"Vivemos algo que nunca imaginamos que viveríamos": violência nas escolas volta ao debate na Câmara Municipal

por adm publicado 25/04/2023 15h03, última modificação 25/04/2023 15h03
Segunda reunião da Comissão Temporária de Assunto Relevante foi realizada na manhã dessa segunda-feira, dia 24 de abril

Com a participação de profissionais da educação, a Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre a Violência nas Escolas realizou sua segunda reunião na Câmara Municipal de Cotia na manhã dessa segunda-feira, dia 24. O grupo de trabalho tem duração prevista de 90 dias e, após o período, será entregue um relatório ao Poder Executivo.

"Quantas vezes vimos professores serem ameaçados e agredidos? Sem dúvida podemos dar nossa contribuição para uma sociedade melhor", afirmou o Presidente da Comissão, vereador Sergio Folha (PV). Segundo o vereador Professor Osmar (Podemos), o trabalho da Comissão vai refletir em várias secretarias municipais, indicando ações preventivas em diversas frentes.

Profissionais de educação convidados relataram medidas adotadas nas escolas para prevenir ataques. A coordenadora do Espaço Potencial Objetivo, Priscila Bunstan, explicou que a escola tem revistado as mochilas dos alunos e está em processo de aquisição de detector de metais, medidas apoiadas pelos pais. "Estamos vivendo algo que nunca imaginamos que viveríamos. Logicamente muitos pais entraram em pânico, então tentamos acalmá-los sem minimizar o problema, porque existe um risco, ainda que muito pequeno. Hoje percebemos que precisamos educar muitos alunos", destacou a profissional.

Para o vereador Professor Osmar, os depoimentos mostraram que não há diferenciação entre rede pública e privada, pois ambas têm enfrentado os mesmos problemas relacionados à violência. Uma das medidas sugeridas durante a reunião foi a necessidade de disponibilizar às instituições de ensino materiais pedagógicos sobre o tema, bem como reforçar ações que promovam a resolução de conflitos através do diálogo.

Também participaram da reunião os vereadores Iran Soares (PSC) e o Presidente da Câmara Municipal, Marcinho Prates (SD); o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Adriano Pires; o pastor Efigênio Santo; e o bispo da Igreja Ligado em Cristo, Rogério Coelho (veja as fotos neste link).