Outubro Rosa: Câmara Municipal promove palestra sobre prevenção ao câncer

por adm publicado 25/10/2022 16h00, última modificação 25/10/2022 16h00
Evento está marcado para as 10h desta quinta-feira, dia 27, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim
Outubro Rosa: Câmara Municipal promove palestra sobre prevenção ao câncer

Foto: Freepik

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Cotia realiza na manhã desta quinta-feira, dia 27 de outubro, a palestra Amor em um Toque. O evento, que inicia às 10 horas na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim, faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino.

O tema será abordado por Shirlei Cristina Barbosa, que falará sobre a importância da realização dos exames preventivos. A palestra é gratuita e aberta ao público. A população pode acompanhar pessoalmente na Câmara Municipal, localizada na Rua Batista Cepelos, número 91, ou ao vivo pela internet, no APP da Escola do Parlamento.

CAMPANHA - O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 em Nova York. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama visando reduzir a incidência e a mortalidade.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no mundo e ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres brasileiras. No país, estima-se que mais de 66 mil novos casos de câncer de mama foram descobertos no ano passado, com um risco estimado de aproximadamente 62 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo) geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo e saída espontânea de líquido. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.