo Napolitano – “Concede o Título de Cidadão Cotiano ao Sr. Aparecido Formis”. APROVADO POR 15 VOTOS

 

OFÍCIO TRIBUNAL DE CONTAS LIDO:

  • Ofício CGC.ARC Nº 1508/2022 – TC - 18419.989.21 – TC-18486.989.21 - Encaminha cópia da decisão da Primeira Câmara.


OFÍCIO DA PREFEITURA LIDO:

  • Ofício GP-DAO nº 25/2022 – Encaminha as Leis nº 2.259, 2.260 e 2.261; datadas de 22 de novembro de 2022.


REQUERIMENTO LIDO:

  • Requerimento nº 30/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Requer dispensa das formalidades regimentais, para apreciação na presente Sessão, em regime de urgência especial, das seguintes matérias: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 20/2022; PROJETOS DE LEI Nº 52, 53 E 54/2022, E PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 25/2022. APROVADO POR UNANIMIDADE

 

INDICAÇÕES LIDAS:

  • Indicação nº 336/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Regularização fundiária do núcleo Vila Clara, bairro Vila Calra.
  • Indicação nº 337/2022 – de autoria do Vereador Paulinha Lenha – Implantação de Toten de segurança entre as Ruas Santo Antônio e Adolfo Eugênio barsotine, Vila Santo Antônio.


MOÇÕES LIDAS:

  • Moção nº 27/2022 – de autoria do Vereador Felipe Variedade – De aplausos ao atleta Francisco Pereira. APROVADA POR UNANIMIDADE
  • Moção nº 28/2022 – de autoria do Vereador Felipe Variedade – De Aplausos à Atleta Flores Neide de Souza Campos. APROVADA POR UNANIMIDADE
  • Moção nº 29/2022 – de autoria do Vereador Iran Soares – “De Aplausos e homenagens aos professores Samira Mohamad Sati Aloise, Ana Cristina Batista da Silva, Adalberto Bastos Neto, Fabiana Custódio da Silva, o Assessor Técnico Educacional Leandro Marques Yoshizumi e ao Secretário Municipal de Educação Luciano Corrêa.” APROVADA POR UNANIMIDADE
  • Moção nº 30/2022 – de autoria dos Vereadores – De Pesar pelo falecimento da Sra. Maria Etetovic da Silva
    APROVADA POR UNANIMIDADE


OFÍCIO DIVERSO LIDO, A SABER:

  • Ofício nº 164/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa repasse de recursos financeiro oriundos do Orçamento Geral da União.

Câmara Municipal de Cotia realiza 41ª Sessão Ordinária nesta terça-feira

por adm publicado 05/12/2022 11h10, última modificação 05/12/2022 11h07
O Projeto de Lei nº 47/2022, do vereador Serginho (PSB), está na Pauta para votação

Uma propositura está na Pauta da 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia. A reunião acontece a partir das 10 horas desta terça-feira, dia 6 de dezembro, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim.

Durante a Sessão, deve ser votado o Projeto de Lei nº 47/2022. De autoria do vereador Serginho (PSB), a propositura dispõe sobre a instituição da Semana Municipal de Conscientização sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes.

A Sessão será transmitida ao vivo pela internet, na TV Câmara. A população também pode acompanhar os trabalhos pessoalmente na Câmara Municipal, localizada na Rua Batista Cepelos, número 91. 

 

Pratique Cidadania. Participe!

Câmara Explica: qual é a diferença entre Legislatura e Sessão Legislativa?

por adm publicado 01/12/2022 12h34, última modificação 01/12/2022 12h34
Os termos se referem a períodos de atividade no Poder Legislativo

Diversos termos presentes no dia a dia do Legislativo podem gerar confusão quanto aos seus significados. Dois deles, muito usados especialmente em documentos e relatórios, são Legislatura e Sessão Legislativa.

Legislatura é o período de quatro anos que coincide com os mandatos dos vereadores e deputados, iniciado com a posse dos parlamentares eleitos. Em Cotia, o artigo 42 da Lei Orgânica trata do assunto. A atual Legislatura teve início em 1º de janeiro de 2021 e termina em 31 de dezembro de 2024.

Sessão Legislativa é o período normal de atividade das Casas Legislativas, ou seja, o período do ano em que são realizadas as Sessões Ordinárias. Em Cotia, vai do dia 1º de fevereiro até 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro, conforme Artigo 60 da Lei Orgânica.

Para sanar dúvidas sobre termos comumente usados pelo Poder Legislativo, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados disponibilizam dicionários online gratuitos. O Glossário Legislativo do Senado pode ser acessado neste link e o da Câmara dos Deputados aqui.

Duas Indicações são apresentadas na 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

por adm publicado 30/11/2022 12h55, última modificação 30/11/2022 12h54
Parlamentares também leram dois Ofícios durante a reunião de terça-feira, dia 29

Realizada na última terça-feira, dia 29 de novembro, a 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia teve a leitura de dois Ofícios e duas Indicações. Na oportunidade, os vereadores realizaram a entrega da Medalha Mérito Desportivo a dois atletas cotianos.

Por meio do Decreto Legislativo nº 11/2022, de autoria do vereador Marcinho Prates (SD), a homenagem foi concedida ao professor de Educação Física José Roberto de Souza. O atleta recebeu mais de 100 medalhas ao longo da carreira no karatê, entre as quais estão os títulos de Campeão de Jogos Regionais, Campeão Brasileiro, vice-campeão e terceiro colocado no Mundialito de 2019.

Também de autoria do vereador Marcinho Prates, o Decreto Legislativo nº 12/2022 concedeu a Medalha Mérito Desportivo a Victor Henrique Sales. Lutador de karatê, o atleta conquistou diversas medalhas em competições nacionais e internacionais, como Campeão do Mundialito Brasil 2014 e da Argentina em 2019, e o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Kata em 2020 e 2022.

"Vocês desenvolvem um trabalho muito bonito na nossa cidade, com as crianças, nos bairros, passando os ensinamentos que aprenderam no esporte. Deixam muita coisa de lado pra reafirmar aquele compromisso com seus alunos e todos aqueles que buscam participar destas atividades do karatê. É muita responsabilidade. É com muita honra que prestamos esta homenagem a vocês, que levam o nome da nossa cidade a tantos lugares", afirmou Marcinho Prates.

As duas Indicações apresentadas na 40ª Sessão Ordinária são de autoria do vereador Serginho (PSB). A Indicação nº 334/2022 recomenda ao Executivo a construção de uma Creche no bairro Jardim Miguel Mirizola. Já a Indicação nº 335/2022 solicita a realização de pavimentação de área de lazer com academia ao ar livre no bairro Jardim Leonor.

As fotos da Sessão estão disponíveis na Galeria de Imagens. O Resumo pode ser encontrado abaixo ou neste link e as matérias na íntegra, no Sistema Siscam.

