Setembro Amarelo: "As pessoas acham que são super-heróis, que não precisam de ajuda"

por adm publicado 22/09/2022 15h30, última modificação 22/09/2022 16h14
Profissionais de saúde mental ministraram palestra sobre Prevenção ao Suicídio na Câmara Municipal nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Cotia recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 22, a palestra Prevenção ao Suicídio (veja as fotos aqui). Promovido pelo Gabinete do vereador Edson Silva (Repub), o evento faz parte da campanha Setembro Amarelo. O tema foi abordado pelo psicólogo clínico Felipe Maronesi e pela psicanalista Clemilda Souza.

Conforme dados apresentados pelos palestrantes, 800 mil suicídios ocorrem anualmente em todo mundo. A cada três segundos, uma tentativa de suicídio é registrada. No Brasil, dados anteriores à pandemia de Covid-19 mostravam em média 27 suicídios por dia.

De acordo com o psicólogo Felipe Maronesi, somos o oitavo país com mais suicídios em todo o mundo e os índices têm aumentado. Homens cometem suicídio duas vezes mais que as mulheres, entre outros fatores devido ao fato de elas procurarem ajuda profissional com mais frequência.

Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) mostram que metade das pessoas que cometem suicídio tinha alguma doença mental identificada, não tratada ou tratada de forma inadequada. As causas são multifatoriais e vão além dos transtornos mentais. Segundo Maronesi, são considerados fatores de risco desde consumo de drogas e álcool até questões socioeconômicas, genéticas e ambientais.

Segundo os profissionais, a pandemia de Covid-19 aumentou o número de casos de depressão e ansiedade, mas muitos ainda têm receio de procurar ajuda. "As pessoas acham que são super-heróis, que não precisam de ajuda e conseguem resolver sozinhas, que depressão e ansiedade são frescura. Olha o tamanho do absurdo", enfatizou a psicanalista Clemilda Souza.

"Precisamos ter muito cuidado para falar sobre suicídio, por isso estamos aqui hoje, para levar conhecimento sobre o tema. E como diferenciar tristeza de depressão? A tristeza tem um motivo, uma causa; tem começo, meio e fim. Pode demorar, mas completa o ciclo. A depressão é aquela angústia, tristeza ou vazio sem motivo", explicou o psicólogo.

Agradecendo a iniciativa de promover palestras anualmente sobre o tema, o vereador Professor Osmar (PV) ressaltou a importância de a população ter informações sobre o tema. "Nós, professores, muitas vezes nos deparamos com casos em sala de aula e ficamos sem saber o que fazer. Aqui temos a oportunidade de receber orientações neste sentido".

SETEMBRO AMARELO - Desde 2015, uma ampla programação sobre saúde mental e prevenção ao suicídio é realizada durante o Setembro Amarelo. Em todo o mundo, 10 de setembro é conhecido como Dia de Prevenção do Suicídio. No Brasil, a campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e de prevenção do suicídio gratuitamente. O serviço é sigiloso e está disponível 24 horas por dia pelo telefone 188, email ou chat.