Setembro Amarelo: "Seja humano, esteja do lado da pessoa que você ama"

por adm publicado 01/10/2021 13h50, última modificação 01/10/2021 15h16
Prevenção ao suicídio foi tema de palestra com a coach Clemilda Souza na Câmara Municipal

A prevenção ao suicídio e a importância do diálogo aberto sobre saúde mental estiveram em debate na Câmara Municipal de Cotia. Na tarde da quarta-feira, dia 29 de setembro, o Plenário recebeu a palestra "Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio" (veja as fotos aqui). Promovido pelo gabinete do vereador Edson Silva (Repub), o evento teve como palestrante a coach especializada em psicanálise, master em coaching e programação neurolinguística, Clemilda Souza.

A profissional destacou a importância de acabar com os tabus envolvendo a saúde mental, tratando a questão abertamente e com seriedade. "Não tem a ver com classe social, com bens materiais, com cor, com religião. Depressão é um problema de saúde e precisa ser tratado. Se a gente procura o cardiologista pra tratar do coração, por que a gente não pode procurar especialistas para cuidar da depressão?", exemplifica Clemilda.

O Brasil registra mais de 13 mil suicídios por ano e a depressão já é a maior causa de afastamento do trabalho, segundo a palestrante. Reduzir estes números requer diálogo e empatia. "A gente não precisa ser profissional da saúde pra dizer 'você não está sozinho'. Como eu posso ajudar as pessoas a se ajudarem? Seja humano, esteja do lado da pessoa que você ama. Um dos pilares que a sociedade pode assumir é estar, de verdade, do lado da pessoa quando ela precisa".

Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, organizada nacionalmente desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Anualmente ocorrem mais de 1 milhão de suicídios no mundo, dos quais 96,8% são relacionados a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O dia 10 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Combate ao Suicídio. Em Cotia, o vereador Edson Silva apresentou, em 2019, o Projeto de Lei nº 30/2019, incluindo a data no Calendário Oficial de Eventos do Município. A propositura, que também institui setembro como mês de combate ao suicídio, foi sancionada no mesmo ano pela Lei nº 2.091/2019

registrado em: ,