 

OFÍCIO TRIBUNAL DE CONTAS:

  • Ofício GCRMC nº 1925/2022 – TC - 022195.989.20-7 – TC-007868.989.21-1 – TC - 013766.989.21-4 e TC – 015333.989.21-8 - Encaminha cópia da decisão da Segunda Câmara.

 

INDICAÇÕES:

  • Indicação nº 334/2022 – de autoria do Vereador Serginho – Construção de uma Creche no bairro Jardim Miguel Mirizola.
  • Indicação nº 335/2022 – de autoria do Vereador Serginho – Pavimentação de área de lazer com academia ao ar livre no bairro Jardim Leonor.

 

OFÍCIO DIVERSO:

  • Ofício nº 151/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa repasse de recursos financeiro oriundos do Orçamento Geral da União.

Expediente da Câmara Municipal é alterado durante a Copa do Mundo

por adm publicado 24/11/2022 11h04, última modificação 24/11/2022 11h04
Atendendo ao disposto no Decreto nº 9.107/2022, Poder Legislativo encerra atividades uma hora antes dos jogos da seleção brasileira

Em conformidade com o Decreto nº 9.107/2022, o expediente na Câmara Municipal de Cotia se encerrará uma hora antes do horário dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022. A medida foi determinada pela Portaria nº 491/22 e não se aplica aos servidores sujeitos a escalas bem como aos que desempenham funções ou serviços considerados essenciais.

O expediente nos Pronto Atendimentos (PAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não será alterado. Os demais serviços de saúde do Município encerrarão o atendimento meia-hora antes dos jogos da seleção brasileira apenas quando estes iniciarem às 16h. Quando as partidas ocorrerem em outros horários, não haverá mudança no funcionamento das unidades de saúde. 

Na rede municipal de ensino, os estudantes serão dispensados uma hora antes dos jogos quando estes ocorrerem às 16h. Nos dias com partidas às 13h, não haverá aula no turno da tarde. 

Regularização fundiária é destaque na 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

por adm publicado 23/11/2022 12h35, última modificação 23/11/2022 12h34
Reunião de terça-feira, dia 22, teve duas Indicações e dois Ofícios lidos. A votação do Projeto de Lei nº 40/2022 foi adiada por três sessões

A Câmara Municipal de Cotia realizou na última terça-feira, dia 22 de novembro, a 39ª Sessão Ordinária de 2022. Durante a reunião foram lidos dois Ofícios e duas Indicações. A votação do Projeto de Lei nº 40/2022, do vereador Sandrinho Santos (SD), foi adiada por três sessões. A propositura reconhece o wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no âmbito do Município.

Na Tribuna, os parlamentares falaram sobre a importância do Programa de Regularização Fundiária (Reurb) realizado no Município. Conforme o vereador e ex-secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Sérgio Folha (PV), estima-se que 60% dos imóveis localizados em Cotia estão irregulares. "O Município está em dívida com a sua sociedade, que cresceu de forma desordenada, sem planejamento, com vários parcelamentos irregulares de solo. A solução é a regularização fundiária, porque dá a oportunidade de estes moradores, que lutam há décadas, terem o direito à sua propriedade", afirmou Folha.

O vereador Edson Silva (Repub) ressaltou a importância do Reurb, por permitir que moradores sem condições financeiras possam regularizar seus imóveis. Além disso, contribui para o planejamento urbano. "A maneira de coibir o avanço sem planejamento, sem controle do desmatamento, é a regularização fundiária: você organiza o que está construído e impede que avance o desmatamento", explicou Professor Osmar (Podemos). 

A próxima região beneficiada pelo programa deve ser o Jardim Rebelato, mas a intenção é que a ação seja realizada em mais bairros. "Estamos devolvendo aos moradores a dignidade e a segurança com seus imóveis. O Recanto dos Victors foi só um start para outros bairros que estão por vir", destacou o vereador Peka Santos (Pros).

A regularização fundiária no bairro Recanto dos Victors foi realizada por meio de uma parceria entre Prefeitura e iniciativa privada. O Município participou do levantamento topográfico, forneceu e fez análise da documentação necessária para que a empresa realizasse o processo de regularização, além de emitir cada um dos Títulos de Legitimação de Posse necessários para a emissão da Matrícula.

Estiveram presentes os vereadores Professor Osmar (Podemos), Pedinha Dantas (PV), Dr Castor Andrade (PSD), Edson Silva (Repub). Peka Santos (Pros), Iran Soares (PSC), Johny Santos (PMN), Luis Gustavo Napolitano (PSD), Marcinho Prates (SD), Paulinho Lenha (MDB), Sérgio Folha (PV), Serginho (PSB) e o Presidente da Câmara Municipal, Celso Itiki (PSD). O vereador Sandrinho Santos (SD) participou de forma virtual.

As fotos da Sessão estão disponíveis na Galeria de Imagens. As matérias na íntegra podem ser acessadas no Sistema Siscam e o Resumo, abaixo ou neste link.

 

PROJETO DA ORDEM DO DIA:

  • Projeto de Lei nº 40/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Sandrinho Santos – “Reconhece o wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no âmbito do Município de Cotia, e dá outras providências.” ADIADO POR 3 SESSÕES

 

OFÍCIOS DA PREFEITURA LIDOS:

  • Ofício GP-DAO nº 24/2022 – Encaminha as Leis nº 2.256, 2.257 e 2.258; e Leis Complementares nº 337 e 338, datadas de 9 de novembro de 2022 e; Lei Complementar nº 339, datada de 10 de novembro de 2022.
  • Ofício SMF nº 218/2022 – Balancete da Receita e da Despesa do Município referente ao mês de outubro/2022.

 

INDICAÇÕES LIDAS:

  • Indicação nº 332/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Pavimentação asfáltica em toda extensão da Rua Jumirim, bairro Jardim Caiapiá.
  • Indicação nº 333/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Pavimentação asfáltica em toda extensão da Estrada Danúbio, bairro Pioneira.

Dia da Consciência Negra é celebrado em Sessão Solene na Câmara Municipal

por adm publicado 22/11/2022 16h01, última modificação 22/11/2022 16h01
Solenidade teve o anúncio da criação do Conselho de Igualdade Racial e reconhecimento da Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Câmara Municipal de Cotia realizou Sessão Solene na última sexta-feira, dia 18 (veja as fotos na Galeria de Imagens). Durante a cerimônia, com a presença de lideranças do Município, foi anunciada a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial e a alteração da denominação da Estrada das Mulatas para Estrada Carolina Maria de Jesus, em homenagem à autora do livro Quarto de Despejo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki (PSD), lembrou que o Poder Legislativo aprovou também o Projeto de Lei nº 51/2022, de sua autoria, que reconhece a Folia de Reis de Caucaia do Alto como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. "Demorou, mas chegou a hora de vocês terem voz. Fico muito feliz de fazer parte deste time do bem, formado por pessoas que querem mudar as coisas", afirmou.

