Transportadores de estudantes participam de debate sobre violência nas escolas

por adm publicado 08/05/2023 09h18, última modificação 08/05/2023 09h18
Comissão Temporária de Assunto Relevante ouviu motoristas de vans e profissionais da educação durante reunião desta quinta-feira, dia 4

A terceira semana de atuação da Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre Violência nas Escolas foi marcada pela participação de motoristas de vans escolares e representantes de instituições de ensino. O grupo se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 4 de maio, no Plenário da Câmara Municipal de Cotia (veja as fotos aqui).

"Nosso trabalho aqui é justamente pensarmos juntos sobre o problema, para chegarmos a uma solução e melhorarmos nossa sociedade. Estamos falando de crianças e os 'tios' das vans fazem, muitas vezes, o papel de pais, porque estão ali diariamente com os estudantes", afirmou o Presidente da Comissão, vereador Sergio Folha (PV). O grupo de trabalho deve atuar por 90 dias e, ao final deste prazo, apresentar um relatório ao Poder Executivo indicando ações.

Motorista de van responsável pelo transporte diário de 40 estudantes, Antônio Carlos, conhecido como Tião Careca, relatou que presencia brigas com frequência e acredita que uma alternativa seria a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) na porta das escolas. Para os presentes, a impressão é que os estudantes estão mais agressivos desde o fim do lockdown causado pela pandemia de Covid-19.

Para os profissionais da educação, a falta de participação dos pais na vida dos filhos é uma dos pontos-chave na questão da violência escolar. "Encontro muita falta de estrutura familiar entre os alunos. As famílias jogam para a gente a responsabilidade com as crianças. Somos mães, avós, psicólogas, não só para os estudantes, mas também para a equipe da unidade escolar", expôs a vice-diretora da Escola Malvina de Castro, Suzamara Nogueira.

A próxima reunião da Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre Violência nas Escolas está marcada para a próxima quinta-feira, dia 11 de maio, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim. A reunião inicia às 10 horas e é aberta ao público, que pode acompanhar os trabalhos pessoalmente na Câmara Municipal, localizada na rua Batista Cepelos, número 91.