Dia da Consciência Negra é celebrado em Sessão Solene na Câmara Municipal

por adm publicado 22/11/2022 16h01, última modificação 22/11/2022 16h01
Solenidade teve o anúncio da criação do Conselho de Igualdade Racial e reconhecimento da Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Câmara Municipal de Cotia realizou Sessão Solene na última sexta-feira, dia 18 (veja as fotos na Galeria de Imagens). Durante a cerimônia, com a presença de lideranças do Município, foi anunciada a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial e a alteração da denominação da Estrada das Mulatas para Estrada Carolina Maria de Jesus, em homenagem à autora do livro Quarto de Despejo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki (PSD), lembrou que o Poder Legislativo aprovou também o Projeto de Lei nº 51/2022, de sua autoria, que reconhece a Folia de Reis de Caucaia do Alto como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. "Demorou, mas chegou a hora de vocês terem voz. Fico muito feliz de fazer parte deste time do bem, formado por pessoas que querem mudar as coisas", afirmou.

Na Tribuna, o vereador Marcinho Prates (SD) destacou a importância da luta por representatividade e igualdade. "Fico imensamente contente de estar aqui representando nosso povo preto. Demoramos a ter o espaço que temos hoje. Passamos por muita coisa, mas precisamos lutar e defender nosso povo".

Representando a OAB Cotia, o presidente da Comissão para Promoção da Igualdade Racial, Walter Gonçalves Sampaio, ressaltou que o racismo prejudica a sociedade como um todo e a importância de celebrar lideranças negras. "Infelizmente nosso país é racista. Aqueles que pedem silêncio quanto ao debate da questão racial o fazem por acreditar que o racismo não os afeta. Lego engano. O racismo atinge a todos, negros e não negros. Portanto, mais do que a consciência do povo preto, devemos exaltar a força, fortalecer e reforçar a existência dos que estão entre nós, pela verdade, pela justiça, e pela igualdade que o povo negro busca em toda sua história".

 

