Sessão Solene homenageia os 60 anos do Pequeno Cotolengo Paulista

por adm publicado 04/03/2024 09h50, última modificação 04/03/2024 09h51
Câmara Municipal de Cotia entregou a Medalha Mérito Legislativo Municipal a integrantes do projeto

Os 60 anos de trabalho do Pequeno Cotolengo Paulista, completados no dia 11 de fevereiro, foram celebrados pelo Poder Legislativo Municipal com uma Sessão Solene na noite desta quarta-feira, dia 28. Na oportunidade, representantes da instituição receberam a Medalha Mérito Legislativo.

Por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2024, de autoria do vereador Sergio Folha (PV), foram entregues quatro Medalhas Mérito Legislativo Municipal a membros do Pequeno Cotolengo. Receberam a homenagem o voluntário Manoel Torres e os padres Rodinei Carlos Thomazella, Diretor Provincial da Pequena Obra da Divina Providência; Antônio Sagrado Bogaz, Pároco da Paróquia Santo Antônio da Granja Viana; e Ricardo Alexandre Paganini, Diretor-presidente do Pequeno Cotolengo Paulista.

"Com esta homenagem, queremos que a cidade de Cotia tenha conhecimento sobre este trabalho que é feito pelas pessoas que mais precisam. Se não fossem acolhidas por este projeto, o que seria dessas vidas? Somos abençoados e mais abençoado ainda é quem tem condições de ajudar o próximo", afirmou o vereador Sérgio Folha. Na Tribuna, o autor da propositura destacou  a importância do trabalho realizado pelos voluntários da instituição.

Representando Manoel Torres e os mais de 300 voluntários do Pequeno Cotolengo, Josefina Correia Ruivo lembrou as transformações pelas quais o projeto passou nos últimos 20 anos. “Nosso pai fundador disse que mãos que doam amor nunca ficam vazias. O trabalho voluntário é feito de alma para alma. Os nossos voluntários são uma semente de amor e o Pequeno Cotolengo Paulista é fruto dessa semente, plantada aqui na cidade de Cotia", discursou a voluntária.

“Vejo o Pequeno Cotolongo como uma hospedaria do evangelho, onde o bom samaritano encontrou aquele que estava caído no caminho e o levou, com todo o amor e carinho, para que fosse ajudado, cuidado e reabilitado. O Cotolengo faz esse serviço como hospedeiro da caridade, acolhendo as pessoas, quaisquer que sejam, que ali chegam", disse o Diretor-Presidente do projeto, Padre Ricardo Alexandre Paganini.

Fundado no Brasil em 1964, o Pequeno Cotolengo Paulista é uma entidade filantrópica ligada à Congregação de São Luis Orione. A instituição atende, em regime de internato e semi-internato, crianças com deficiências físicas ou mentais oriundas de famílias carentes ou abandonadas.