Grêmios estudantis participam do debate sobre violência nas escolas

por adm publicado 30/05/2023 16h53, última modificação 30/05/2023 16h53
Comissão Temporária de Assunto Relevante se reuniu na última sexta-feira, dia 26, com a presença de alunos, pais e professores

A importância da sensação de pertencimento entre a comunidade escolar esteve em debate no último encontro da Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre Violência nas Escolas da Câmara Municipal de Cotia. Realizada na manhã da sexta-feira, dia 26 de maio, a reunião contou com a presença de pais, professores e alunos membros de grêmios estudantis de diferentes escolas.

Citando casos de violência que já presenciaram em suas escolas, os estudantes destacaram a importância de palestras de conscientização e atividades de integração como uma forma de reduzir conflitos entre os alunos. "Muitos pais trabalham e não podem estar tão presentes na vida escolar dos filhos e isso é um problema muito grande porque reflete nas atitudes do estudante. Muitas vezes são traumas em casa que geram o comportamento agressivo na escola", opinou a estudante Luana, membro do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Ana Macieira de Oliveira.

Conforme dados do Instituto Sou da Paz apresentados pelo presidente da Comissão, vereador Sérgio Folha (PV), o Brasil já registrou 23 ataques às escolas, sendo mais da metade nos últimos quatro anos. "Todos os segmentos envolvidos com a educação têm passado por aqui: pais, professores, diretores, Conselho Tutelar, Secretaria de Segurança, psicólogos. Depois, ao final dos trabalhos, apresentaremos um relatório, mas as ações já são tomadas desde já", esclareceu o parlamentar, explicando que as sugestões são imediatamente encaminhadas aos setores competentes.

Além do presidente, Sérgio Folha (PV), a Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre Violência nas Escolas é composta pelos vereadores Professor Osmar (Podemos), Sandrinho Santos (SD), Luis Gustavo Napolitano (PSD) e Iran Soares (PSC). Participaram da última reunião os vereadores Edson Silva (Repub) e Felipe Variedade (Pros).

A próxima reunião está marcada para esta quinta-feira, dia 1º de junho, às 10 horas. A população pode acompanhar pessoalmente na Câmara Municipal (rua Batista Cepelos, número 91) ou ao vivo pela internet, na TV Câmara.