Motoristas da RTO pedem apoio dos vereadores pela volta das vans intermunicipais

por adm publicado 30/05/2023 17h31, última modificação 30/05/2023 17h31
Parlamentares se comprometeram a intermediar a questão junto aos órgãos estaduais responsáveis

Representantes dos trabalhadores responsáveis pela circulação das vans da Reserva Técnica Operacional (RTO) estiveram em reunião com os vereadores de Cotia nesta terça-feira, dia 30 de maio. Os profissionais solicitaram o apoio dos parlamentares para a retomada do serviço de transporte público intermunicipal por micro-ônibus, suspenso por decisão judicial desde a semana passada.

Conforme dados apresentados pela comissão de trabalhadores recebida na Câmara Municipal, a retirada de circulação das vans afeta diariamente 20 mil pessoas em Cotia. Na Região Metropolitana, circulam 160 veículos da RTO, gerando aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. "Dependemos dos senhores para que a nossa demanda chegue até o Governador. Olhem por nós, olhem pela população de Cotia. Tem espaço para todo mundo trabalhar", pediu um dos representantes da categoria.

Os vereadores esclareceram que o transporte público intermunicipal é gerido pelo Governo do Estado e, por isso, o Município não tem autonomia para decidir quanto à circulação dos veículos. Porém, os parlamentares se comprometeram a auxiliar os transportadores, agilizando e intermediando a questão junto aos órgãos estaduais competentes. "Nada mais justo que unirmos forças para que o problema chegue até o Governador. Sabemos que não é uma questão municipal, mas estamos tentando absorver o impacto e chegar a uma solução", destacaram os parlamentares.