Homenagens marcam aniversário de 167 anos de emancipação do Município de Cotia

por adm publicado 30/03/2023 10h40, última modificação 30/03/2023 10h37
Sessão Solene em comemoração à data foi realizada nessa terça-feira, dia 28 de março, na Câmara Municipal

Com entrega de homenagens a autoridades e cidadãos cotianos, a Câmara Municipal comemorou a passagem do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa de Cotia em Sessão Solene nesta terça-feira, dia 28 de março. A celebração ocorreu logo após a 8ª Sessão Ordinária, com a presença de representantes de diversas entidades regionais (veja as fotos na Galeria de Imagens).

A reunião teve início com a leitura do Auto de Instalação da Vila de Nossa Senhora do Monte Serrat da Cotia e entoação dos hinos Nacional e do Município pela maestrina Magali Oliveira. Durante a Sessão Solene, foram entregues a Medalha Regente Feijó ao Prefeito Rogério Franco (PSD) e a Medalha Mérito Legislativo à Vice-prefeita Angela Maluf (PV). As honrarias foram concedidas por meio dos Decretos Legislativos nº 7/2023 e nº 9/2023 respectivamente, ambos de autoria do Presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho Prates (SD). Também foram homenageados servidores públicos e cidadãos cotianos reconhecidos pelos trabalhos sociais que desenvolvem.

Na Tribuna, o Presidente da Câmara Municipal destacou o trabalho realizado graças à parceria entre os poderes Legislativo e Executivo. "Nossa cidade vem crescendo a cada dia. Tem muita coisa para acontecer, muitas obras para inaugurar. Precisamos cuidar bem do lugar onde moramos e de todos que chegam. Ficamos orgulhosos pelo que vem acontecendo na cidade e pelo que ainda está por vir, coisas boas que vão ajudar muito no crescimento do nosso Município", afirmou Marcinho Prates.

Entre as melhorias realizadas no Município nos últimos anos, o Prefeito Rogério Franco destacou a realização do projeto de mobilidade na rodovia Raposo Tavares, os estudos para construção do metrô, o início das obras do pronto atendimento em Caucaia do Alto, alterações viárias e reformas nas escolas. "Em 167 anos, quantas pessoas não contribuíram para que chegássemos onde estamos hoje? Somos um Município próspero, humano e que, apesar de jovem, tem um potencial de crescimento acima do normal, tanto por nossa localização quanto por nosso povo", elogiou Franco na Tribuna.

 

O QUE DISSERAM
Dr Castor Andrade (PSD), vereador: "A sua cidade não é o lugar onde você nasce, é lugar que você escolhe para viver, para criar seus filhos. Eu, há muitos anos, escolhi Cotia como minha cidade. Hoje sou representante do Poder Legislativo com muita honra, graças à população que nos deu este mandato. Esta Câmara Municipal vem trabalhando muito em prol do Município e tenham a certeza de que a cada dia trabalhamos para que esta cidade se torne ainda melhor. Com o trabalho em conjunto entre Executivo e Legislativo, Cotia vai crescer cada vez mais"
Professor Osmar (Podemos), vereador: "Ouvir aqui o relato de como começou Cotia nos enche de alegria e emoção, por uma vila tão humilde no passado estar hoje colocada no cenário da Grande São Paulo. É resultado do trabalho conjunto dos secretários, dos servidores públicos e da gestão do Poder Executivo. Hoje Cotia tem uma infraestrutura de qualidade, segurança e educação com valorização dos professores. Tenho certeza que Cotia continuará avançando com o trabalho de todos aqui"
Johny Santos (PMN), vereador: "É uma alegria participar desta Sessão Solene. Nosso Município tem muita história, cresceu muito e tem muito ainda para crescer e para mostrar. Me sinto honrado de fazer parte deste governo. Tenho certeza que vem muita coisa boa pela frente. Quero anunciar para a população de Caucaia do Alto, que quase não utiliza o Bom Prato no Centro devido à distância, que vamos trazer o Bom Prato Móvel para o Município. Essa é uma conquista conjunta com o vereador Professor Osmar, Prefeitura e Governo do Estado"

Iran Soares (PSC), vereador: "É uma imensa alegria poder ser vereador nesta cidade e comemorar mais um ano de emancipação político-administrativa. Cada morador faz parte da construção diária do Município. O que nós vemos são pessoas comprometidas com o desenvolvimento constante da nossa cidade. Que possamos ser espelhos para a geração futura. Que quando falarem da nossa cidade, sintam o mesmo orgulho que nós sentimos hoje. Tenho certeza que no dia 2 de abril, quando levantarmos pela manhã, teremos o prazer de nos regozijarmos em um dia que o Senhor nos proporciona de alegria"

