Vereadores entregam duas homenagens na 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

por adm publicado 16/06/2023 15h35, última modificação 16/06/2023 15h35
A atleta Júlia Rigaud Pontes recebeu a Medalha Mérito Desportivo e o fisioterapeuta Matheus Costa Fonseca Grassi, o Título de Cidadão Cotiano

Realizada na manhã da terça-feira, dia 13 de junho, a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia teve duas proposituras aprovadas e a entrega de honrarias. Todos os vereadores participaram da reunião, que teve ainda cinco Indicações apresentadas e dois Ofícios lidos.

Integrante da equipe brasileira de cheerleading, Júlia Rigaud Pontes recebeu a Medalha Mérito Desportivo das mãos do vereador Sérgio Folha (PV), autor do Projeto de Decreto Legislativo 16/2023, que concedeu a homenagem. As atletas conquistaram o segundo lugar no Campeonato Mundial de Cheerleading na Equipe Júnior, em Orlando, na Flórida.

"Não foi fácil, os gastos são muito altos. Quero agradecer todas as pessoas que me ajudaram com doações, comprando rifas. Sou muito grata e espero poder viver esta experiência novamente", agradeceu Júlia. De acordo com a atleta, o Brasil participa desde 2015 do Campeonato Mundial de Cheerleading, mas esta foi a primeira medalha conquistada pela equipe.

Após, o Título de Cidadão Cotiano foi entregue ao fisioterapeuta Matheus Costa Fonseca Grassi. Além da destacada atuação profissional na área da saúde, o profissional faz parte do Instituto Greens Basketball, onde desenvolve projeto social promovendo a prática do basquete entre crianças em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o homenageado, o projeto atende hoje cerca de 250 famílias. "Acredito que a saúde é fundamental a todos os indivíduos, é uma questão primordial para a promoção à vida. Você conseguir contribuir para a vida dessas crianças é, na minha concepção, uma honra", afirmou na Tribuna. O Título de Cidadão foi concedido por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2023, do vereador Dr Castor Andrade (PSD).

O Resumo completo da 19ª Sessão Ordinária está disponível abaixo e neste link. As fotos podem ser acessadas na Galeria de Imagens e as matérias na íntegra, no Sistema Siscam.

NÚMERO DE PARLAMENTARES - Durante a 19ª Sessão Ordinária, foi aprovada em primeiro turno a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2023. A propositura altera de 15 para 17 o número de cadeiras na Câmara Municipal de Cotia. Conforme determina o Artigo 29 da Constituição Federal, municípios com população entre 160 e 300 mil habitantes devem ter até 21 vereadores. Segundo dados preliminares do Censo 2022, a população de Cotia é estimada em cerca de 290 mil pessoas.

PROJETO LIDO:

• Projeto de Lei nº 29/2023 – do Legislativo – de autoria do Vereador Sérgio Folha – “Disciplina a comercialização de materiais metálicos usados e dá outras providências.”

PROJETOS LIDOS E VOTADOS:

• Proposta de Emenda nº 1/2023 – do Legislativo - de autoria do Vereadores – “Dá nova redação ao parágrafo 2º, do artigo 42 da Lei Orgânica do Município.” APROVADO POR 10 VOTOS EM 1º TURNO
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 22/20223 – do Legislativo – de autoria do Vereador Sérgio Folha – “Concede o Título de Cidadã Cotiana à Senhora Marli Monteiro Andrade dos Santos.” APROVADO POR 10 VOTOS

OFÍCIO TRIBUNAL DE CONTAS LIDO:

• Ofício C.ECR Nº 577/2023 – TC-005479/989/18, TC-005748/989/18 E TC-014799/989/17 – Encaminha cópia de peças dos autos em epígrafe.

OFÍCIO DA CÂMARA LIDO:

• Balancete da Receita e da Despesa da Câmara – Referente ao mês de maio /2023

REQUERIMENTO LIDO:

• Requerimento nº 19/2023 – de autoria do Vereador Edson Silva – Requer dispensa das formalidades regimentais, para apreciação na presente Sessão, em regime de urgência especial, das seguintes matérias: PROPOSTA DE EMENDA Nº 1/2023 E PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 22/2023. APROVADO POR UNANIMIDADE

INDICAÇÕES:

• Indicação nº 640/2023 – de autoria do Vereador Marcinho Prates – Requalificação de luminárias das Ruas Alcina, Travessa Alcina, Bom Jesus, Álvaro Correa, Getúlio Pires Domingues e Antônio José Domingues.
  • Indicação nº 641/2023 – de autoria do Vereador Marcinho Prates – Requalificação de luminárias das Ruas Tarcízio Aparecido Vaz, João Pires de Jesus e Benedito Pires Godinho.
  • Indicação nº 642/2023 – de autoria do Vereador Marcinho Prates – Requalificação de luminárias na Estrada dos Pereiras.
  • Indicação nº 643/2023 – de autoria do Vereador Marcinho Prates – Implantação de iluminação pública na Estrada do Nhambuca.
  • Indicação nº 644/2023 – de autoria do Vereador Marcinho Prates – Requalificação de luminárias das Ruas José Teixeira de Oliveira, Margarida Pires de Camargo, Travessa Oliveira, Benedito Pires de Camargo, Paulo Sérgio Pires de Camargo e Travessa Abel Teixeira.