FALAS NA TRIBUNA:
Vereador Celso Itiki, presidente da Câmara Municipal: "Temos um compromisso com a sociedade. Todos os vereadores estão unidos. Neste momento, nós temos uma união muito grande, isso faz o nosso Município evoluir. Demorou, mas chegou a hora de vocês terem voz. Sempre digo que a política é muito malvista em todos os aspectos, mas aqui em Cotia não. Fico muito feliz de fazer parte deste time do bem, formado por pessoas que querem mudar as coisas"
Gilmar de Almeida, gestor cultural e mestre de cerimônias da Sessão Solene: "Este é um dia muito importante para a comunidade preta. Isto não é uma comemoração, é uma reverência à memória dos escravizados, das escravizadas, por tudo o que passaram e pela grande contribuição, apesar de todo sofrimento, que deixaram para a história e a cultura brasileira. Não há um movimento que não tenha a motivação ou a herança da cultura africana que veio para o Brasil. É a nós, os brancos, que cabe a luta contra o racismo. É nossa obrigação lutar contra o racismo, contra a desigualdade, contra a perseguição, o ódio, a intolerância. Cabe a nós, que estamos aqui hoje com um certo privilégio, iniciar esta luta pelo povo negro"
Ângela Maluf, vice-prefeita: "É um momento muito importante de políticas públicas para o nosso povo preto. Devemos ser tratados e vistos nas nossas especificidades. Devemos tratar diferente os diferentes. Essa miscigenação nos faz tão lindos, belos e culturalmente fortes. É o Brasil que deve uma reparação estrutural contra o preconceito. Estamos em uma cidade que abraça todas essas diferenças e vamos construir laços para caminharmos juntos"
Cássia, filha do fundador da Folia de Reis de Caucaia, Casemiro de Jesus: "Isso tudo é muito importante para a minha família. É um novo recomeço, um novo início de história pra gente, depois de tudo que já passamos, já vivemos. Em nome da minha família agradeço de coração. Nossa família faz a Festa de Santo Reis todo ano, essa que é uma festa de doação. É isso que significa pra gente: doar um pouco de si. Hoje é um momento muito feliz, não tem como expressar"
Vereador Sérgio Folha: "Feliz por essa homenagem que Cotia está fazendo à nossa história, à história do Brasil. Eu cresci dentro da Folia de Reis, participando desde criança no Piauí. É algo que tenho dentro de mim e pude ver quantos pontos de cultura temos no nosso Município. Quando você participa de uma forma direta da administração, você passa a amar mais, a valorizar mais. O que eu quero dizer é que essas pessoas que aqui estão têm a importante missão de ajudar a levar nossa cultura a todos"
Vereador Marcinho Prates: "Fico muito contente de estarmos reunidos, de receber todos vocês na Casa do Povo. Fico imensamente contente de estar representando nosso povo preto. Demoramos a ter o espaço que temos hoje. Quero parabenizar o prefeito e a vice, que pegou essa bandeira e vem trazendo com força e garra. Passamos por muita coisa, mas precisamos lutar e defender nosso povo. Nossas portas estarão sempre abertas para acolher o povo da nossa cidade, fazer a representatividade a altura de todos nós"
Vereador Edson Silva: "É um momento de felicidade. Este gesto hoje, a aprovação deste Projeto de Lei, mostra que nós realmente temos uma visão diferenciada. Somos um Município que está de coração aberto a todos. Temos que acabar com o preconceito racial. Em pleno século XXI, ainda há pessoas que querem ser mais que os outros pela cor da pele, pela classe social. Esta é a Casa do Povo e esta lei aprovada hoje mostra que vocês sempre tiveram vez no nosso Município"
Pai Alexandre Brito: "Eu só tenho é a agradecer. Gostaria de registrar aqui que o que aconteceu domingo em Caucaia, onde nasci e fui criado. Foi um dia ímpar em que saudei muito minha ancestralidade. Para quem não sabe como funciona, convido a virem participar da nossa cerimônia para conhecerem o Candomblé. A casa de candomblé é um local cultural, de cuidado, de tradição, de ancestralidade. Nós reverenciamos e honramos nossa terra, nosso chão, nosso sagrado. É um local de resgate, cuidamos de pessoas, damos orientação espiritual, acolhemos as pessoas, nós fazemos tudo por amor ao sagrado. Candomblé é uma religião de muito amor, muita união e muita resistência. E é por essa resistência que chegamos à nossa 5ª Caminhada pela Paz, tão representativa que foi domingo em Caucaia. Rogo a Pai Oxalá pelo dia de hoje, que nos dê força para continuar lutando contra o preconceito, a intolerância religiosa, o racismo. Temos que manter em pé nossa bandeira e defender os nossos"
Pai Robson, do Instituto Girassol: "Não desistimos de continuar a luta. Não posso deixar de citar a senhora que me teve e teve tantos outros filhos, paridos como ela dizia, criados e gerados. Agradeço, minha mãe. Estamos aqui, continuamos aqui, seguindo sua caminhada. A partida dela tem um tempo, mas parece que foi ontem. Com muita garra, seguramos um na mão do outro e seguimos o legado deixado, de amor, de mais de 30 anos de trabalho, cuidando de mais de 400 famílias. O trabalho desta senhora foi grande. Em casa, eu fui criado, fui gerado por uma família preta. E agradeço as mãos que construíram este país, que foram pretas"
Walter Gonçalves Sampaio, presidente da Comissão para Promoção da Igualdade Racial da OAB Cotia: "Este ano de 2022 marca a necessidade de se reafirmar a luta contra o racismo e o preconceito que existe no nosso país. Infelizmente nosso país é racista. Aqueles que pedem silêncio quanto ao debate da questão racial o fazem por acreditar que o racismo não os afeta. Lego engano. O racismo atinge a todos, negros e não negros, porque o racismo não é apenas xingar alguém de 'macaco', tirando a humanidade desta pessoa. Não devemos esquecer nossos heróis do passado: Zumbi, Dandara, Maria Felipa e Luis Gama, entre outros. Não devemos esquecer nossos heróis do presente, Elza Soares, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Zezé Mota, Racionais MCs, entre outros. Portanto, mais do que a consciência do povo preto, devemos exaltar a força, fortalecer e reforçar a existência dos que estão entre nós. Pela verdade, pela justiça, e pela igualdade que o povo negro busca em toda sua história. Que Oxalá nos proteja"
Michelle, do Grupo Mães e Pais que Lutam: "Para nós, que lutamos sempre pela inclusão, é uma honra estar aqui. Fomos muito bem recebidos no grupo da Cultura de Paz. Agradecemos de todo coração o apoio à causa. Em Cotia temos uma campanha linda a respeito do autismo. É isso que buscamos: equidade e que todos sejam respeitados"
Genivaldo de Jesus, professor JJ: "Gostaria de agradecer a todos os presentes, às autoridades, mas muito especialmente à Secretaria da Cultura. O que aconteceu domingo foi algo realmente que marcou, que me fez lembrar quando Martin Luther King disse que tinha um sonho, o sonho de que suas filhas fossem julgadas pela força do seu caráter e não pela cor da sua pele. Assim como disse Nelson Mandela: não me preocupam as vozes altas das pessoas que fazem mal, mas sim o silêncio dos que fazem o bem. Domingo vimos muitas pessoas juntas que querem fazer o bem e o que vejo aqui hoje é muitas pessoas ecoando seus gritos contra o racismo. Novembro não é um mês de comemoração, mas de conscientização, porque por quase 400 anos nós não pudemos expressar a nossa religiosidade"
registrado em: ,