"Nossos filhos percebem o mundo de um jeito diferente", diz palestrante sobre autismo

Andréa Werner, jornalista, escritora e mãe de autista, ministrou palestra na Câmara Municipal de Cotia na última sexta-feira

Dando sequência ao ciclo de palestras mensais, a Câmara Municipal de Cotia promoveu na última sexta-feira, dia 10 de maio, formação com a jornalista Andréa Werner. Criadora do blog Lagarta Vira Pupa, a palestrante abordou a sua experiência como mãe de um menino autista, desde a decisão de ter um filho até a importância de contar com uma rede de apoio (veja fotos do evento neste link).

"Quando a gente recebe o diagnóstico, se sente injustiçada pelo universo. Naquele momento você não sabe nada. Por isso a gente sente o luto, mas esse luto passa. Cada um tem seu tempo, pode ser que você precise de ajuda e está tudo bem", disse a palestrante, ressaltando a importância de acolher os pais neste momento e oferecer apoio.

Andréa lembrou através de exemplos que os desafios da maternidade são muitas vezes semelhantes e que é importante entender como as crianças autistas entendem a realidade à sua volta. "Nossos filhos percebem o mundo de um jeito diferente", resumiu a jornalista.

INCLUSÃO

Ao cumprimentar os presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Cotia, Dr. Castor Andrade (PSD), citou medidas adotadas no Município, como o Projeto de Lei nº 33/2019, de sua autoria e já sancionado na Lei nº 2036/2018, que obriga estabelecimentos localizados no Município a inserirem o símbolo do autismo nos locais de atendimento prioritário. "É uma longa luta até o diagnóstico, bem como por respeito e inclusão social. Sabemos que o preconceito existe e preconceito se combate com informação".