Autoridades de Cotia visitam Central de Monitoramento da Educação

por adm publicado 13/04/2023 11h10, última modificação 13/04/2023 11h08
Cem totens e 1,3 mil câmeras são monitorados 24 horas por dia no Município como prevenção à violência nas escolas

Nessa quarta-feira, dia 12, o Presidente da Câmara Municipal de Cotia, vereador Marcinho Prates (SD), participou de visita à Central de Monitoramento da Educação junto do Prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), e dos secretários municipais de Educação, Luciano Correa, e de Segurança Pública, Almir Rodrigues. O serviço foi criado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Segurança Pública em prevenção ao aumento nos casos de violência nas escolas de todo o país.

Conforme dados divulgados pelo Poder Executivo, hoje Cotia tem 1,3 mil câmeras e mais de 100 totens integrados a uma central de monitoramento que funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Além disso, o Prefeito anunciou que a Guarda Civil Municipal (GCM) deve intensificar as rondas nas escolas e creches, para tranquilizar e garantir a segurança do estudantes, famílias e educadores.

Entre outras medidas, os vereadores também aprovaram, na 10ª Sessão Ordinária, a criação de uma Comissão Temporária de Assunto Relevante para tratar do tema (veja o Projeto de Resolução nº 2/2023). A comissão é presidida pelo autor da propositura, vereador Sergio Folha (PV), e tem como membros os vereadores Professor Osmar (Podemos), Sandrinho Santos (SD), Luis Gustavo Napolitano (PSD) e Iran Soares (PSC).