Regularização fundiária é destaque na 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

por adm publicado 23/11/2022 12h35, última modificação 23/11/2022 12h34
Reunião de terça-feira, dia 22, teve duas Indicações e dois Ofícios lidos. A votação do Projeto de Lei nº 40/2022 foi adiada por três sessões

A Câmara Municipal de Cotia realizou na última terça-feira, dia 22 de novembro, a 39ª Sessão Ordinária de 2022. Durante a reunião foram lidos dois Ofícios e duas Indicações. A votação do Projeto de Lei nº 40/2022, do vereador Sandrinho Santos (SD), foi adiada por três sessões. A propositura reconhece o wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no âmbito do Município.

Na Tribuna, os parlamentares falaram sobre a importância do Programa de Regularização Fundiária (Reurb) realizado no Município. Conforme o vereador e ex-secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Sérgio Folha (PV), estima-se que 60% dos imóveis localizados em Cotia estão irregulares. "O Município está em dívida com a sua sociedade, que cresceu de forma desordenada, sem planejamento, com vários parcelamentos irregulares de solo. A solução é a regularização fundiária, porque dá a oportunidade de estes moradores, que lutam há décadas, terem o direito à sua propriedade", afirmou Folha.

O vereador Edson Silva (Repub) ressaltou a importância do Reurb, por permitir que moradores sem condições financeiras possam regularizar seus imóveis. Além disso, contribui para o planejamento urbano. "A maneira de coibir o avanço sem planejamento, sem controle do desmatamento, é a regularização fundiária: você organiza o que está construído e impede que avance o desmatamento", explicou Professor Osmar (Podemos).

A próxima região beneficiada pelo programa deve ser o Jardim Rebelato, mas a intenção é que a ação seja realizada em mais bairros. "Estamos devolvendo aos moradores a dignidade e a segurança com seus imóveis. O Recanto dos Victors foi só um start para outros bairros que estão por vir", destacou o vereador Peka Santos (Pros).

A regularização fundiária no bairro Recanto dos Victors foi realizada por meio de uma parceria entre Prefeitura e iniciativa privada. O Município participou do levantamento topográfico, forneceu e fez análise da documentação necessária para que a empresa realizasse o processo de regularização, além de emitir cada um dos Títulos de Legitimação de Posse necessários para a emissão da Matrícula.

Estiveram presentes os vereadores Professor Osmar (Podemos), Pedinha Dantas (PV), Dr Castor Andrade (PSD), Edson Silva (Repub). Peka Santos (Pros), Iran Soares (PSC), Johny Santos (PMN), Luis Gustavo Napolitano (PSD), Marcinho Prates (SD), Paulinho Lenha (MDB), Sérgio Folha (PV), Serginho (PSB) e o Presidente da Câmara Municipal, Celso Itiki (PSD). O vereador Sandrinho Santos (SD) participou de forma virtual.

As fotos da Sessão estão disponíveis na Galeria de Imagens. As matérias na íntegra podem ser acessadas no Sistema Siscam e o Resumo, abaixo ou neste link.

PROJETO DA ORDEM DO DIA:

• Projeto de Lei nº 40/2022 – do Legislativo – de autoria do Vereador Sandrinho Santos – “Reconhece o wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no âmbito do Município de Cotia, e dá outras providências.” ADIADO POR 3 SESSÕES

OFÍCIOS DA PREFEITURA LIDOS:

• Ofício GP-DAO nº 24/2022 – Encaminha as Leis nº 2.256, 2.257 e 2.258; e Leis Complementares nº 337 e 338, datadas de 9 de novembro de 2022 e; Lei Complementar nº 339, datada de 10 de novembro de 2022.
  • Ofício SMF nº 218/2022 – Balancete da Receita e da Despesa do Município referente ao mês de outubro/2022.

INDICAÇÕES LIDAS:

• Indicação nº 332/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Pavimentação asfáltica em toda extensão da Rua Jumirim, bairro Jardim Caiapiá.
  • Indicação nº 333/2022 – de autoria do Vereador Edson Silva – Pavimentação asfáltica em toda extensão da Estrada Danúbio, bairro Pioneira.