Comissão Temporária encerra etapa de debates sobre violência nas escolas

por adm publicado 30/06/2023 15h36, última modificação 30/06/2023 15h36
Grupo agora passa à fase de elaboração do relatório final, que será entregue às autoridades competentes

Instituída em abril por meio da Resolução nº 2/2023, a Comissão Temporária de Assunto Relevante sobre Violência nas Escolas realizou sua última reunião pública na manhã dessa quinta-feira, dia 29 de junho (veja as fotos aqui). A partir de agora, os membros do grupo de trabalho elaboram um relatório final, apontando os problemas identificados e possíveis soluções, a ser encaminhado para as autoridades competentes.

O Presidente da Comissão, vereador Sérgio Folha (PV), ressaltou que foram abordados diversos tipos de violência que atingem as instituições de ensino, desde violência psicológica até física, dentro e fora das escolas. "Quando vemos esses atos de violência, dizemos 'meu Deus, será que pode ocorrer aqui?'. Enquanto poder público, de imediato, criamos esta Comissão, onde pudemos entender e aprender que há providências simples que podem representar soluções". Conforme o parlamentar, o relatório final será encaminhado ao Poder Executivo Municipal e Estadual.

"Nosso próximo passo agora é analisar cuidadosamente todo o material colhido e elaborar o relatório. Nossa missão não se encerra aqui. Pudemos verificar que as causas da violência são várias, passando pela formação da pessoa no seio familiar e pelo início da sua vida escolar, até o bullying e a falta de apoio e acolhimento psicológico", afirmou vereador Professor Osmar (Podemos). Na oportunidade, o parlamentar fez a leitura de um resumo prévio dos principais pontos levantados pelo grupo

Entre as questões abordadas na última reunião estão a violência enfrentada pelos estudantes no entorno das escolas e a importância de pensar soluções que atinjam todos os níveis de ensino. "Nós precisamos resgatar os valores das crianças pequenas. Se lá, na educação infantil, elas não receberem o tratamento coeso e correto, elas já chegam com uma carga muito difícil para os primeiros passos na vida escolar. É com eles pequenininhos que conseguimos trabalhar questões como bullying e sentimentos", defendeu a neuropsicopedagoga e professora da Rede Municipal, Márcia Buava.

A Comissão é composta pelos vereadores Professor Osmar (Podemos), Sandrinho Santos (SD), Luis Gustavo Napolitano (PSD) e Iran Soares (PSC), e presidida pelo vereador Sérgio Folha (PV). A população ainda pode colaborar com o tema enviando sugestões para o e-mail comissaorelevante@gmail.com. O relatório final deve ser apresentado após o recesso parlamentar, em agosto.