Banco de Ideias Legislativas

Criado pela Lei nº 2.018/2018, o Banco de Ideias Legislativas é uma ferramenta que traz o cidadão para mais perto do Legislativo. Nesta página você acompanha as ideias apresentadas pela população aos vereadores.
Data:18/07/2018
Área: Educação
Descrição:
Proibir a comemoração do dia dos bandeirantes nas escolas da cidade, que geralmente fantasiam as crianças de bandeirantes e índios para comemorar o dia. Os bandeirantes foram pessoas que escravizaram e assassinaram milhares de índios e negros e exterminavam quilombos, não vejo razão para fazer uma comemoração e incentivar crianças a se vestirem de assassinos e escravocratas.
Primeiro Nome do Autor: Marcelo

 

 

 

Data:16/07/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição:
Como uma forma de combater a corrução, proponho um projeto de lei que proíba vereadores e prefeitos, bem como outros funcionários públicos de indicar e empregar parentes em cargos públicos.
Primeiro Nome da Autora: Marcela

 

 

Data:16/07/2018
Área: Outros
Descrição:
Criação de uma lei que obrigue igrejas e templos de Cotia a apresentarem sua contabilidade a receita federal, mesmo que estejam livres do Imposto de renda e IPTU, a iniciativa serve para impedir que sejam utilizadas para lavagem de dinheiro (por exemplo,ninguém vai doar 50 mil para a igreja do nada,sem ter nenhum interesse no meio), para mais informação a respeito de onde são gastos os recursos adquiridos e impedir que responsáveis pela igreja ou templo, adquiram bens para eles mesmos em nome da igreja/templo apenas para não pagar imposto, como é o caso de algumas igrejas que adquirem carros de luxo, uma igreja não tem necessidade de um carro de luxo, é uma prática apenas para evitar que as pessoas físicas donas do carro paguem imposto, por que está no nome da igreja, não delas.
Primeiro Nome do Autor: Joaquim

 

 

Data:11/07/2018
Àrea: Assistência Social
Descrição:
A criação de um albergue para pessoas em situação de rua, onde muitas em dias de frio acabam morrendo por hipotermia, muitas vezes passam um dia inteiro sem comer qualquer alimento, e não tem oportunidade de sair da situação em que se encontra. A criação de um albergue eliminaria esses problemas, pois seria um lugar para essas pessoas se refugiarem, onde poderia ser servido um café e almoço a preços simbólicos, e também poderia ser oferecido trabalho, em parcerias com empresas, ou mesmo trabalhos relacionados a prefeitura, como gari entre outros. Falta propostas da câmara e prefeitura em torno desse assunto.
Primeiro Nome do Autor: Matheus

 

 

Data:11/07/2018
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição:
Na Avenida professor Manoel José Pedroso, ao lado do IML, há um terreno que possue um bom espaço, há anos só serve para crescer mato, pode ser feito uma praça no lugar, inclusive com pista de skate, além de dar uma melhora na paisagem do lugar, melhorará a iluminação, dará um lugar para as pessoas terem um pouco de lazer, e o melhor é que não é um projeto de grande custo. Sempre vemos os vereadores e prefeito inaugurando obras em Caucaia, melhorias em determinadas regiões de lá, porém essa região aonde está localizada a prefeitura nunca recebeu muita atenção.
Primeiro Nome do Autor: Marcelo

 

 

Data:11/07/2018
Área: Educação
Descrição:
Bom dia, Eu quero propor a criação de uma escola militar aqui em Cotia, é interessante pois o ensino oferecido é de ótima qualidade, as práticas didático-pedagógicas nos Colégios Militares subordinam-se às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército, ou seja, vai desenvolvendo um caráter, moral, disciplina na pessoa, é completamente o oposto do sistema público, mas que realmente desenvolve as pessoas, e o melhor de tudo é que é gratuito, se entra por concurso. Além de dar uma base para quem quiser seguir carreira militar, também interessa a pessoas que querem ensino de qualidade. Não faz sentido uma cidade do tamanho de Cotia, que se desenvolve cada vez mais não possuir uma, há cidades até do interior de do estado de São Paulo que possuem. O ensino de qualidade é uma das ferramentas de combate a violência, por isso, seria interessante para a cidade também como um todo. O interessante seria a construção em um lugar onde o estado não é tão presente, por que além de criar uma certa presença, ajuda a melhorar o local, dar oportunidades e incentivar crianças a não entrar no mundo do crime, diminuir a violência, por exemplo no popular morro do macaco.
Primeiro Nome do Autor: Caio

