Segurança escolar é pauta de duas Indicações da Câmara Municipal de Cotia

por adm publicado 28/04/2023 13h55, última modificação 28/04/2023 13h58
Vereadores Sandrinho Santos (SD) e Professor Osmar (Podemos) solicitaram detectores de metais e a criação de app para contato com a GCM

Duas Indicações para a área de segurança pública foram apresentadas pelos vereadores durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia. A reunião dessa terça-feira, dia 25 de abril, teve ainda 48 recomendações ao Executivo relacionadas à obras e manutenção de áreas públicas, além de uma sobre microchipagem de cães e gatos (veja o Resumo neste link).

A Indicação nº 369/2023, do vereador Sandrinho Santos (SD), solicita a implantação de detectores de metais nas escolas e creches municipais para fazer frente à onda de violência que tem atingido instituições de ensino. Medidas semelhantes já foram solicitadas pelos vereadores Johny Santos (PMN) e Serginho (PSB), nas Indicações nº 297/2023 e nº 299/2023, respectivamente, bem como pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho Prates (SD), por meio da Indicação nº 314/2023

Já a Indicação nº 370/2023, de autoria do vereador Professor Osmar (Podemos), propõe que seja desenvolvido um aplicativo a fim de facilitar o contato direto da população com a Guarda Civil Municipal (GCM). A proposta é que o app 153 tenha uma função "apoio escolar", através da qual professores e estudantes poderão acionar a GCM diretamente em caso de perigo, sem precisar passar pela triagem do atendimento telefônico.

Diversas medidas de prevenção à violência nas instituições de ensino foram adotadas no Município. Entre elas, a Câmara Municipal criou a Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre a Violência nas Escolas por meio da Resolução nº 2/2023O grupo de trabalho tem duração prevista de 90 dias e, após o período, será entregue um relatório ao Poder Executivo.