Parlamentares cobram Enel pela demora no atendimento em Cotia

por adm publicado 08/11/2023 16h40, última modificação 08/11/2023 16h41
Moção de Repúdio e Ofício foram encaminhados à concessionária de energia. Diversos pontos seguem sem luz cinco dias após temporal

A demora da Enel para o restabelecimento da energia elétrica em diversos pontos de Cotia foi objeto de novas cobranças do Poder Legislativo nesta semana. Na Tribuna, durante a 36ª Sessão Ordinária, os vereadores solicitaram providências à concessionária, pois há bairros no Município sem luz desde o temporal registrado na última sexta-feira, dia 3 de novembro. Também foi aprovada por unanimidade uma Moção de Repúdio à empresa e, ainda na terça-feira, os parlamentares entregaram Ofício à Enel sobre o problema.

De autoria do vereador Edson Silva (Repub), a Moção nº 36/2023 repudia a atuação da Enel. "O que vimos foi a omissão da concessionária, que tinha um número ínfimo de funcionários e veículos atuando no Município. Presenciamos a desorganização de uma empresa que mostrou não ter um plano para situações de emergência como a que enfrentamos, evidenciando sua falta de preparo, que deixou os cidadãos desamparados", destaca o texto da matéria.

No Ofício Especial CMC nº 1/2023, entregue à Enel, os parlamentares citam que os problemas enfrentados pelos munícipes não são pontuais, visto que são registradas interrupções frequentes do fornecimento de energia. Os vereadores explicam que a indignação se deve não apenas à morosidade do serviço, mas também ao descaso com os cidadãos que buscam informações ou solicitam serviços da empresa.

Na Tribuna, o vereador Dr Castor Andrade (PSD) cobrou a criação de mecanismos legais que facilitem a punição da empresa em caso de problemas com o serviço. "Foi um fenômeno atípico que aconteceu na sexta-feira, mas não podemos isentar a Enel da sua reponsabilidade. Já faz cinco dias e a minha região segue sem energia. Comprometeu inclusive o abastecimento de água, as pessoas estão sem luz e sem água", lamentou Professor Osmar (Podemos).

A orientação dos vereadores é que os munícipes busquem seus direitos e acionem a Enel na Justiça se necessário. "Nos solidarizamos com os pequenos e grandes empresários, os chefes de família que perderam tudo por causa da falta de energia. Quem vai ressarcir esse prejuízo? Peço união aos meus pares para que possamos entrar com uma representação contra esta prestadora de serviços e dar uma resposta à população", pediu o vereador Iran Soares (PSC).

Na tarde desta terça-feira, um protesto contra a demora no restabelecimento de energia foi realizado na altura do km 32 da rodovia Raposo Tavares. Dezoito bairros de Cotia ainda estavam sem luz na manhã desta quarta-feira, dia 8.