 

Data:06/07/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição:
proponho um projeto de lei que obrigue que todas as pessoas que sejam indicadas para ocupar pastas e secretárias, como por exemplo secretária da educação por exemplo (entre outras), só possa assumir se ela tiver capacidade técnica para tal (Diploma de algum curso referente a área), isso evita que sejam colocadas pessoas sem capacidade técnica alguma para assumir secretárias, mas que assumem e são indicadas apenas por ter amizade com altos funcionários públicos, por troca de favores, entre outros motivos nada republicanos, ajudando a evitar casos de corrupção e de sobra contribuindo para um melhor desenvolvimento das áreas, por que serão administradas por pessoas formadas na área.
Primeiro Nome da Autora: Aline

 

 

Data:04/07/2018
Área: Segurança Pública
Descrição: Quero propor a todos Vereadores de Cotia para coibir Furos,Roubos, Latrocínio etc que vem ocorrendo em toda cidade de Cotia, Instalação de Câmera de vigilância Com central de Monitoramento em toda Cidade,pois inibir os Furtos, e tem um custo benefício excelente para o município exemplo: 
Moro na Rua Rua Doutora Aparecida Fernandes de Jesus aqui os bandidos roubam em todos horários:de Manhã, tarde e noite e não acontecem nada e não há nenhuma prevenção precisamos que os Vereadores tomem providências afim de resolver o mais breve possível! Não só aqui mais em todo município Cotia está muito perigosa !
Primeiro Nome do Autor: Donisete

 

 

Data:03/07/2018
Área: Educação
Descrição: A criação de um novo modelo de ensino nas escolas municipais, que de um foco maior a formação do caráter, moral e valores. No Japão as escolas primárias dão uma atenção a formação dos valores da criança, claro que ensinar a ler, escrever, fazer contas é importante, mas também é importante desde cedo a formação como cidadão, ensinar a criança a valorizar bens públicos, a respeitar o próximo, respeitar as diferenças,não jogar lixo no chão, entre outros, isso contribui para a formação de uma sociedade melhor, por que desde cedo você já está moldando isso, como a criança ainda está moldando a sua visão de mundo, seria interessante aproveitar essa fase e criar cidadãos melhores. No japão por causa desse modelo, as pessoas respeitam bens públicos, não jogam lixo no chão, respeitam o próximo, o índice de violência é extremamente baixo, sem falar que isso também ajudaria a combater o racismo, homofobia entre outros preconceitos.
Primeiro Nome da Autora: Bruna

 

 

Data:29/06/2018
Área: Economia (Indústria, Comércio, Emprego)
Descrição: LEI DE INCENTIVO E FOMENTO DO COOPERATIVISMO MUNICIPAL 

• Implantação de uma incubadora de empreendimentos solidários; 

 Formação em economia solidária; (doutrina cooperativista; princípios) 
 Parceria – extensão universitária cursos de: Administração de empresas; 
Logística; 
Finanças; 
Direito; 
Pedagogia (alfabetização) 
 Elaboração de plano estratégico; 
 Elaboração de plano de negócio; 

• Regulamentação do tratamento jurídico e tributário dos empreendimentos; 

• Possíveis ações:

 Grupos de mulheres: 

Costura (uniformes escolares; uniformes dos trabalhadores da secretaria de obras; uniformes dos profissionais da saúde) 
Cozinha – profissionais e auxiliares (escolas; restaurante popular municipal; parques e sítios ligados ao turismo) 
Conservação e limpeza (órgãos públicos) 
Estamparia de camisetas; 

 Grupos de Homens: 

Controle de acesso (órgãos públicos; parques e sítios ligados ao turismo) 
Serviços de manutenção civil; 
Serviços de manutenção de mobiliário do patrimônio publico; 

 Padaria comunitária: Instaladas: Sacolão municipal; 
Terminal de Caucaia; 
Próximas aos CRAS; 

 Agricultura familiar: Produção local de verduras, legumes, frutas, flores, mel, pescados, leite. (Utilização no restaurante popular municipal e merenda escolar)

