Atenção Primária à Saúde cresceu 24,4% no último quadrimestre de 2022

por adm publicado 24/02/2023 09h45, última modificação 24/02/2023 09h53
Prestação de contas do Fundo Municipal da Saúde foi apresentada em Audiência Pública na Câmara Municipal

Mais de R$ 212 milhões foi a despesa empenhada na área da saúde pelo Poder Executivo de Cotia no ano passado, o que corresponde a quase 18% do Orçamento do Município para o período. Os dados foram apresentados durante a prestação de contas do Fundo Municipal da Saúde para o 3º Quadrimestre de 2022, realizada pela Secretaria de Saúde na manhã dessa quinta-feira, dia 23 de fevereiro, em audiência pública na Câmara Municipal (veja as fotos neste link).

Conforme dados apresentados pela pasta, o número de procedimentos de Atenção Primária à Saúde no Município aumentou 24,4% entre setembro e dezembro de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021. Apenas nos últimos quatro meses do ano, a Secretaria Municipal da Saúde registrou mais de 155 mil atendimentos, 30,5 mil a mais que no ano anterior.

Na Atenção Psicossocial, o total de atendimentos no 3º quadrimestre de 2022 foi de 9.497, um aumento de quase 32% na comparação com 2021. O maior crescimento foi registrado na Policlínica Portão e Clínica da Mulher: no 3º quadrimestre de 2021 foram realizados 9,6 mil procedimentos, enquanto no mesmo período de 2022 o total saltou para quase 45 mil. Todos os dados apresentados na Audiência Pública estão disponíveis neste link.

Após a apresentação das informações, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde esclareceu questionamentos do público. Um dos pontos destacados pelos presentes foi o alto índice de absenteísmo, ou seja, pessoas que não comparecem às consultas e procedimentos agendados. Em Cotia hoje, o absenteísmo gira em torno de 30%.

"Entre as medidas que tomamos para reduzir esse número está a criação da equipe de confirmação de consultas e exames, que entra em contato com o paciente uma semana e um dia antes da data marcada, confirmando o comparecimento. Infelizmente ainda existe a crença coletiva de que a saúde é gratuita, mas não é: ela tá sendo paga de forma indireta pelos tributos", explicou o Secretário Municipal da Saúde, Magno Sauter.

Representando o Poder Legislativo, estiveram presentes os vereadores Celso Itiki (PSD) e Luis Gustavo Napolitano (PSD), além do Presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho Prates (SD). A próxima Audiência Pública do Fundo Municipal da Saúde, referente ao 1º quadrimestre de 2023, será realizada em maio.