Legislativo Municipal aprova criação de espaço para wheeling

por adm publicado 13/10/2022 14h50, última modificação 13/10/2022 14h49
Projeto de Lei nº 39/2022, do vereador Serginho (PSB), foi votado na 33º Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, dia 11

Com oito votos favoráveis, a Câmara Municipal de Cotia aprovou o Projeto de Lei nº 39/2022, que autoriza o Poder Executivo a criar espaço para a prática de esportes radicais do wheeling e modalidades relacionadas. A votação ocorreu durante a 33ª Sessão Ordinária, realizada na manhã da terça-feira, dia 11.

A propositura, de autoria do vereador Serginho (PSB), tem o objetivo de regularizar a prática no Município com a instalação de um espaço próprio para manobras com motocicleta. Conforme especifica na justificativa do projeto, o wheeling, popularmente chamado "grau de moto", cresce a cada dia. Sem um espaço adequado para a prática, os motociclistas realizam as manobras em vias públicas, colocando em risco a vida de quem pratica e de quem transita pelas proximidades.

"O objetivo é trazer segurança e tornar a prática uma opção de lazer. O grau de moto tem sido defendido pelos praticantes como uma forma de lazer mais acessível e prática esportiva", afirma o vereador. A propositura sugere a promoção semanal, aos domingos, de evento de wheeling em frente à Prefeitura.

Estiveram presentes na Sessão os vereadores Pedinha (PV), Serginho (PSB), Paulinho Lenha (MDB), Luis Gustavo Napolitano (PSD), Peka Santos (Pros), Iran Soares (PSC), Marcinho Prates (SD), Professor Osmar (Podemos), Johny Santos (PMN), Dr Castor Andrade (PSD), Felipe Variedade (Pros) e o Presidente, vereador Celso Itiki (PSD). Participaram de forma remota os vereadores Edson Silva (Repub) e Sérgio Folha (PV).

As fotos da 33ª Sessão Ordinária estão disponíveis na Galeria de Imagens e o Resumo dos trabalhos, abaixo e neste link. As matérias na íntegra podem ser acessadas pelo Sistema Siscam.

PROJETOS DA ORDEM DO DIA:

• Projeto de Lei nº 39/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Serginho – “Autoriza o Poder Executivo a criar espaço para a prática de esportes radicais do wheeling e demais modalidades relacionadas, no âmbito do Município de Cotia, e dá outras providências.” APROVADO POR 8 VOTOS
  • Projeto de Lei nº 40/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Sandrinho Santos – “Reconhece o wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no âmbito do Município de Cotia, e dá outras providências.” ADIADO POR 5 SESSÕES

OFÍCIOS DA PREFEITURA LIDOS:

• Balancete da Receita e da Despesa da Câmara – Referente ao mês de setembro/2022.
  • Ofício GP-DAO nº 21/2022 – Encaminha as Leis nº 2.252, 2.253 e Lei Complementar nº 336, datadas de 16 de setembro de 2022.
  • Ofício GP-DAO nº 22/2022 – Encaminha a Lei nº 2.254, datada de 6 de outubro de 2022.

INDICAÇÕES LIDAS:

• Indicação nº 319/2022 – de autoria do Vereador Iran Soares – estender o auxílio alimentação para o s servidores da Guarda Municipal de Cotia.
  • Indicação nº 320/2022 – de autoria do Vereador Peka Santos – Implantação de bicicletário em locais públicos e próximo ao terminal rodoviário.

OFÍCIOS DIVERSOS LIDOS:

• Ofício nº 129/2022/REGOV/OS – Caixa Econômica Federal – Informa repasse de recursos financeiro oriundos do Orçamento Geral da União.
  • Governo do Estado de São Paulo – Gabinete do Secretaria – Resposta ao Ofício nº 38/2022, referente ao retorno de atendimento de emergência no Hospital Regional de Cotia.
  • Comunicados do Fundo Nacional da Saúde – Informa Repasse de Verbas Federais ao Fundo Municipal de Saúde referente ao mês de setembro de 2022.