Na Tribuna, o vereador Marcinho Prates (SD) destacou a importância da luta por representatividade e igualdade. "Fico imensamente contente de estar aqui representando nosso povo preto. Demoramos a ter o espaço que temos hoje. Passamos por muita coisa, mas precisamos lutar e defender nosso povo".

Representando a OAB Cotia, o presidente da Comissão para Promoção da Igualdade Racial, Walter Gonçalves Sampaio, ressaltou que o racismo prejudica a sociedade como um todo e a importância de celebrar lideranças negras. "Infelizmente nosso país é racista. Aqueles que pedem silêncio quanto ao debate da questão racial o fazem por acreditar que o racismo não os afeta. Lego engano. O racismo atinge a todos, negros e não negros. Portanto, mais do que a consciência do povo preto, devemos exaltar a força, fortalecer e reforçar a existência dos que estão entre nós, pela verdade, pela justiça, e pela igualdade que o povo negro busca em toda sua história".

 

FALAS NA TRIBUNA:
Vereador Celso Itiki, presidente da Câmara Municipal: "Temos um compromisso com a sociedade. Todos os vereadores estão unidos. Neste momento, nós temos uma união muito grande, isso faz o nosso Município evoluir. Demorou, mas chegou a hora de vocês terem voz. Sempre digo que a política é muito malvista em todos os aspectos, mas aqui em Cotia não. Fico muito feliz de fazer parte deste time do bem, formado por pessoas que querem mudar as coisas"
Gilmar de Almeida, gestor cultural e mestre de cerimônias da Sessão Solene: "Este é um dia muito importante para a comunidade preta. Isto não é uma comemoração, é uma reverência à memória dos escravizados, das escravizadas, por tudo o que passaram e pela grande contribuição, apesar de todo sofrimento, que deixaram para a história e a cultura brasileira. Não há um movimento que não tenha a motivação ou a herança da cultura africana que veio para o Brasil. É a nós, os brancos, que cabe a luta contra o racismo. É nossa obrigação lutar contra o racismo, contra a desigualdade, contra a perseguição, o ódio, a intolerância. Cabe a nós, que estamos aqui hoje com um certo privilégio, iniciar esta luta pelo povo negro"
Ângela Maluf, vice-prefeita: "É um momento muito importante de políticas públicas para o nosso povo preto. Devemos ser tratados e vistos nas nossas especificidades. Devemos tratar diferente os diferentes. Essa miscigenação nos faz tão lindos, belos e culturalmente fortes. É o Brasil que deve uma reparação estrutural contra o preconceito. Estamos em uma cidade que abraça todas essas diferenças e vamos construir laços para caminharmos juntos"
Cássia, filha do fundador da Folia de Reis de Caucaia, Casemiro de Jesus: "Isso tudo é muito importante para a minha família. É um novo recomeço, um novo início de história pra gente, depois de tudo que já passamos, já vivemos. Em nome da minha família agradeço de coração. Nossa família faz a Festa de Santo Reis todo ano, essa que é uma festa de doação. É isso que significa pra gente: doar um pouco de si. Hoje é um momento muito feliz, não tem como expressar"
Vereador Sérgio Folha: "Feliz por essa homenagem que Cotia está fazendo à nossa história, à história do Brasil. Eu cresci dentro da Folia de Reis, participando desde criança no Piauí. É algo que tenho dentro de mim e pude ver quantos pontos de cultura temos no nosso Município. Quando você participa de uma forma direta da administração, você passa a amar mais, a valorizar mais. O que eu quero dizer é que essas pessoas que aqui estão têm a importante missão de ajudar a levar nossa cultura a todos"
Vereador Marcinho Prates: "Fico muito contente de estarmos reunidos, de receber todos vocês na Casa do Povo. Fico imensamente contente de estar representando nosso povo preto. Demoramos a ter o espaço que temos hoje. Quero parabenizar o prefeito e a vice, que pegou essa bandeira e vem trazendo com força e garra. Passamos por muita coisa, mas precisamos lutar e defender nosso povo. Nossas portas estarão sempre abertas para acolher o povo da nossa cidade, fazer a representatividade a altura de todos nós"
Vereador Edson Silva: "É um momento de felicidade. Este gesto hoje, a aprovação deste Projeto de Lei, mostra que nós realmente temos uma visão diferenciada. Somos um Município que está de coração aberto a todos. Temos que acabar com o preconceito racial. Em pleno século XXI, ainda há pessoas que querem ser mais que os outros pela cor da pele, pela classe social. Esta é a Casa do Povo e esta lei aprovada hoje mostra que vocês sempre tiveram vez no nosso Município"
Pai Alexandre Brito: "Eu só tenho é a agradecer. Gostaria de registrar aqui que o que aconteceu domingo em Caucaia, onde nasci e fui criado. Foi um dia ímpar em que saudei muito minha ancestralidade. Para quem não sabe como funciona, convido a virem participar da nossa cerimônia para conhecerem o Candomblé. A casa de candomblé é um local cultural, de cuidado, de tradição, de ancestralidade. Nós reverenciamos e honramos nossa terra, nosso chão, nosso sagrado. É um local de resgate, cuidamos de pessoas, damos orientação espiritual, acolhemos as pessoas, nós fazemos tudo por amor ao sagrado. Candomblé é uma religião de muito amor, muita união e muita resistência. E é por essa resistência que chegamos à nossa 5ª Caminhada pela Paz, tão representativa que foi domingo em Caucaia. Rogo a Pai Oxalá pelo dia de hoje, que nos dê força para continuar lutando contra o preconceito, a intolerância religiosa, o racismo. Temos que manter em pé nossa bandeira e defender os nossos"
Pai Robson, do Instituto Girassol: "Não desistimos de continuar a luta. Não posso deixar de citar a senhora que me teve e teve tantos outros filhos, paridos como ela dizia, criados e gerados. Agradeço, minha mãe. Estamos aqui, continuamos aqui, seguindo sua caminhada. A partida dela tem um tempo, mas parece que foi ontem. Com muita garra, seguramos um na mão do outro e seguimos o legado deixado, de amor, de mais de 30 anos de trabalho, cuidando de mais de 400 famílias. O trabalho desta senhora foi grande. Em casa, eu fui criado, fui gerado por uma família preta. E agradeço as mãos que construíram este país, que foram pretas"
Walter Gonçalves Sampaio, presidente da Comissão para Promoção da Igualdade Racial da OAB Cotia: "Este ano de 2022 marca a necessidade de se reafirmar a luta contra o racismo e o preconceito que existe no nosso país. Infelizmente nosso país é racista. Aqueles que pedem silêncio quanto ao debate da questão racial o fazem por acreditar que o racismo não os afeta. Lego engano. O racismo atinge a todos, negros e não negros, porque o racismo não é apenas xingar alguém de 'macaco', tirando a humanidade desta pessoa. Não devemos esquecer nossos heróis do passado: Zumbi, Dandara, Maria Felipa e Luis Gama, entre outros. Não devemos esquecer nossos heróis do presente, Elza Soares, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Zezé Mota, Racionais MCs, entre outros. Portanto, mais do que a consciência do povo preto, devemos exaltar a força, fortalecer e reforçar a existência dos que estão entre nós. Pela verdade, pela justiça, e pela igualdade que o povo negro busca em toda sua história. Que Oxalá nos proteja"
Michelle, do Grupo Mães e Pais que Lutam: "Para nós, que lutamos sempre pela inclusão, é uma honra estar aqui. Fomos muito bem recebidos no grupo da Cultura de Paz. Agradecemos de todo coração o apoio à causa. Em Cotia temos uma campanha linda a respeito do autismo. É isso que buscamos: equidade e que todos sejam respeitados"
Genivaldo de Jesus, professor JJ: "Gostaria de agradecer a todos os presentes, às autoridades, mas muito especialmente à Secretaria da Cultura. O que aconteceu domingo foi algo realmente que marcou, que me fez lembrar quando Martin Luther King disse que tinha um sonho, o sonho de que suas filhas fossem julgadas pela força do seu caráter e não pela cor da sua pele. Assim como disse Nelson Mandela: não me preocupam as vozes altas das pessoas que fazem mal, mas sim o silêncio dos que fazem o bem. Domingo vimos muitas pessoas juntas que querem fazer o bem e o que vejo aqui hoje é muitas pessoas ecoando seus gritos contra o racismo. Novembro não é um mês de comemoração, mas de conscientização, porque por quase 400 anos nós não pudemos expressar a nossa religiosidade"

