Combate à fome é debatido em Audiência Pública sobre a Campanha da Fraternidade

por adm publicado 24/03/2023 15h22, última modificação 24/03/2023 15h22
Evento reuniu párocos, vereadores e população na Câmara Municipal de Cotia na manhã da quinta-feira, dia 23

Com o tema "Pão em todas as mesas", a Campanha da Fraternidade 2023 foi apresentada em Audiência Pública na Câmara Municipal de Cotia nessa quinta-feira, dia 23 de março. Organizada pela Diocese de Osasco, a reunião foi conduzida pelo diácono Samuel Elias Netto, acompanhado do padre Thiago Jordão, da Diocese de Osasco, com a participação dos vereadores Peka Santos (Pros), Sergio Folha (PV), Serginho (PSB) e do Presidente do Legislativo Municipal, Marcinho Prates (SD) (veja as fotos neste link).

"A Campanha da Fraternidade é a forma de celebrar um tempo litúrgico, que é a quaresma, um tempo que nos prepara para a celebração do ministério central da salvação do homem por Cristo. É um braço dos conselhos evangélicos de Jesus", explicou o diácono Samuel. Esta é a terceira vez, desde sua criação, que a campanha aborda o combate à fome.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos classifica o acesso à alimentação adequada como direito fundamental e, como tal, deve ser assegurado pelo Estado a todos os cidadãos. Conforme dados apresentados durante a Audiência Pública, mais de 125 milhões de brasileiros viviam algum nível de insegurança alimentar em abril do ano passado. Destes, 33 milhões passaram fome.

Criada em 1961 no Rio Grande do Norte, a Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o período da Quaresma. Mais que arrecadação de alimentos para doação, a ação é considerada uma expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana

Para colaborar, basta entregar doações de alimentos ou outros itens em qualquer paróquia. Após, a Igreja Católica organiza a entrega das contribuições para famílias carentes (veja mais sobre o projeto neste link).