Legislativo Municipal retoma Câmara Mirim para estudantes de Cotia

por adm publicado 20/10/2023 14h05, última modificação 20/10/2023 14h03
Projeto teve início nesta quinta-feira, dia 19, com a participação de 69 alunos do 4º ano da Escola Jocineia de Melo

Com a visita de estudantes do 4º ano da Escola Municipal Jocineia de Melo, a Câmara Municipal de Cotia retomou nesta semana o projeto Câmara Mirim. Os alunos conheceram a sede do Poder Legislativo nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, e participaram de uma Sessão simulada, onde puderam aprender na prática como funciona o processo legislativo municipal.

Os 69 estudantes e professores foram recebidos com um tour pela Câmara Municipal, com explicações sobre o funcionamento de cada setor, e após se reuniram com o Presidente do Legislativo, vereador Marcinho Prates (SD). "Nosso objetivo é mostrar às crianças que a política pode ser acessível a todos, além de aproximá-los dos debates quanto à administração do Município", afirmou o parlamentar.

Quinze alunos foram eleitos vereadores mirins e, dentre estes, quatro foram escolhidos membros da Mesa Diretora. A Presidente Mirim eleita, Maria Eduarda Matias Dias, coordenou a reunião, seguindo os mesmos ritos de uma Sessão Ordinária. Por unanimidade, os estudantes aprovaram uma proposta de sua autoria solicitando a cobertura da quadra esportiva na escola.

Ao final da Sessão simulada, Marcinho Prates fez a entrega simbólica da chave do Legislativo Municipal à diretora da Escola, Terezinha da Conceição Almeida, e os alunos receberam certificados de participação.

COMO PARTICIPAR

As escolas interessadas em participarem da Câmara Mirim podem entrar em contato pelos e-mails presidencia@cotia.sp.leg.br ou comunicacao@cotia.sp.leg.br ou pelo telefone 4934 6518.

A atividade é gratuita e coordenada pela equipe da Câmara Municipal, mediante agendamento.