Comissão pela segurança escolar inicia debates na Câmara Municipal de Cotia

por adm publicado 19/04/2023 14h25, última modificação 19/04/2023 14h45
Primeira reunião foi realizada na segunda-feira, dia 17, sob a presidência do vereador Sergio Folha (PV)

Criada por meio da Resolução nº 2/2023 na 10ª Sessão Ordinária, a Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre a Violência nas Escolas realizou sua primeira reunião nesta semana. O debate sobre prevenção e combate aos atentados em instituições de ensino ocorreu na segunda-feira, dia 17, com a participação de vereadores, membros do Conselho Tutelar, da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) e representantes do Poder Executivo (veja a galeria de fotos aqui).

O objetivo da Comissão é realizar análises, estudos e formulação de propostas visando proteger a população escolar de Cotia da recente onda de ataques a instituições de ensino que têm ocorrido em todo o país. O grupo é presidido pelo vereador Sergio Folha (PV), autor da propositura, e tem como membros os vereadores Professor Osmar (Podemos), Sandrinho Santos (SD), Luis Gustavo Napolitano (PSD) e Iran Soares (PSC).

Conforme destacou o presidente da Comissão, o grupo foi criado preventivamente, já que Cotia não registrou nenhum caso de atentados nas escolas. As equipes de inteligência da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal não detectaram indícios de ataque, mas todo o efetivo está atento a qualquer anormalidade.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Almir Rodrigues, lembrou que o Poder Executivo instalou totens de segurança em 102 escolas e anunciou a reativação do Projeto Educando, que leva Guardas Civis Municipais (GCMs) para palestrarem em instituições de ensino ao longo do ano. O Presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho Prates (SD), citou ainda que as rondas da GCM foram intensificadas e as áreas escolares são monitoradas 24 horas por dia pela Central de Monitoramento da Educação.

Entre os presentes, foi consenso a necessidade de união entre diversos setores da sociedade para combater o problema. "Profissionais de segurança pública, Prefeitura, Estado, sociedade civil organizada e nossas famílias: só assim, com um trabalho conjunto entre todos nós, conseguiremos ter a certeza de que nossas crianças estão seguras no ambiente escolar", afirmou Almir Rodrigues.

"Vocês, de forma direta, vão nos ajudar a apresentar propostas para combater a violência. Queremos trabalhar o que já existe em termos de prevenção, porque a parte principal desta comissão vai ser trabalhar o antes, as causas, para que isso não ocorra em Cotia", afirmou o vereador Sergio Folha. De acordo com o parlamentar, representantes de diversos setores serão convidados para o debate nos 90 dias previstos para funcionamento da Comissão.

Participaram da reunião os vereadores Edson Silva (Repub), Sandrinho Santos (SD), Pedinha Dantas (PV), Iran Soares (PSC), Peka Santos (Pros), Johny Santos (PMN), Felipe Variedade (Pros), Paulinho Lenha (MDB), Marcinho Prates (SD) e o presidente da Comissão, Sergio Folha (PV).