Orçamento para 2024 será votado na 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

por adm publicado 23/11/2023 15h35, última modificação 23/11/2023 15h31
Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo Exercício foi apresentada em Audiência Pública nessa quarta-feira, dia 22

Na Pauta para votação na 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024 foi apresentada e debatida em Audiência Pública nessa quarta-feira, dia 22 de novembro. O orçamento para o próximo exercício está detalhado no Projeto de Lei nº 37/2023, de autoria do Poder Executivo.

Conforme dados apresentados na Audiência Pública, a Receita Municipal estimada para 2024 é de pouco mais de R$ 1,4 bilhão. O valor representa um aumento de R$ 34 milhões com relação à reestimativa para 2023, o que corresponde a um crescimento de 2,5%. Os dados foram calculados considerando a estimativa do Banco Central do Brasil (BCB) de que o PIB nacional deve crescer 1,45% no próximo ano.

A LOA detalha um conjunto de ações e recursos orçamentários necessários para cumprimento das metas definidas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em Cotia, a área com mais investimentos previstos é Educação, com 33% das Despesas do próximo Exercício. Já os setores de Saúde e de Obras e Infraestrutura Urbana devem aplicar 18% cada.

A Audiência Pública foi promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Celso Itiki (PSD), e contou com a participação do vice-presidente, Paulinho Lenha (MDB). Os dados foram apresentados pelo contador da Câmara Municipal, Adriano Resende do Nascimento. As fotos da reunião estão disponíveis neste link.