Três Projetos de Lei são aprovados na 38ª Sessão Ordinária

por adm publicado 21/11/2022 12h50, última modificação 21/11/2022 12h49
Um Veto, dois Ofícios e duas Indicações foram lidos na reunião da última sexta-feira

Realizada na tarde da sexta-feira, dia 18 de novembro, a 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal teve três Projetos de Lei e um Requerimento aprovados. Um Veto, dois Ofícios e duas Indicações também foram lidos durante a reunião.

Entre as matérias aprovadas está o Projeto de Lei nº 50/2022, que institui o Serviço de Inclusão para Pessoas com Deficiência (SINPcD). A propositura, de autoria do Executivo, recebeu 11 votos favoráveis. O objetivo, conforme justificativa do projeto, é fomentar a inclusão social das pessoas com deficiência.

Também com 11 votos favoráveis foi aprovado o Projeto de Lei nº 51/2022, do vereador Celso Itiki (PSD). A propositura declara Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Cotia a Folia de Reis. Também chamada de Reisado ou Festa dos Santos Reis, o evento é uma comemoração popular tradicional brasileira, realizada anualmente entre 24 de dezembro e 6 de janeiro. Em Cotia, a celebração ocorre há 30 anos.

Já o Projeto de Lei nº 49/2022, que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (Comdepir), foi aprovado por 12 votos. A norma, de autoria do Executivo, visa incrementar as políticas de promoção da igualdade racial, a fim de combater o racismo, o preconceito, a discriminação e a desigualdade.

Estiveram presentes os vereadores Iran Soares (PSC), Marcinho Prates (SD), Professor Osmar (Podemos), Paulinho Lenha (MDB), Johny Santos (PMN), Sérgio Folha (PV), Dr. Castor Andrade (PSD), Serginho (PSB), Edson Silva (Repub), Pedinha Dantas (PV), Peka Santos (Pros) e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki (PSD). Participaram de forma online Luis Gustavo Napolitano (PSD) e Sandrinho Santos (SD).

As fotos da Sessão estão disponíveis na Galeria de imagens. O Resumo pode ser encontrado abaixo e neste link, e as matérias na íntegra, no Sistema Siscam.

 

VETO LIDO:

  • Veto Total ao Projeto de Lei nº 39/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Serginho – “Autoriza o Poder Executivo a criar espaço para a prática de esportes radicais do wheeling e demais modalidades relacionadas, no âmbito do Município de Cotia, e dá outras providências.”

 

PROJETOS LIDOS E VOTADOS:

  • Projeto de Lei nº 49/2022 – do Executivo – Cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial – COMDEPIR, e dá outras providências correlatas. APROVADO POR 12 VOTOS
  • Projeto de Lei nº 50/2022 – do Executivo – Institui o Serviço de Inclusão para Pessoas com Deficiência – SINPcD, e dá providências correlatas. APROVADO POR 11 VOTOS
  • Projeto de Lei nº 51/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Celso Itiki – Declara Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Cotia, a ‘Folia de Reis’. APROVADO POR 11 VOTOS


OFÍCIO DA PREFEITURA LIDO:

  • Balancete da Receita e da Despesa da Câmara – Referente ao mês de outubro/2022.

 

REQUERIMENTO LIDO:

  • Requerimento nº 29/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Requer dispensa das formalidades regimentais, para apreciação na presente Sessão, em regime de urgência especial, das seguintes matérias: PROJETOS DE LEI Nº 49, 50 E 51/2022. APROVADO POR UNANIMIDADE

 

INDICAÇÕES LIDAS:

  • Indicação nº 330/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Abertura do Complexo Esportivo Arakan das 6h às 22h.
  • Indicação nº 331/2022 – de autoria do Vereador Dr. Castor – Contratar endocrinologista, cardiologista e pneumologista pediátricos.

 

OFÍCIO DIVERSO LIDO:

  • Comunicados do Fundo Nacional da Saúde – Informa Repasse de Verbas Federais ao Fundo Municipal de Saúde referente ao mês de outubro de 2022.

Poder Legislativo realiza 38ª Sessão Ordinária na tarde desta sexta-feira

por adm publicado 17/11/2022 13h03, última modificação 17/11/2022 13h03
Data da reunião foi adiada devido ao feriado nacional de Proclamação da República, celebrado na última terça-feira, dia 15

A partir das 16h desta sexta-feira, dia 18 de novembro, os vereadores de Cotia se reúnem para a 38ª Sessão Ordinária do ano. Como de costume, os trabalhos serão transmitidos ao vivo pela internet, na TV Câmara.

A data da reunião foi alterada em virtude do feriado nacional de Proclamação da República, celebrado na terça-feira, dia 15. A deliberação dos parlamentares foi lida durante a 37ª Sessão Ordinária e está disponível neste link.

