Projeto de Lei visa garantir atendimento psicológico aos GCMs de Cotia

por adm publicado 06/03/2024 14h25, última modificação 06/03/2024 14h25
Propositura, de autoria do vereador Serginho (PSB), foi lida na 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

Visando resguardar a integridade física e mental de toda a corporação da Guarda Civil Municipal (GCM), o vereador Serginho (PSB) apresentou propositura dispondo sobre a oferta de atendimento psicológico aos profissionais de segurança pública. O Projeto de Lei nº 8/2024 foi lido na 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia, que contou com a presença do Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Odair Marcelo de Camargo, e do Secretário Adjunto, Coronel Vagner Joaquim da Silva.

Na Tribuna, os vereadores apoiaram a iniciativa e destacaram a importância do trabalho realizado pela GCM em Cotia. "A gente fica aqui tentando entender tudo isso, por que aconteceu e acontece. De que forma podemos ajudar, estender a mão a esses homens que defendem a sociedade, a nossa vida, a nossa família. Como podemos agir para melhorar a vida de quem está na rua fardado, colocando a sua vida em risco por nós? Conversando com amigos da Guarda Municipal, desenvolvemos um projeto para estarmos mais próximos dos agentes e entendermos as necessidades que esses profissionais estão passando", destacou o autor da propositura.

A justificativa do Projeto de Lei nº 8/2024 esclarece que a oferta de atendimento psicológico visa promover a saúde mental, a superação de conflitos, traumas e dificuldades, bem como minimizar o sofrimento e o estresse causados pela natureza do trabalho. A proposta foi elaborada em resposta à tragédia ocorrida em fevereiro na sede da GCM, que resultou na morte de dois Guardas Municipais. O Projeto deve ser votado nas próximas Sessões da Câmara Municipal e, após aprovado, segue para sanção ou veto do Poder Executivo.

Os novos gestores da Secretaria Municipal de Segurança Pública usaram a Tribuna para falar sobre as metas da nova administração da Pasta, destacando a importância do conhecimento e do diálogo, de ouvir e estar à disposição da equipe. "Hoje não se trata a segurança com embrutecimento, com crenças de que a brutalidade e a violência aplicada pelo Estado podem corrigir problemas. A prevenção com tecnologia, o conhecimento, o treinamento e a valorização do homem trazem dignidade à segurança pública", disse o secretário de Segurança, Coronel Odair Camargo.

Todos os vereadores estiveram presentes na 5ª Sessão Ordinária (veja as fotos na Galeria de Imagens). O Resumo está disponível abaixo e neste link, e as matérias na íntegra podem ser acessadas no Sistema Siscam.

PROJETO LIDO:

• Projeto de Lei nº 8/2024 – do Legislativo – de autoria do Vereador Serginho – “Dispõe sobre o atendimento psicológico aos membros da corporação da Guarda Civil de Cotia, e dá outras providências.”

PROJETOS LIDOS E VOTADOS:

• Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2024 – do Legislativo – de autoria do Vereador Dr. Celso Itiki – “Concede o Título de Cidadão Cotiano ao Sr. Janio di Cesar Lobo.” APROVADO POR 15 VOTOS
  • Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2024 – do Legislativo – de autoria do Vereador Johny Santos – “Concede o Título de Cidadão Cotiano ao Deputado Federal Guilherme Muraro Derrite.” APROVADO POR 15 VOTOS

OFÍCIOS DA PREFEITURA LIDOS:

• Ofício GP-DAO nº 3/2024 – Encaminha a Lei no 2.327 e Leis Complementares nº 368 e 369, datadas de 8 de fevereiro de 2024.
  • Ofício GP-DAO nº 4/2024 – Encaminha a Lei no 2.328 e Lei Complementar nº 70, datadas de 19 de fevereiro de 2024.

REQUERIMENTO LIDO:

• Requerimento nº 5/2024 – de autoria do Vereador Professor Osmar – Requer dispensa das formalidades regimentais, para apreciação na presente Sessão, em regime de urgência especial, das seguintes matérias: PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 4, E 5/2024. APROVADO POR UNANIMIDADE

INDICAÇÕES LIDAS:

• Indicação nº 217/2024 – de autoria do Vereador Serginho – Fornecer repelente contra as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.
  • Indicação nº 218/2024 – de autoria do Vereador Serginho – Disponibilizar um profissional psiquiatra e um psicólogo para atendimento à Guarda Civil Municipal.