Câmara Municipal recebe Audiência Pública do Fundo Municipal da Saúde

por adm publicado 01/10/2021 09h03, última modificação 01/10/2021 09h03
Prestação de contas relativa ao 2º quadrimestre foi realizada na última quarta-feira, dia 29

Entre maio e agosto deste ano, foram realizados mais de 153 mil atendimentos ambulatoriais nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, o que corresponde a um aumento de 4,17% com relação aos quatro primeiros meses do ano. As informações relativas ao segundo quadrimestre foram apresentadas na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira, dia 29 de setembro, durante a Audiência Pública do Fundo Municipal de Saúde relativa ao segundo quadrimestre (veja as fotos aqui).

De janeiro a agosto deste ano, foram aplicados mais de R$ 95 milhões oriundos do Fundo Municipal da Saúde. A previsão atualizada é que até o fim do ano o valor em despesas pagas seja próximo dos R$ 160 milhões. 

De acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde, os atendimentos realizados pelo Samu no período tiveram um aumento de 22,15%, saltando de 1.688 no primeiro quadrimestre para 2.062 no segundo. Já os atendimentos farmacêuticos tiveram um crescimento de 10,67%, subindo de 108.062 no primeiro quadrimestre para 119.599 nos últimos quatro meses. Nos três prontos atendimentos do Município, localizados em Caucaia do Alto, Parque São Jorge e Atalaia, foram registrados 215.797 procedimentos no segundo quadrimestre.

Os presentes fizeram questionamentos e sugestões à equipe da Secretaria de Saúde, como a necessidade de implantar um centro de hemodiálise no Município, formas de reduzir o absenteísmo (faltas a consultas e procedimentos agendados) e a importância de simplificar o encaminhamento a especialistas. A Audiência Pública foi presidida pelo Secretário Municipal de Saúde, Magno Sauter, e os dados apresentados pela coordenadora de Planejamento da pasta, Débora Spínola, e chefe de divisão, Gean Carlos Domingues. Estiveram presentes também o Secretário Adjunto, Jefferson Alexandre Dias, e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki (PSD).

A próxima audiência pública da saúde, com a prestação de contas relativas ao terceiro quadrimestre de 2021, deve ocorrer em fevereiro de 2022.

registrado em: ,