Além da TV Câmara, a população também pode acompanhar a reunião pessoalmente na Câmara Municipal, localizada na rua Batista Cepelos, número 91.

 

Pratique Cidadania. Participe!

Câmara Municipal promove quatro palestras na próxima semana

por adm publicado 11/11/2022 10h21, última modificação 11/11/2022 10h21
Eventos são gratuitos e abertos ao público, com transmissão ao vivo pelo APP da Escola do Parlamento

Três eventos de formação online e um presencial estão agendados para a próxima semana na Câmara Municipal de Cotia. Os cursos, promovidos pela Escola do Parlamento por meio do Instituto de Gestão Municipal (IGM), são gratuitos e abertos ao público.

Na quarta e na sexta-feira, dias 16 e 18, as palestras serão ministradas exclusivamente online. A população pode acompanhar as aulas no APP da Escola do Parlamento (faça o download aqui).

Na quinta-feira, dia 17, ocorre mais uma aula presencial do curso Libras Intermediário. O evento, a partir das 13h30, pode ser acompanhado pessoalmente na Câmara Municipal (rua Batista Cepelos, número 91) ou ao vivo pelo aplicativo da Escola.

 

DATAHORÁRIOASSUNTO

16/11, quarta-feira

 

10h às 12h30

14h às 16h30

Gestão de Regulação (online)

Mídias Digitais (online)

17/11, quinta-feira 13h30 às 16h50 Libras Intermediário
18/11, sexta-feira 9h às 11h30 Controladoria (online)

Vereadores de Cotia aprovam uma matéria na 37ª Sessão Ordinária

por adm publicado 08/11/2022 16h05, última modificação 09/11/2022 10h48
Reunião desta terça-feira, dia 8, teve também três Ofícios e uma deliberação lidos

Realizada na manhã desta terça-feira, dia 8 de novembro, a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia teve a aprovação de uma propositura e leitura de três ofícios. Todos os vereadores estiveram presentes na reunião (veja as fotos aqui).

De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei Complementar nº 19/2022 recebeu 14 votos favoráveis. A matéria trata da atualização do Código Tributário do Município.

O Resumo da Sessão está disponível abaixo e neste link. As matérias na íntegra podem ser encontradas no Sistema Siscam.

 

38ª SESSÃO ORDINÁRIA- Em virtude do feriado nacional de Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro, terça-feira, os vereadores deliberaram pela alteração da data da 38ª Sessão Ordinária. A reunião da próxima semana será realizada na sexta-feira, dia 18 de novembro, às 16h, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim (veja a Deliberação neste link).

 

PROJETO LIDO E VOTADO:

  • Projeto de Lei Complementar nº 19/2022 – do Executivo – Altera a Tabela IV a que se refere o artigo 34 da Lei nº 10, de 26 de dezembro de 1983, que institui o Código Tributário do Município. APROVADO POR 14 VOTOS

 

OFÍCIOS TRIBUNAL DE CONTAS LIDOS:

  • Ofício C.ECR Nº 1886/2022 – TC-005131/989/22 – Encaminha cópia dos autos referente a irregularidades de contrato celebrado entre a Prefeitura e a empresa Find Serviços Empresariais.
  • Ofício CGC.ARC Nº 1350/2022 – TC-22039/989/21 – Encaminha cópia dos autos referente a irregularidades de contrato celebrado entre a Prefeitura e a empresa Viação Raposo Tavares.

 

DELIBERAÇÃO:

 

REQUERIMENTO LIDO:

  • Requerimento nº 28/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Requer dispensa das formalidades regimentais, para apreciação na presente Sessão, em regime de urgência especial, da seguinte matéria: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 19/2022. APROVADO POR UNANIMIDADE

 

OFÍCIO DIVERSO LIDO:

  • Ofício nº 139/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa repasse de recursos financeiro oriundos do Orçamento Geral da União.

Câmara Municipal realiza 37ª Sessão Ordinária nesta terça-feira

por adm publicado 07/11/2022 11h50, última modificação 07/11/2022 11h51
Reunião inicia às 10 horas na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim, com transmissão ao vivo pela internet

A Câmara Municipal de Cotia realiza na manhã desta terça-feira, dia 8 de novembro, a 37ª Sessão Ordinária. A reunião inicia às 10 horas, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Ivair.

A população pode acompanhar os trabalhos pessoalmente na Câmara Municipal, localizada na Rua Batista Cepelos, número 91. Como de costume, a Sessão será transmitida ao vivo pela internet, na TV Câmara.

 

Pratique Cidadania. Participe!

Poder Legislativo aprova o orçamento do Município para 2023

por adm publicado 07/11/2022 12h50, última modificação 07/11/2022 12h56
Ao todo, dez proposituras foram aprovadas na 36ª Sessão Ordinária, realizada na última sexta-feira

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou o orçamento de Cotia para 2023 durante a 36ª Sessão Ordinária, realizada na última sexta-feira, dia 4 de novembro. O Projeto de Lei nº 45/2022, que institui a Lei Orçamentária Anual (LOA), segue agora para sanção ou veto do Poder Executivo.

A previsão orçamentária para o Município no próximo exercício é de pouco mais de R$ 1,38 bilhão em Receitas. O Poder Executivo elabora a LOA anualmente a fim de definir os recursos disponíveis e onde eles serão alocados para concretizar as políticas e programas previstos no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Todos os documentos relativos ao orçamento do Município são públicos e podem ser encontrados online, neste link.

Ao todo, dez proposituras foram aprovadas: quatro Projetos de Decreto Legislativo, três Projetos de Lei, dois Projetos de Lei Complementar e um Projeto de Resolução. A última reunião teve ainda a leitura do Projeto de Lei nº 47/2022, do vereador Serginho (PSB), que institui a Semana Municipal de Conscientização do Uso da Internet por Crianças e Adolescentes, e duas Indicações de autoria do vereador Edson Silva (Repub).

Todos os vereadores estiveram presentes na Sessão (veja as fotos na Galeria de Imagens). O Resumo está disponível abaixo e neste link. As matérias na íntegra podem ser acessadas no Sistema Siscam.

 

PROJETO LIDO:

  • Projeto de Lei nº 47/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Sérgio Luiz de Freitas – Institui e inclui no calendário oficial de eventos e de programações do Município a ‘Semana Municipal de Conscientização do Uso da Internet por Crianças e Adolescentes’, no âmbito do município de Cotia, e dá outras providências.

