Pais e educadores são ouvidos na Comissão Temporária sobre Violência nas Escolas

por adm publicado 20/06/2023 15h55, última modificação 20/06/2023 15h56
Próxima reunião está marcada para esta quinta-feira, dia 22 de junho, a partir das 10 horas na Câmara Municipal de Cotia

Está confirmada para a manhã desta quinta-feira, dia 22 de junho, a nona reunião da Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre a Violência nas Escolas. O debate acontece a partir das 10 horas, no Plenário da Câmara Municipal. Além da transmissão ao vivo pela internet, na TV Câmara, a população pode acompanhar os trabalhos pessoalmente.

Realizada na última quinta-feira, dia 15, a oitava reunião do grupo contou com a participação de pais, representantes da Diretoria Regional de Ensino e profissionais de áreas correlatas. A importância do acolhimento aos estudantes, do combate ao bullying, do acompanhamento psicológico e da espiritualidade foram apontados pelos presentes como pontos essenciais no combate à violência nas escolas.

Adriana de Maria, servidora da Diretoria Regional de Ensino e integrante da equipe do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), lembrou que a adoção de turno integral é uma forma de promover um acompanhamento mais próximo dos alunos. "Com o PEI (Programa Ensino Integral) podemos trabalhar de forma mais completa o desenvolvimento dos estudantes. O tempo que se passa diariamente com eles ajuda a conhecer quem eles são. Na escola regular essa interação entre professor e aluno fica reduzida", defendeu a profissional.

Pai de estudantes da rede pública, o Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia Douglas Nascimento defendeu a importância de o Conselho Tutelar acompanhar as ocorrências nas escolas, pois a causa da violência comumente envolve problema na base de formação da criança e do adolescente. "Sempre defendo que o adolescente é o que ele vive em casa. Na maioria dos casos em que há violência, ele está replicando o que vive e viveu. Acredito que a base familiar é a chave pra resolver tudo isso. Nossos filhos são reflexo do que a gente é", afirmou Rosângela Oliveira, mãe de aluno da rede estadual.

O debate foi coordenado pelo Presidente da Comissão, vereador Sérgio Folha (PV), com a participação do membro do membro do grupo, Professor Osmar (Podemos). Também fazem parte da Comissão Temporária os vereadores Sandrinho Santos (SD), Luis Gustavo Napolitano (PSD) e Iran Soares (PSC). O grupo de trabalho foi instituído por meio da Resolução nº 2/2023, em abril, com prazo de funcionamento de 90 dias. Sugestões para o combate à violência nas escolas podem ser enviadas diretamente à Comissão pelo e-mail comissaorelevante@gmail.com.