Comissão sobre Violência nas Escolas se reúne nesta quinta-feira na Câmara Municipal

por adm publicado 16/05/2023 15h53, última modificação 16/05/2023 15h53
Debate com profissionais da área é aberto ao público e inicia às 10 horas, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim

Está marcada para as 10 horas desta quinta-feira, dia 18 de maio, a reunião semanal da Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre Violência nas Escolas da Câmara Municipal de Cotia. Profissionais das áreas de educação e psicopedagogia participarão do debate.

Na última quinta-feira, dia 11, durante a quarta reunião da Comissão, os vereadores ouviram depoimentos de diretores de escolas da rede estadual. Entre as medidas já adotadas pelas instituições de ensino para aumentar a segurança de alunos e professores está o controle da entrada dos estudantes realizado pela própria direção escolar e por inspetores de ensino.

Os profissionais de educação ressaltaram a importância da rede de apoio oferecida no Município e das ações do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e dos órgãos de segurança pública, como Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM). Como a maior parte dos conflitos entre estudantes ocorre no entorno das escolas, os presentes ressaltaram a importância da presença da Ronda Escolar nos horários de saída dos estudantes.

Presidente da Comissão Temporária, o vereador Sérgio Folha (PV) esclareceu que o grupo já encaminhou sugestões aos departamentos e Secretarias Municipais competentes, com base nas questões apontadas pelos profissionais convidados. Também participaram da reunião os membros da Comissão Sandrinho Santos (SD), Luis Gustavo Napolitano (PSD) e Iran Soares (PSC), além do vereador Peka Santos (Pros) (veja as fotos neste link).