 

PROJETOS LIDOS E VOTADOS:

  • Projeto de Lei Complementar nº 17/2022 – do Executivo – Confere nova redação ao caput do artigo 25 da Lei Complementar nº 276, de 3 de outubro de 2019. APROVADO POR 15 VOTOS
  • Projeto de Lei Complementar nº 18/2022 – do Executivo – Altera o artigo 66 da Lei nº 10, de 26 de dezembro de 1983, que institui o Código Tributário do Município. APROVADO POR 15 VOTOS
  • Projeto de Lei nº 48/2022 – do Executivo – Dispõe sobre a instituição da Gratificação Especial de Desempenho (GED), no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. APROVADO POR 14 VOTOS
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 21/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva - Concede medalhas “Mérito Legislativo Municipal” a integrantes da Guarda Civil de Cotia. APROVADO POR 15 VOTOS
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 22/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva - Concede medalhas “Mérito Legislativo Municipal” a integrantes da Guarda Civil de Cotia. APROVADO POR 14 VOTOS
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2022 – de autoria do Vereador Celso Itiki – “Concede a medalha ‘Mérito Legislativo Municipal’ ao Sr. Rubens Geraldo Kawahira.” APROVADO POR 15 VOTOS
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 24/2022 – de autoria do Vereador Celso Itiki – “Concede a medalha ‘Mérito Legislativo Municipal’ ao Sr. Agnaldo Sebastião Albuquerque.” APROVADO POR 15 VOTOS
  • Projeto de Resolução nº 6/2022 – de autoria da Mesa Diretora – Altera a Resolução nº 7, de 29 de outubro de 2019, que dispõe sobre a estrutura administrativa da Câmara Municipal de Cotia. APROVADO POR 13 VOTOS

 

PROJETOS VOTADOS

  • Projeto de Lei nº 44/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Edson Silva – Autoriza o Poder Executivo a instituir a “Campanha de Conscientização e incentivo à doação de cabelo”, no âmbito do Município de Cotia, e dá outras providências. APROVADO POR 14 VOTOS
  • Projeto de Lei nº 45/2022 – do Executivo – Estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2023. APROVADO POR 14 VOTOS

 

OFÍCIOS DA PREFEITURA LIDOS:

  • Ofício GP-DAO Nº 23/2022 – Encaminha a Lei nº 2.255, datada de 18 de outubro de 2022.
  • Ofício SMGEIC Nº 128/2022 – Encaminha Declaração de Sustentabilidade do Empreendimento

 

REQUERIMENTO LIDO:

  • Requerimento nº 27/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Requer dispensa das formalidades regimentais, para apreciação na presente Sessão, em regime de urgência especial, das seguintes matérias: PROJETOS DE LEI COMPLEMENTAR Nº 17 E 18/2022; PROJETO DE LEI Nº 48/2022; PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 21, 22, 23 E 24/2022; E PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 6/2022. APROVADO POR UNANIMIDADE

 

INDICAÇÕES LIDAS:

  • Indicação nº 328/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Contratação de empresa de segurança para o complexo Arakan nos períodos diurnos e noturnos.
  • Indicação nº 329/2022 - de autoria do Vereador Edson Silva - Construção de uma grade protetora ao redor do lago no complexo Arakan.

Escola do Parlamento: confira a agenda de palestras para os próximos dias

por adm publicado 04/11/2022 15h59, última modificação 04/11/2022 15h59
Oito eventos estão programados para os dias 7 a 11 de novembro na Câmara Municipal

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Cotia promove oito cursos e palestras na próxima semana. Os eventos, realizados por meio do Instituto de Gestão Municipal (IGM), são gratuitos e abertos ao público.

A programação de quarta-feira, dia 9, e de sexta-feira, dia 11, será desenvolvida de forma exclusivamente online, com transmissão ao vivo pelo APP da Escola do Parlamento. As palestras de segunda-feira, dia 7, e quinta-feira, dia 10, serão ministradas na Câmara Municipal e podem ser acompanhadas pessoalmente ou pelo aplicativo.

No APP da Escola do Parlamento estão disponíveis recursos como aulas ao vivo, vídeos e materiais de cursos anteriores. O download pode ser feito na Play Store.

  

DATAHORÁRIOASSUNTO
7/11, segunda-feira

9h30 às 12h

14h30 às 16h10

Cultura e Clima Organizacional

Economia Brasileira

9/11, quarta-feira

9h30 às 12h

14h às 16h30

Gestão de Regulação (online)


Mídias Digitais (online)

10/11, quinta-feira

9h30 às 12h

14h às 16h30

Cultura e Clima Organizacional

Libras Intermediário

11/11, sexta-feira

10h às 12h30

14h às 16h30

Controladoria (online)

Gestão Ambiental e a Perspectiva Pública (online)

Comissão de Finanças e Orçamento discute Orçamento de 2023 em Audiência Pública

por adm publicado 03/11/2022 15h27, última modificação 03/11/2022 15h27
R$ 1,38 bilhão em receitas é o valor estimado para o próximo exercício

Pouco mais de R$ 1,38 bilhão em Receitas são estimados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023. Os dados foram apresentadas em Audiência Pública da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, realizada na última quarta-feira, dia 26 de outubro (veja as fotos aqui).

Do total de despesas, o maior percentual será destinado à Educação, com 31% do Orçamento, o que corresponde a aproximadamente R$ 428 milhões. A seguir estão Obras e Infraestrutura Urbana, com 19% e Saúde com 16%.

A LOA é elaborada anualmente pelo Poder Executivo, que define os recursos disponíveis e onde eles serão alocados para realizar as políticas e programas do governo previstos no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Todos os documentos relativos ao orçamento do Município são públicos e podem ser encontrados online, neste link.

A Audiência Pública contou com a presença do vereador Luis Gustavo Napolitano (PSD), Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Ana Paula Rocha, Coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal da Fazenda, e do Contador da Câmara Municipal de Cotia, Adriano Resende. O evento pode ser assistido no canal do Poder Legislativo no Youtube.

 

CORREÇÃO - Anteriormente o texto publicado no site da Câmara Municipal de Cotia informava a previsão de receitas de R$ 1,8 bilhão. O valor estava equivocado, pois considerava a soma de itens que já estavam totalizados. 

36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal é adiada para a sexta-feira, dia 4

por adm publicado 28/10/2022 14h58, última modificação 28/10/2022 14h58
Devido ao feriado nacional de Dia de Finados, na terça-feira, funcionamento das repartições públicas sofre alterações

Devido ao feriado nacional de Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, e ao adiamento da celebração do Dia do Servidor Público, a Câmara Municipal de Cotia adiou a 36ª Sessão Ordinária para a próxima sexta-feira, dia 4. A alteração, em conformidade com o Artigo 103 do Regimento Interno, foi realizada por deliberação dos vereadores.

Duas proposituras estão na Pauta da Sessão. O Projeto de Lei nº 44/2022, do vereador Edson Silva (Repub), autoriza o Executivo a instituir campanha de conscientização e incentivo à doação de cabelo. Já o Projeto de Lei nº 45/2022, do Executivo, trata do orçamento do Município para 2023.