 Fomento turístico: Guias de turismo; 
Contadores de histórias e causos; 
Monitores de trilhas; 
Recreadores; 
Atendentes; 
Monitores culturais; 

 Ceuc (Ceic) e Apae: Oficinas de artesanato; 
Produção de souvenires para os pontos turísticos; 
Pinturas em camisetas e sacolas de panos (conferencias; turismo) 
Arranjos de flores para eventos;
Primeiro Nome do Autor: João

 

 

Data:29/06/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição:
No site da câmara só é disponibilizado informações sobre os salários dos vereadores, gostaria que fosse disponibilizado os benefícios que cada um recebe, além dos seus gastos, entre outros. A total transparência sobre seus representantes é um direito dos cidadãos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, ética, responsável para que os cidadãos possam ter um melhor acompanhamento dos seus representantes.
Primeiro Nome da Autora: Micaela

 

 

 

Data:26/06/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição
Fica proibido funcionários públicos e comissionados receberem acima do teto constitucional, mesmo que acumulem funções, cargos entre outros. O projeto de lei visa aliviar as contas públicas, respeitar a constituição que coloca um limite ao salário do funcionalismo público e evitar que pessoas se aproveitem para enriquecer as custas do estado.
Primeiro Nome do Autor:
Vladimir

 

  

Data:26/06/2018
Área: Outros
Descrição: Proponho a criação de uma lei que obriga a fiscalização e auditoria nas contas de todas as obras públicas do município de Cotia após o seu término, buscando encontrar possíveis fraudes, superfaturamentos ou outros, a medida visa combater e prevenir corrupção. Em caso de comprovadas fraudes e superfaturamentos as empresas e agentes públicos envolvidos devem ser penalizados, devolvendo aos cofres públicos o dinheiro desviado, as empresas envolvidas impedidas de prestar novamente serviços ao município, e agentes públicos expulsos da vida pública
Primeiro Nome da Autora: Yasmin

 

 

Data:25/06/2018
Área: Outros
Descrição: Por conta do crescimento de pessoas com acesso a internet, em especial nas redes sociais como o Facebook sugiro a casa que as sessões sejam transmitidas por meio do Facebook, além do site. Com isso uma maior parcela da população conseguirá acompanhar as ações feitas pelos parlamentares. Outra justificativa é que não teria necessidade de gasto com nenhum outro sistema ou hardware para transmissão, já que é possível realizar a transmissão em ambos os locais. 
Primeiro nome do Autor: Rudney

 

 

Data:25/06/2018
Área: Segurança Pública
Descrição Olá. Venho através desta propor a criação do projeto de lei que torna crime a utilização, comercialização e fabricação de materiais cortantes cujo objetivo seja adicioná-los a outra substância ou objeto como recurso que torna o objeto com atributos de corte (vide cerol). Também fica proíbida a utilização e comercialização para menores de idade de linhas com características cortantes e seu uso por qualquer pessoa quando o objetivo seja utilizar este material em pipas, papagaios e atividades que ponham em risco a integridade fisica das pessoas
Primeiro Nome do Autor: Henrique

 

 

Data:25/06/2018
Área: Funcionalismo Público
Descrição: Filhos de vereadores e prefeitos sejam obrigados a estudar em escolas públicas. Se colocam seus filhos em escolas privadas é por que consideram as escolas públicas ruins,e a grande ironia na questão é que são justamente os responsáveis pela qualidade do ensino público. Precisamos acabar com essa cultura e mentalidade de privilegiados, dar o exemplo de que todos são iguais. Essa proposta também ajuda a população a ganhar uma nova visão sobre políticos e política, principalmente nesse momento em que a repulsa pela tal está enorme. É um passo inteligente e certeiro a se dar
Primeiro Nome da Autora: Raquel

 

 

Data:24/06/2018
Área: Meio Ambiente
Descrição:
Implantar uma política de logística reversa municipal.Oferecendo apoio às empresas locais para criar canais de distribuição reversos, principalmente,de lixo eletrônico
Primeiro Nome
do Autor:
Ewandro

 

 

Data:23/06/2018
Área: Habitação
Descrição:
Instituir o IPTU Verde, descontos no imposto de acordo com as tecnologias verdes implantadas na residência, captação e reuso da água da chuva, energia solar ou outra alternativa sustentável, produção de alimentos, mais de 50% de permeabilidade do solo do lote, biodigestor, produção de alimentos agroecológicos, entre outros. Podendo obter até recebimento por captação de carbono gerando esses créditos que podem cobrir a arrecadação atual e ainda gerar créditos fiscais ao proprietário do imóvel, seja residencial, comercial ou industrial.
Primeiro Nome do Autor (a): Tiago

 

Data:21/06/2018
Área: Saúde Animal
Descrição:
Implementar um hospital veterinário municipal.

