Câmara Explica: o que é Mesa Diretora do Legislativo?

por cok — publicado 11/02/2016 12h25, última modificação 31/01/2023 15h42
Presidente, Vice e Secretários são responsáveis pela administração da Casa

Como todos os órgãos públicos e privados, no Legislativo também há um grupo de pessoas responsáveis pelos assuntos internos: a Mesa Diretora. Os dirigentes ocupam papel central nas Sessões, já que coordenam os trabalhos, além de expedir Atos, Portarias e propor Projetos de Lei relativos à administração da Casa.

Em Cotia, a Mesa Diretora da Câmara Municipal é composta por Presidente, 1º e 2º Secretários, eleitos pelos Parlamentares para o período de dois anos. Eleita durante a 14ª Sessão Ordinária de 2022, a atual Mesa Diretora da Câmara Municipal tem como presidente o vereador Marcinho Prates (SD), Celso Itiki (PSD) como 1º Secretário, Edson Silva (Repub) 2º Secretário e Professor Osmar (Podemos) como Vice-presidente. A gestão iniciou em 1º de janeiro de 2023 e se estende até 31 de dezembro de 2024.

Cada Câmara Municipal e Assembleia Estadual, além da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, tem autonomia para decidir a composição. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Mesa é formada apenas por Presidente, 1º e 2º Secretários. Com maior estrutura, na Câmara dos Deputados a Mesa conta, além do Presidente, com dois Vices, quatro Secretários e quatro suplentes. Os mesmos cargos são adotados no Senado, onde o grupo é chamado Comissão Diretora.

Para saber mais sobre a Mesa Diretora da Câmara Municipal, acesse o Regimento Interno e a Lei Orgânica.