Rede Básica de Saúde realizou 244 mil procedimentos no 2º quadrimestre

Execução orçamentária na área da Saúde entre maio e agosto de 2019 foi apresentada em Audiência Pública na Câmara Municipal

A aplicação do Fundo Municipal da Saúde no segundo quadrimestre do ano foi tema de Audiência Pública na manhã desta sexta-feira, dia 27 de setembro, na Câmara Municipal de Cotia (veja as fotos). Conforme os dados apresentados pela Secretaria de Saúde, a dotação orçamentária atualizada da pasta para 2019 é de quase R$ 149,4 milhões, o que equivale a quase 19% do orçamento do Município.

Nos meses de maio a agosto deste ano, as 26 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal de Atenção Ambulatorial Básica realizaram mais de 244 mil procedimentos, entre ações de promoção e prevenção em saúde, procedimentos diagnósticos, clínicos e cirúrgicos. O número é 6,8% maior que no mesmo período do ano passado e 41,2% superior ao primeiro quadrimestre de 2019.

Apenas no segundo quadrimestre de 2019, o Samu atendeu 1.399 ocorrências, registrando um aumento de 19% em relação aos primeiros quatro meses do ano. Já em assistência farmacêutica, o Município realizou quase 164 mil atendimentos, número 21,8% maior que no primeiro quadrimestre e 6,8% maior que no mesmo período do ano passado.

"O foco da Secretaria de Saúde é técnica, treinamento e educação continuada. Todas as áreas têm evoluído significativamente e seguimos nesta caminhada, porque ainda temos muito a evoluir", afirmou o secretário de Saúde, Magno Sauter.

O vereador Edson Silva (PRB) destacou a importância da participação popular nas audiências públicas. "Queremos que a população e a imprensa compareçam. A saúde evoluiu muito e queremos que evolua ainda mais".

A próxima Audiência Pública do Fundo Municipal da Saúde deve acontecer em fevereiro de 2020, quando serão apresentados os dados referentes ao último quadrimestre de 2019.