Primeiro Nome
do Autor:

Ewandro

 

 

Data:21/06/2018
Área: Meio-Ambiente
Descrição: A proibição de distribuição de sacolas plásticas nos supermercados e comércios da cidade de cotia, que sejam distribuídas opções como sacolas biodegradáveis e recicláveis. Visto a quantidade de sacolas plásticas que são jogadas na rua e demoram muito tempo para se decompor, a quantidade de plástico que se acumula nos oceanos e rios, a quantidade de plástico que são confundidos como alimento por diversos animais, essa lei ajudará na preservação do meio ambiente, especialmente Cotia que conta com uma área de preservação ambiental. esta proposta visa complementar a lei aprovada na câmara de Cotia que proíbe a distribuição de canudinhos pelo mesmo motivo.
Primeiro Nome  da Autora: Amanda 

 

 

 

Data:21/06/2018
Área: Segurança
Descrição:
A obrigação de iluminação em passarelas e viadutos, essa proposta visa diminuir o número de roubos em passarelas e viadutos, especialmente a noite onde devido a falta ou a má iluminação contribui para aumentar o índice de roubos.
Primeiro Nome do Autor: Moacir

 

  

Data:20/06/2018
Área: Outros
Descrição: Proibição de símbolos religiosos em repartições públicas, o estado brasileiro é laico, o que significa que a administração pública deve ser neutra com relação a religião. Portanto, os locais de acesso público das repartições públicas, como escolas, salas de audiência, câmaras legislativas entre outros, não podem ostentar símbolos de qualquer grupo religioso
Primeiro nome do Autor: João

 

  

Data:

20/06/2018
Área: Outros
Descrição: Proibir que candidatos a prefeito e vereadores utilizem a palavra "pastor/padre" no seu nome de candidato (ex.Pastor Fulano, Padre Ciclano). O Estado brasileiro é laico, autoridades públicas não devem representar qualquer religião, incluindo candidatos a tal. O Tribunal Superior Eleitoral já proibiu campanhas eleitorais em igrejas e templos, então por que ainda utilizam religião para fins eleitorais? o simples fato do candidato utilizar "pastor/padre" no nome, se refere a utilizar a religião como meio de conseguir votos,(gerando até desvantagem para outros candidatos),ou seja, usando-a para manipular eleitores, que não votarão por projetos, por candidatos honestos e competentes, mas pela religião.
Primeiro Nome da Autora: Manuella

 

 

Data:20/06/2018
Área: Serviços Públicos
Descrição: Renovação da frota de ônibus de Cotia, a gradual substituição dos ônibus movidos a Gasolina e/ou Diesel por ônibus movidos a Combustíveis renováveis e/ou elétricos com uma data limite para a total renovação da frota. Essa proposta contribui para diminuir a poluição do ar, melhorando a qualidade de vida, ajudará a reduzir os custos, logo o preço das passagens, e no caso dos elétricos diminui a poluição sonora, já que são silenciosos
Primeiro Nome do Autor: Carlos

  

 

Data:

19/06/2018
Área: Economia (Indústria, Comércio, Emprego)
Descrição: Sugiro criar uma lei que transforme Caucaia do Alto em um polo de ecoturismo, com o objetivo de atrair investimentos, gerar empregos e incentivar o desenvolvimento da região
Primeiro nome do Autor: Osmar

  

 

Data:19/06/2018
Área: Outros
Descrição Proponho a elaboração de um projeto para a criação de um zoológico municipal, esta iniciativa aumentaria o turismo na cidade de cotia, geraria a criação de empregos, daria mais uma opção de lazer ao povo cotiano, contribuiria para a educação e conscientização a respeito da preservação do meio ambiente e impulsionaria a economia local, gerando até mais receitas para a prefeitura
Primeiro Nome da Autora: Suellen