A 36ª Sessão Ordinária inicia às 10h, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim. A população pode acompanhar pessoalmente na Câmara Municipal (rua Batista Cepelos, número 91) ou ao vivo pela internet, na TV Câmara.

Não haverá atendimento nas repartições públicas entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, exceto serviços essenciais como segurança e saúde. O horário de funcionamento da Câmara volta ao normal na quinta-feira, dia 3, com atendimento ao público das 8h às 17h e, nos Gabinetes dos Vereadores, a partir das 9h.

Câmara Municipal aprova cinco homenagens na 35ª Sessão Ordinária

por adm publicado 26/10/2022 12h50, última modificação 26/10/2022 12h48
Reunião dessa terça-feira, dia 25 de outubro, teve também um Projeto de Resolução aprovado e quatro Indicações lidas

Os vereadores de Cotia aprovaram três Moções e dois Projetos de Decreto Legislativo na 35ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira, dia 25 de outubro. Todos os vereadores estiveram presentes (veja as fotos na Galeria de Imagens).

Aprovado por 13 votos, o Projeto de Decreto Legislativo nº 19/2022, de autoria do Vereador Iran Soares (PSC), concede o Título de Cidadão Cotiano a Erni Walter Seibert. Natural do Rio Grande do sul, o homenageado é doutor em Ciências da Religião e membro do Conselho Global das Sociedades Bíblicas Unidas.

Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 20/2022, do Vereador Edson Silva (Repub), recebeu 12 votos favoráveis e um contrário do vereador Johny Santos (PMN). A propositura concede o Título de Cidadã Cotiana à Monja Budista Abadessa Mestra Miao You, Mestra Abadessa do Templo Zu Lai.

Três Moções foram aprovadas por unanimidade. As Moções de Pesar nº 24/2022 e Moção nº 25/2022, de autoria do vereador Celso Itiki (PSD), lamentam o falecimento de Ana Lúcia Luciano Gil e Romildo Gil, ocorridos nos dias 14 e 11 de outubro. Já a Moção de Aplausos nº 26/2022, do Vereador Luis Gustavo Napolitano (PSD), homenageia a Empresa HP Embalagens por participar da renúncia fiscal e optar pelo incentivo a ações sociais em Cotia.

O Resumo da 35ª Sessão Ordinária está disponível abaixo e neste link. As matérias na íntegra podem ser acessadas no Sistema Siscam.

 

PROJETOS LIDOS E VOTADOS:

  • Projeto de Decreto Legislativo nº 19/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Iran Soares – “Concede o Título de Cidadão Cotiano ao Sr. Erni Walter Seibert.” APROVADO POR 13 VOTOS
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 20/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Edson Silva – “Concede Título de Cidadã Cotiana à Monja Budista Abadessa Mestra Miao You.” APROVADO POR 12 VOTOS COM 1 (UM) CONTRÁRIO DO VEREADOR JOHNY SANTOS
  • Projeto de Resolução nº 5/2022 – do Legislativo – de autoria dos integrantes da Mesa Diretora – Altera o artigo 4º, da Resolução nº 2, de 4 de outubro de 2022, que Institui o “Auxilio-Saúde” aos servidores ativos da Câmara Municipal de Cotia e dá outras providências. APROVADO POR 12 VOTOS

 

OFÍCIO DA PREFEITURA LIDO:

  • Ofício SMF Nº 208/2022 – Balancete da Receita e da Despesa do Município referente ao mês de setembro/2022.

 

REQUERIMENTO:

  • Requerimento nº 26/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Requer dispensa das formalidades regimentais, para apreciação na presente Sessão, em regime de urgência especial, das seguintes matérias: PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 19 E 20/2022, E PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 5/2022. APROVADO POR UNANIMIDADE

 

INDICAÇÕES:

  • Indicação nº 324/2022 – de autoria do Vereador Iran Soares – Reforma e manutenção no banheiro público da praça Joaquim Nunes.
  • Indicação nº 325/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Pavimentação asfáltica na travessa Engenho Novo, bairro Parque Monjolo.
  • Indicação nº 326/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Regulação fundiária na travessa do Engenho Novo, bairro Parque Monjolo.
  • Indicação nº 327/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Coleta de lixo na travessa do Engenho Novo, bairro Parque Monjolo.

 

MOÇÕES:

  • Moção nº 24/2022 – de autoria do Vereador Celso Itiki – De pesar pelo falecimento da Sra. Ana Lúcia Luciano Gil. APROVADA POR UNANIMIDADE
  • Moção nº 25/2022 – de autoria do Vereador Celso Itiki – De pesar pelo falecimento do Sr. Romildo Gil. APROVADA POR UNANIMIDADE
  • Moção nº 26/2022 – de autoria do Vereador Luis Gustavo Napolitano – De Aplausos a Empresa HP Embalagens. APROVADA POR UNANIMIDADE

 

OFÍCIOS DIVERSOS LIDOS:

  • Ofício nº 130/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa repasse de recursos financeiro oriundos do Orçamento Geral da União
  • Ofício nº 131/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa repasse de recursos financeiro oriundos do Orçamento Geral da União
  • Ofício nº 132/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa repasse de recursos financeiro oriundos do Orçamento Geral da União

Outubro Rosa: Câmara Municipal promove palestra sobre prevenção ao câncer

por adm publicado 25/10/2022 16h00, última modificação 25/10/2022 16h00
Evento está marcado para as 10h desta quinta-feira, dia 27, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim
Outubro Rosa: Câmara Municipal promove palestra sobre prevenção ao câncer

Foto: Freepik

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Cotia realiza na manhã desta quinta-feira, dia 27 de outubro, a palestra Amor em um Toque. O evento, que inicia às 10 horas na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim, faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino.

O tema será abordado por Shirlei Cristina Barbosa, que falará sobre a importância da realização dos exames preventivos. A palestra é gratuita e aberta ao público. A população pode acompanhar pessoalmente na Câmara Municipal, localizada na Rua Batista Cepelos, número 91, ou ao vivo pela internet, no APP da Escola do Parlamento.

 

CAMPANHA - O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 em Nova York. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama visando reduzir a incidência e a mortalidade.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no mundo e ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres brasileiras. No país, estima-se que mais de 66 mil novos casos de câncer de mama foram descobertos no ano passado, com um risco estimado de aproximadamente 62 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo) geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo e saída espontânea de líquido. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Legislativo de Cotia realiza 35ª Sessão Ordinária nesta terça-feira

por adm publicado 24/10/2022 10h20, última modificação 24/10/2022 10h20
Reunião, a partir das 10 horas, pode ser acompanhada pessoalmente na Câmara Municipal ou ao vivo pela internet

A Câmara Municipal de Cotia se reúne na manhã desta terça-feira, dia 25 de outubro, para a 35ª Sessão Ordinária de 2022. A reunião inicia às 10 horas, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim.

