Legislativo aprova criação do Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+

por adm publicado 26/05/2022 14h45, última modificação 26/05/2022 14h44
Projeto de Lei nº 24/2022, do vereador Edson Silva (Repub), recebeu 11 votos favoráveis

A Câmara Municipal de Cotia aprovou durante a 17ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira, dia 24 de maio, a instituição do Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+. O Projeto de Lei nº 24/2022, de autoria do vereador Edson Silva (Repub), determina que a data seja celebrada anualmente em 28 de junho, quando ocorrem comemorações mundiais.

"Espero que com este Projeto possamos abrir o diálogo com a população. O Brasil é um país com muito preconceito e precisamos acabar com isso. Precisamos ter respeito com todos, respeitar todas as crenças, todas as cores, todos os estilos de vida", afirmou o autor da propositura. Na Tribuna, Edson Silva lembrou que a cada 28 horas uma pessoa LGBTQIA+ é morta no Brasil devido à orientação sexual.

Conforme justificativa do projeto, o principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTfobia para a construção de uma sociedade igualitária e livre de preconceitos. A comemoração também colabora para que as pessoas não hetero-cis-normativas lembrem-se de que devem se orgulhar de quem são e não sentir vergonha quanto à sua orientação sexual, identidade e expressão de gênero.

O Projeto de Lei nº 24/2022 foi aprovado por 11 votos, com abstenções dos vereadores Professor Osmar (Podemos), Iran Soares (PSC) e Johny Santos (PMN). A propositura segue agora para sanção ou veto do Poder Executivo.

ORIGEM - O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado mundialmente em 28 de junho em homenagem à Rebelião de Stonewall Inn. Nesta data, em 1969, os frequentadores do Bar Stonewall Inn, em Nova York, se rebelaram contra a opressão policial. No ano seguinte cerca de 10 mil pessoas se reuniram para comemorar um ano da revolta, dando origem às Paradas do Orgulho LGBTQIA+.