 

 

Data:

19/06/2018
Área: Educação
Descrição: Redução do número máximo de alunos em cada sala de aula de 40 para 30, isso ajudará a aumentar a qualidade do ensino, visto que terá menos alunos para receber atenção do professor, menos bagunça, será mais fácil controlar a sala, dará para acompanhar melhor cada aluno, entre outros. Na Europa e EUA o número de alunos por sala chega a 20, máximo 25 em alguns casos, o que contribui para um ensino melhor. É extremamente difícil 1 professor controlar uma sala com 40 alunos
Primeiro Nome do Autor: Otávio

 

 

Data:18/06/2018
Área: Obras e infraestrutura
Descrição: Complementaçao do asfalto na Estrada dos Pereiras ligando assim o bairro da Água Espraiada e dos Pereiras.
Primeiro
Nome do Autor:
Artur

 

 

Data:18/06/2018
Área: Obras e Infraestrutura
Descrição: Proponho a elaboração de um projeto para a criação de um monotrilho ligando a cidade de Cotia a cidade de São Paulo, a população da cidade não para de crescer, a rodovia Raposo Tavares está cada vez mais congestionada, levando pessoas e mercadorias a gastarem mais tempo para chegar aos seus destinos, o monotrilho ajudaria a diminuir a circulação de carros, melhorando o fluxo na rodovia,reduzindo a poluição do ar, e contribuindo para baratear a passagem, já que o monotrilho não gastaria com gasolina, não estando suscetível a variação do preço. A cidade de Cotia está crescendo e não está investindo em infraestrutura para amenizar os futuros problemas, o monotrilho é um ótimo investimento a curto, médio e longo prazo.
Primeiro Nome do Autor: Tadeu

 

 

Data:18/06/2018
Área: Outros
Descrição: Combate a corrupção, devido a pouco tempo atrás a prefeitura de cotia ter feito um contrato com a empresa AGRO, em relação a compra de cestas básicas, onde foi realizado uma denúncia ao ministério público sobre o superfaturamento do contrato, onde foi divulgado em matéria pela Rede Globo, proponho que empresas que estiverem sendo investigadas ou condenadas por casos de corrupção, fiquem proibidas de fazer contratos e prestar serviços a órgãos públicos do município de Cotia, contribuindo assim no combate a corrupção.
Primeiro Nome do Autor: Pedro

  

Data:15/06/2018
Área Outros
Descrição
Proibir a fabricação e o comércio de fogos de artifício com ruído, pois eles causam muito incômodo aos animais, crianças, autistas e idosos.
Primeiro
Nome do Autor:
Ewandro

 

  

Data: 15/06/2018
Área: Meio Ambiente
Descrição:
Proponho a elaboração de um programa para criação de um abrigo municipal para reintegração de cães e gatos em situação de rua, melhorando assim a saúde pública evitando a proliferação de doenças. Tendo como visão conscientizar as pessoas sobre maus tratos, abandono, cuidados com cães e gatos e incentivar a adoção. A criação de um abrigo municipal se faz necessária devido a grande quantidade de cães e gatos abandonados, perambulando pelas ruas, sem quaisquer cuidados veterinários. Tal abrigo proporcionará alimentação, moradia, cuidados físicos e psicológicos aos animais, aumentando as chances de encontrarem um novo lar. Enfim um programa que estabeleça ações e atividades visando o controle da população de cães e gatos no município.
Primeiro Nome da Autora:
Rosana

 

  

Data15/06/2018
Área Educação
Descrição A proibição de práticas religiosas (orações,rezas entre outros) e ensino religioso nas escolas da cidade de Cotia. O Brasil é um estado laico como consta na constituição federal de 1988, o estado não é representado e não adota qualquer religião. Sendo assim, não faz sentido algumas escolas municipais (senão todas) estarem incentivando e promovendo orações e rezas (como o pai nosso, por exemplo) antes do início de cada aula, a religião cristã não representa toda a população da cidade, essas práticas desrespeita e exclui outras pessoas que possuem outras religiões ou não segue nenhuma, além de incentivar a conversão de crianças a religião cristã.
Primeiro Nome da Autora:  Jussara