A população pode acompanhar a Sessão pessoalmente na Câmara Municipal, localizada na Rua Batista Cepelos, número 91, ou ao vivo pela internet, na TV Câmara.

 

Pratique Cidadania. Participe!

Agenda: Escola do Parlamento promove sete eventos na próxima semana

por adm publicado 21/10/2022 09h20, última modificação 21/10/2022 09h17
Palestras e cursos, realizados por meio do Instituto de Gestão Municipal (IGM), são gratuitos e abertos ao público

Três palestras presenciais e quatro online estão marcadas para a próxima semana na Câmara Municipal de Cotia. A programação é promovida pela Escola do Parlamento, por meio do Instituto de Gestão Municipal (IGM).

Na segunda-feira, dia 24, acontecem duas aulas presenciais: Cultura e Clima Organizacional, a partir das 10h, e Economia Brasileira, às 14h30. O curso Libras Intermediário, também presencial, será realizado às 14h de quinta-feira, dia 27. A população pode acompanhar os eventos pessoalmente na Câmara Municipal (Rua Batista Cepelos, número 91) ou ao vivo pelo App da Escola do Parlamento.

Os cursos de Mídias Digitais, Economia Brasileira, Controladoria e Gestão Ambiental serão ministrados exclusivamente online. Para participar, basta instalar o aplicativo da Escola, disponível na Play Store. Na ferramenta também são disponibilizados os materiais e vídeos de aulas anteriores.

 

DATAHORATEMA
24/10, segunda-feira

10h às 11h40

14h30 às 16h10

Cultura e Clima Organizacional

Economia Brasileira

26/10, quarta-feira 14h às 16h30 Mídias Digitais (online)
27/10, quinta-feira

10h às 11h40

14h às 16h30

Economia Brasileira (online)

Libras Intermediário

28/10, sexta-feira

10h às 12h30

14h às 16h30

Controladoria (online)


Gestão Ambiental (online)

Câmara Municipal promove Audiência Pública sobre o orçamento de 2023

por adm publicado 20/10/2022 11h10, última modificação 20/10/2022 11h09
Lei Orçamentária Anual (LOA) será apresentada pela Comissão de Finanças e Orçamento na quarta-feira, dia 26, a partir das 10 horas

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal realiza na manhã da próxima quarta-feira, dia 26 de outubro, a Audiência Pública sobre o orçamento de Cotia para 2023. A reunião inicia às 10 horas, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim, com transmissão ao vivo pela internet, na TV Câmara.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2023 está detalhada no Projeto de Lei nº 45/2022. O documento estima a Receita e fixa a Despesa do Município para o próximo ano, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A elaboração do orçamento municipal é regulada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e pelo Plano Plurianual (PPA). A LDO é formulada pelo Poder Executivo e aprovada pela Câmara Municipal no início de cada ano. Já o Plano Plurianual (PPA), ferramenta de planejamento de médio prazo, identifica as prioridades e programas de Governo para os próximos quatro anos, norteando o desenvolvimento da LDO e da LOA.

Os textos do PPA, da LDO e da LOA são públicos e estão disponíveis nos sites do Poder Legislativo nas três esferas de Governo. Os projetos de Cotia, atuais e de exercícios anteriores, podem ser encontrados neste link.

Vereadores aprovam reajuste dos auxílios moradia e alimentação para o Mais Médicos

por adm publicado 19/10/2022 14h55, última modificação 19/10/2022 14h51
Projeto de Lei nº 46/2022, do Executivo, foi aprovado por 14 votos durante a 34ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira

Com 14 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Cotia aprovou o reajuste das bolsas auxílio-moradia e auxílio-alimentação pagas aos profissionais contratados pelo programa Mais Médicos. O Projeto de Lei nº 46/2022, do Executivo, foi lido e votado na 34ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira, dia 18 de outubro.

Na votação, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki (PSD), esclareceu que a medida é necessária para incentivar a permanência dos profissionais do Mais Médicos em Cotia. "Nós temos 11 vagas aqui no Município para o Programa Mais Médicos e hoje temos apenas cinco destes cargos ocupados, porque os médicos não vêm trabalhar no Município apenas com o salário pago pelo Governo Federal", explicou o parlamentar.

A propositura determina que o novo valor do auxílio-alimentação será de R$ 3 mil mensais, enquanto o valor do auxílio-moradia será de R$ 9 mil. A medida tem efeito retroativo a partir de 1º de outubro.

Todos os vereadores estiveram presentes na Sessão (veja as fotos na Galeria de Imagens). O Resumo da reunião está disponível abaixo e neste link, e as matérias na íntegra no Sistema Siscam.

 

PROJETO LIDO E VOTADO:

  • Projeto de Lei nº 46/2022 – do Executivo – Altera dispositivo da Lei nº 1.805, de 26 de fevereiro de 2014. APROVADO POR 14 VOTOS

 

REQUERIMENTO LIDO:

  • Requerimento nº 25/2022 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Requer dispensa das formalidades regimentais, para apreciação na presente Sessão, em regime de urgência especial, da seguinte matéria: PROJETO DE LEI Nº 46/2022. APROVADO POR UNANIMIDADE

 

INDICAÇÕES LIDAS:

  • Indicação nº 321/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Implantação de uma academia ao ar livre com brinquedos para criança no bairro Jardim Passárgada I.
  • Indicação nº 322/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Pavimentação asfáltica na Estrada do Tabuleiro Verde, bairro Tijuco Preto.
  • Indicação nº 323/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Construção de um CRAS no bairro Parque Turiguara.

 

MOÇÕES LIDAS:

  • Moção nº 22/2022 – de autoria dos Vereadores – De pesar pelo falecimento do Sr. Paulo de Tarso Fogaça. APROVADA POR UNANIMIDADE
  • Moção nº 23/2022 – de autoria do Vereador Celso Itiki – De aplausos ao Esporte Clube Portão. APROVADA POR UNANIMIDADE

 

OFÍCIO DIVERSO LIDO:

  • Sabesp – Prestação de contas acerca dos serviços executados pela sabesp no período de janeiro a agosto de 2022.

34ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal é nesta terça-feira

por adm publicado 17/10/2022 10h40, última modificação 17/10/2022 10h43
Reunião inicia às 10 horas, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim, com transmissão ao vivo pela internet

Na manhã desta terça-feira, dia 18 de outubro, a Câmara Municipal de Cotia realiza a 34ª Sessão Ordinária de 2022. A reunião acontece na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim, a partir das 10 horas.

A Sessão será transmitida ao vivo pela internet, na TV Câmara. A população também pode acompanhar os trabalhos pessoalmente na Câmara Municipal, localizada na Rua Batista Cepelos, número 91. 

 

Pratique Cidadania. Participe!

Ações do documento