Vereadores aprovam instalação de brinquedos adaptados nos parques públicos

por adm publicado 06/08/2021 13h25, última modificação 12/08/2021 14h17
Projeto de Lei nº 25/2021 foi lido e votado na 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal e segue agora para sanção ou veto do Executivo

Com nove votos favoráveis, a Câmara Municipal de Cotia aprovou o Projeto de Lei nº 25/2021, que dispõe sobre a instalação de brinquedos adaptados nos parques de uso público situados em Cotia. A propositura, de autoria dos vereadores Marcinho Prates (SD) e Peka Santos (Pros), foi lida e votada na 23ª Sessão Ordinária, realizada na manhã da última terça-feira, dia 3 de agosto.

Conforme justificativa do Projeto, o objetivo é estimular a integração das crianças com deficiências ou mobilidade reduzida, proporcionando oportunidades de crescimento, desenvolvimento e dignidade. "As pessoas com deficiência têm o direito de usufruir das praças e parques. Porém, devido às limitações de suas condições físicas ou mentais, essas pessoas são, em muitos casos, excluídas do ponto de vista social. A instalação de brinquedos adaptados vai permitir que a criança com deficiência desfrute do prazer de brincar, contribuindo positivamente com o crescimento pessoal", afirmam os autores na justificativa da propositura.

O Projeto de Lei nº 25/2021 autoriza o Poder Executivo a instalar brinquedos adaptados nos playgrounds situados em praças, parques, escolas e demais áreas de lazer públicas, de forma gradativa, conforme disponibilidade financeira do Município. Os locais deverão ter também estruturas adequadas quanto à acessibilidade, atendendo aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A matéria segue agora para sanção ou veto do Poder Executivo.