"O pai educa, a escola ensina": Comissão debate o papel de cada um no combate à violência

por adm publicado 19/05/2023 10h20, última modificação 19/05/2023 10h27
Quinta reunião do grupo de trabalho foi realizada nessa quinta-feira, dia 18, na Câmara Municipal de Cotia

A importância de um pacto pela educação, envolvendo instituições de ensino, Poder Público e sociedade em geral foi debatida na reunião semanal da Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre Violência nas Escolas da Câmara Municipal de Cotia. Profissionais das redes pública e privada de educação participaram do encontro, realizado na manhã da quinta-feira, dia 18 de maio (veja as fotos aqui).

"Precisamos hoje lembrar que a responsabilidade de educar, a educação informal, é da família. A educação formal é na escola, que é o lugar do conhecimento. Os papéis têm que ser bem definidos: o pai educa, a escola ensina", afirmou a professora Silvana Bezerra Silva, que atua nas redes municipal e privada de ensino. Diretora da Escola Batista Cepelos, Fabíola Rossi Ferrari reforçou a importância do apoio dos profissionais da educação às crianças e adolescentes, que muitas vezes não têm uma estrutura familiar adequada.

Para o professor Marcos Martinez, o Marcão, a violência nas escolas não é uma questão recente, já que observa confrontos entre alunos desde os anos 70. "Se não tivermos uma compreensão política da educação, vamos continuar achando que o culpado está entre nós e isso não é verdade. A educação precisa ser política de Estado, não de governo, para dar resultados. O que precisa acontecer em São Paulo é que o Governo Estadual e as prefeituras ouçam quem está dentro das escolas, porque eles sabem o que está acontecendo".

Membro da Comissão Temporária, o vereador Iran Soares (PSC) ressaltou se tratar de uma questão que vai muito além da escola. "Não adianta colocarmos um guarda na porta da escola, um detector de metais, se não tivermos o primordial que é a educação dentro de casa. Infelizmente há casos em que o professor manda um bilhete e os pais sequer respondem à escola. O problema vai bem além do que imaginamos, vem da família", disse o parlamentar.

Entre as sugestões apresentadas para aumentar a segurança de alunos e professores está a implantação de totens de monitoramento também nas redes estadual e privada de ensino. A sugestão será encaminhada à Prefeitura para análise, conforme afirmou o Presidente da Comissão Temporária, vereador Sérgio Folha (PV).

A próxima reunião da Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre Violência nas Escolas está marcada para as 10 horas da próxima sexta-feira, dia 26, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim. A população pode acompanhar os trabalhos pessoalmente na Câmara Municipal, localizada na rua Batista Cepelos, número 91. Também é possível enviar sugestões diretamente ao grupo de trabalho pelo e-mail comissaorelevante@gmail.com.