Peka Santos (Pros), vereador: "Estamos comemorando mais um ano desta querida cidade acolhedora que recebe não só seus filhos mas também quem vem de outros municípios, como é o meu caso. Sou da Bahia, vim morar aqui em 1995 com minha família e hoje tenho a honra de fazer parte desta história tão linda de Cotia, fazendo parte do Legislativo e contribuindo para o desenvolvimento do Município. Quero estender todo meu carinho por esta cidade a todos os munícipes e desejar prosperidade. Que Cotia possa cada dia mais se desenvolver e crescer"
Luis Gustavo Napolitano (PSD), vereador: "De Vilarejo de Nossa Senhora da Cutia à cidade potência que é Cotia. Nesses últimos anos, vem se desenvolvendo como um Município que é uma das maiores potências do Estado em arrecadação, crescimento e desenvolvimento. Quero lembrar alguns feitos, como o enfrentamento da Covid e as obras na Estrada de Caucaia. Devemos comemorar isso"
Paulinho Lenha (MDB), vereador: "A Câmara é o para-choque da cidade. Hoje, na celebração dos 167 anos, não poderia deixar de dizer que tudo o que acontece no Município chega primeiro na Câmara. E estamos sim sendo atendidos pelo Executivo, as coisas vêm acontecendo. Nasci aqui, amo esta cidade e quero agradecer esta Câmara, que tem sim que permanecer unida para que possamos juntos fazer nosso Município a avançar cada dia mais"

Celso Itiki (PSD), vereador: "Hoje o dia é de agradecimento. Todas as mudanças são difíceis, mas o Executivo vem fazendo um ótimo trabalho. A população e nós da Câmara respeitamos muito a sua atuação, Prefeito Rogério Franco, porque acreditamos em quem acerta. Nosso Município é bem melhor do que era no mandato passado e será ainda melhor no próximo"

Edson Silva (Repub), vereador: "Nestes seis anos de mandato, tivemos uma grande evolução em Cotia, mas ainda tem muito a ser feito. Tenho certeza que os últimos dois anos de mandato terão muitas obras realizadas. Quero aqui parabenizar esta cidade que me acolheu com muito carinho, com muito amor, onde eu construí a minha família. Agradeço a Cotia e a todos os colegas desta Casa pelo apoio e acolhimento"

Almir Rodrigues, secretário Municipal de Segurança Pública: "Neste tempo de rotina que é as redes sociais, os apps, das facilidade que o mundo apresenta para a sociedade, quero perguntar a cada um de vocês: o que te torna uma pessoa especial? O que te torna diferente? Qual é a sua habilidade? Descubra qual é, o que você faz bem, o que você gosta, o que você pode fazer pela nossa cidade. Qual é o legado que você deixa? Nós só temos o dia de hoje, amanhã pode ser a história que você deixou escrita"

Mestra Miao You, abadessa do Templo Zu Lai: "Parabéns não só à nossa cidade mas a todo o povo cotiano, especialmente à equipe de administração do Prefeito Rogério Franco e da Câmara Municipal. Sem o trabalho em equipe de vocês, todas estas realizações e projetos não aconteceriam. Estou muito honrada e feliz de ver a união entre vocês, a harmonia. Abril também é aniversário do Templo Zu Lai, então comemoramos juntos. Cotia é uma cidade muito acolhedora. Eu sou estrangeira mas me sinto em casa"
Angela Maluf, vice-prefeita: "Estou muito emocionada, muito grata. Quando penso na nossa cidade, lembro que era uma rota de caminhantes. Todos passavam por aqui para ir para a grande cidade fazer seu comércio, seu trabalho. Quantas mãos construíram Cotia. Quantas caminhadas grandes homens e mulheres fizeram por Cotia. É uma cidade que traz conforto, segurança, qualidade de vida. É uma reserva da biosfera do planeta, que respeita todas as vidas. Não é a cidade onde nasci, mas a cidade que escolhi para criar meus filhos, é a cidade que proporciona estar onde estamos e ser quem somos"
Rogério Franco, prefeito: "Me sinto muito honrado de poder fazer parte desta Sessão Solene, reconhecendo aqui pessoas fundamentais para construir o futuro da nossa cidade. Em 167 anos, quantas pessoas contribuíram para que chegássemos onde estamos hoje? Somos um Município próspero, humano e que, apesar de jovem, tem um potencial de crescimento acima do normal, tanto por nossa localização quanto por nosso povo"

Tenente-coronel Marcelo Henrique Silva, comandante do 33º Batalhão da PMSP: "Cotia vem do Guarani 'ponto de encontro'. É um ponto de encontro de pessoas do bem, que têm divergências mas sempre visando o bem comum. Este é um tempo de recordar, de agradecer, de dar os parabéns ao Município"

Marcinho Prates (SD), presidente da Câmara Municipal: "Peço que Deus nos dê muita vida, saúde e paz. Que nos dê coragem para enfrentar os desafios e tornar Cotia uma cidade ainda melhor. A população precisa de atenção, de cuidado. Tem coisas que demoram a acontecer, mas pode ter certeza que estão em vista. Nossa cidade vem crescendo a cada dia. Tem muita coisa para acontecer, muitas obras para inaugurar. Precisamos cuidar bem do lugar onde moramos e cuidar de todos que chegam. Ficamos orgulhosos do que vem acontecendo na cidade e do que ainda está por vir, coisas boas que vão ajudar muito no crescimento do nosso Município"